Ministra Cármen Lúcia toma posse como ministra efetiva do TSE

Fonte: JusBrasil –

A ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha tomou posse há pouco como ministra efetiva do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ela ocupa a vaga deixada pelo ministro Joaquim Barbosa, que renunciou ao cargo na terça-feira (17) por motivo de saúde. A posse da ministra ocorreu em sessão solene no plenário da Corte.

Desde o dia 15 de abril de 2008, a ministra Cármen Lúcia compõe a Corte como ministra substituta. Ela foi escolhida ministra efetiva do TSE pelos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) em eleição realizada na quarta-feira (18).
Após a ministra Cármen Lúcia assinar o termo de posse, o presidente do TSE, Carlos Ayres Britto, a declarou empossada no cargo de ministra efetiva.

Perfil

Integrante do STF desde junho de 2006, a ministra construiu sua carreira como procuradora do Estado de Minas Gerais, tendo sido procuradora-geral do Estado no governo de Itamar Franco, professora titular de Direito Constitucional da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), membro da Comissão de Estudos Constitucionais do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e membro efetivo do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB).

Ela nasceu em Montes Claros (MG) e formou-se em Direito pela PUC-MG. Tornou-se mestre em Direito Constitucional pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e cursou doutorado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP).

Ela nasceu em Montes Claros (MG) e formou-se em Direito pela PUC-MG. Tornou-se mestre em Direito Constitucional pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e cursou doutorado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP).

Matéria original

+ sobre o tema

Emir Sader: O dedo de Lula

A sociedade brasileira teve sempre a discriminação como...

Obama e Michelle: Amor no Poder’ debate o carisma e a popularidade do casal americano

Nesta quinta-feira (28/01), às 21horas, a faixa "GNT.doc" exibe...

Multidão toma ruas de Porto Alegre contra Bolsonaro

A uma semana das eleições para presidente, governador, senadores...

Será que Ricardo Noblat é racista ? – Por: Jorge Da Silva

Em matéria na sua coluna de ontem em O...

para lembrar

As dez revoluções do Brasil contemporâneo – Por: Juremir Machado da Silva

  Dez é um número cabalístico. Nada como fazer listas de...

Marina diz que ‘voto de gratidão’ é ‘velha tradição’ no Brasil

Por: Maria Angélica Oliveira Candidata reforça discurso otimista e...

“Pelas pessoas que vi sem dentes, sem ter o que comer…”

Por:  Fátima Oliveira Amanheceu chovendo no Paranã profundo, onde moro,...

Kotscho: Genoino, jornalistas-pistoleiros e a sede de vingança

    Para o jornalista Ricardo Kotscho, a grande imprensa deseja vingança...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...

Em 20 anos, 1 milhão de pessoas intencionalmente mortas no Brasil

O assassinato de Mãe Bernadete, com 12 tiros no rosto, não pode ser considerado um caso isolado. O colapso da segurança pública em estados...

CPMI dos Atos Golpistas: o eixo religioso

As investigações dos atentados contra a democracia brasileira envolvem, além dos criminosos que atacaram as sedes dos três Poderes, políticos, militares, empresários. Um novo...
-+=