Ministra de Promoção da Igualdade Racial visita Morro da Providência

Por: Renata Sequeira

Luíza Bairros ficou encantada com o trabalho da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) na Comunidade


A ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), Luiza Bairros, visitou, na manhã desta terça-feira, dia 10, a comunidade da Providência,na Zona Portuário do Rio. Luíza foi acompanhada pelo superintendente de Igualdade Racial da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), Marcelo Dias, e fez questão de conhecer a Unidade de Polícia Pacificadora (UPP). De acordo com Bairros, a visita se deve a importância histórica da comunidade. Durante a visita, a ministra destacou os desafios que o Rio terá para enfrentar a desigualdade racial.

“O Estado do Rio apresenta uma grande desigualdade entre o número de mulheres e homens. Uma das explicações para isso é a morte violenta, principalmente dos jovens negros. Nós precisamos construir políticas públicas que diminuam a taxa de homicídios da juventude negra. Neste sentido, foi excelente conhecer a UPP e também as ações desenvolvidas aqui na Providência. Vou levar essa experiência no meu coração”.

Para o superintendente de Igualdade Racial, da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), o grande desafio, hoje, da política para negros, é diminuir as mortes dos jovens negros e, também, as desigualdades entre negros e brancos.

“Do meu grupo de nove amigos da adolescência, apenas eu me formei. Um é alcoólatra e os outros sete foram mortos, pela polícia ou pelo narcotráfico. Há três anos perdi um sobrinho de apenas 29 anos de idade. Existe uma exclusão histórica no nosso país, mas estou esperançoso de que as coisas vão melhorar”, disse Marcelo Dias, que assumiu a superintendência na última segunda-feira, dia 09. A posse, contou com a presença da ministra e do secretário Rodrigo Neves. Marcelo destacou ainda as ações que serão realizadas pela SEASDH.

“Meu sobrinho ainda estaria vivo se a UPP já existisse, por isso é tão importante desenvolver políticas públicas específicas para os moradores das favelas que já possuem a polícia pacificadora. Esse trabalho é um de nossos principais objetivos na Igualdade Racial”.

Antes de visitar a Providência, a ministra esteve no Cais do Valongo, no Centro do Rio, onde foi descoberto um rico sítio arqueológico, com ossos e objetos da época da escravidão. O cais, construído no século XIX, foi por onde passou milhares de escravos que iam para as plantações de café e açúcar. O sítio foi descoberto por conta das obras para os Jogos Olímpicos e as obras de revitalização do Porto.

“O que foi descoberto no local tem um valor imensurável. É a memória que estava enterrada ali”, destacou a ministra.

A visita da ministra à Providência também contou com a presença do presidente do Conselho Estadual dos Direitos do Negro (CEDINE), Paulo Roberto dos Santos.

 

Fonte: Lista Racial

+ sobre o tema

Obama afirma que reanimar a economia é sua tarefa mais urgente

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, considera que...

Tribunais são enviesados contra mulheres e negros e não fazem justiça, diz advogada da OAB

Os Tribunais de Justiça são enviesados e, por isso,...

O tal “panelaço” tem cara, grife, cor e endereço, nobre, diga-se de passagem

O tal "panelaço", importado da Argentina, de que  grande...

O silêncio da mídia diante da denúncia de golpe do fotógrafo brasileiro ganhador do Pulitzer

Dez dias atrás, o fotógrafo Mauricio Lima foi festejado pelos grandes meios...

para lembrar

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=