Ministra Anielle Franco anunciará investimento de mais de 330 milhões de reais em políticas de combate à fome

Em evento do G20, no Rio de Janeiro, ministra da igualdade racial, anunciará também Agenda de Enfrentamento à Fome e à Pobreza com foco em mulheres negras

Durante os dias 22 e 25 de julho, a ministra da igualdade racial, Anielle Franco, participará de uma série de compromissos no Rio de Janeiro, durante a semana do G20. Na ocasião, a ministra anunciará a adesão do Governo do Estado ao Programa Brasil Sem Fome e à Agenda de Enfrentamento à Fome e à Pobreza com foco em mulheres negras, ação realizada em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social. 

Segundo a ministra, a expectativa é de que seja uma semana para anunciar os frutos das articulações e atuação transversal que o MIR vem construindo desde o início do governo. 

“Os números e a realidade mostram que a fome e a pobreza no Brasil e em outros países da América Latina, têm raça e gênero. Mulheres e homens negros, no geral, são a maioria desproporcional das pessoas que passam fome no país. Ao mesmo tempo, somos nós que lideramos grande parte das ações de combate à fome. Sabemos da solução e o governo brasileiro segue firme na missão de tirar o país do mapa da fome e ajudar quem mais precisa”, ressalta. 

Agenda ministerial – Na segunda-feira (22), ao lado da ex-presidenta Dilma Roussef; da primeira-ministra de Bangladesh, Sheikh Hasina; do presidente do BNDES, Aloízio Mercadante; e da ministra Esther Dweck; Anielle Franco estará na mesa de abertura do States of The Future, evento paralelo do G20 no BNDES que debate o papel dos estados no enfrentamento aos desafios do presente e do futuro. 

No dia seguinte, terça-feira (23), a ministra Anielle abrirá a reunião ministerial do GT de Desenvolvimento, que contará com a presença de ministros e chefes de estado de diversos países, ao lado do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. No mesmo dia à tarde, a Ministra acompanhará a nova Ministra da Igualdade do Reino Unido em uma visita ao Quilombo Sacopã, na Lagoa Rodrigo de Freitas.   

Na quarta-feira (24), a ministra Anielle Franco estará presente no lançamento oficial da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza e participará de evento organizado pela primeira-dama Janja Lula da Silva para debater o protagonismo das mulheres no enfrentamento à insegurança alimentar.   

Na quinta-feira (25), Dia da Mulher Negra, Latino Americana e Caribenha, Anielle Franco estará presente no Palácio da Guanabara ao lado do governador Cláudio Castro e do ministro Wellington Dias, na cerimônia de adesão do Governo do Estado ao Programa Brasil Sem Fome e anunciará a Agenda de Enfrentamento à Fome e à Pobreza com Foco em mulheres negras, que conta com 5 grandes metas, 26 ações e mais de 330 milhões de reais investidos em políticas públicas com este objetivo.   

Ao final do dia, a ministra Anielle Franco participará  de um evento sobre a liderança de mulheres negras na política no Brasil e na América Latina, no Museu de História e Cultura Afrobrasileira, que contará com a presença de lideranças internacionais como Epsy Campbell, parlamentares federais do Brasil e da Colômbia.  

Serviço:

Ministra Anielle Franco anunciará investimento na Cúpula do G20, no Rio de Janeiro 

Quando: De 22 a 25 de julho 

Onde: Rio de Janeiro 

+ sobre o tema

Mais de 6 mil crianças são resgatadas do trabalho infantil em 2 anos

Entre 2023 e abril de 2025, 6.372 crianças e...

Crescimento de umbanda e candomblé reflete combate à intolerância

O número de adeptos de religiões afro-brasileiras, como umbanda...

Caso Miguel completa 5 anos: mãe critica lentidão da Justiça

A próxima terça-feira (dia 10) será mais um dia...

Transição energética não pode repetir injustiças históricas

Cá entre nós, no Brasil, o modelo de desenvolvimento...

para lembrar

Texto exemplar da Juíza Federal Raquel Domingues do Amaral

"Sabem do que são feitos os direitos, meus jovens? no...

As 10 mentiras mais contadas sobre os indígenas

As afirmações listadas abaixo foram extraídas da vida real....

Frequência afetiva, qual é a sua?

Dias desses mandei um inbox parabenizando uma amiga querida...

Política: O que é ser esquerda, direita, liberal e conservador?

Nas eleições presidenciais e estaduais de 2014, o Brasil...

Meninas mães passam de 14 mil e só 1,1% tiveram acesso a aborto legal

Quase 14 mil meninas de 10 a 14 anos de idade tiveram filhos no Brasil em 2023, e apenas 154 tiveram acesso ao aborto...

5 fatos que marcaram a atuação política de Pepe Mujica na presidência do Uruguai 

Pepe Mujica viveu até os 89 anos de idade e marcou a política latino-americana com suas ações em prol de causas populares e em...

INSS notificará beneficiários vítimas de descontos a partir de terça

A partir desta terça-feira (13), os aposentados e pensionistas que sofreram descontos em seus benefícios por meio de associações irão receber uma notificação do Instituto Nacional do...
-+=
Geledés Instituto da Mulher Negra
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.