Ministra Cármen Lúcia toma posse como ministra efetiva do TSE

Fonte: JusBrasil –

A ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha tomou posse há pouco como ministra efetiva do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ela ocupa a vaga deixada pelo ministro Joaquim Barbosa, que renunciou ao cargo na terça-feira (17) por motivo de saúde. A posse da ministra ocorreu em sessão solene no plenário da Corte.

Desde o dia 15 de abril de 2008, a ministra Cármen Lúcia compõe a Corte como ministra substituta. Ela foi escolhida ministra efetiva do TSE pelos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) em eleição realizada na quarta-feira (18).
Após a ministra Cármen Lúcia assinar o termo de posse, o presidente do TSE, Carlos Ayres Britto, a declarou empossada no cargo de ministra efetiva.

Perfil

Integrante do STF desde junho de 2006, a ministra construiu sua carreira como procuradora do Estado de Minas Gerais, tendo sido procuradora-geral do Estado no governo de Itamar Franco, professora titular de Direito Constitucional da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), membro da Comissão de Estudos Constitucionais do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e membro efetivo do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB).

Ela nasceu em Montes Claros (MG) e formou-se em Direito pela PUC-MG. Tornou-se mestre em Direito Constitucional pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e cursou doutorado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP).

Ela nasceu em Montes Claros (MG) e formou-se em Direito pela PUC-MG. Tornou-se mestre em Direito Constitucional pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e cursou doutorado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP).

Matéria original

+ sobre o tema

Brasil investe pouco em prevenção de desastres

Separada por duas ruas da margem do rio dos...

Ações para a cidadania

Testemunhamos casos de guerras, violências, feminicídios e racismo diariamente....

Entidades de segurança pública e direitos humanos dizem que novo edital precariza programa de câmeras da PM em SP

Entidades da sociedade civil ligadas à segurança pública manifestaram...

Convenção da extrema direita espanhola é alerta para o Brasil

"Manter o ideal racial de um continente branco de...

para lembrar

Obama irá à COP para falar sobre ‘intenção’ de corte de CO2 em 17%

Fonte: G1 - Presidente americano passará por Copenhague dia 9,...

Violência, intolerância e a falsa cordialidade dos brasileiros

A escritora e antropóloga Lilia Schwarcz fala sobre a...

Há ofensa e fundamentalismo na decisão contrária à umbanda e ao candomblé

Para Justiça Federal do Rio, candomblé e umbanda deveriam...

A diferenças entre os atentados na França e na Nigéria

Minha intenção não é comparar os atentados, e sim...

Aprovado no Senado, PL dos planos de adaptação esboça reação a boiadas do Congresso

O plenário do Senado Federal aprovou nesta terça-feira (15/05) o Projeto de Lei 4.129/2021, que cria diretrizes para a elaboração de planos de adaptação à...

Maranhão tem 30 cidades em emergência devido a chuvas

Subiu para 30 o número de cidades que decretaram emergência no Maranhão devido às fortes chuvas que atingem todo o estado. A informação foi...

O Estado emerge

Mais uma vez, em quatro anos, a relevância do Estado emerge da catástrofe. A pandemia de Covid-19 deveria ter sido suficiente para demonstrar que...
-+=