Ministra Eleonora Menicucci entra na Rio +20 para garantir direitos das mulheres nos documentos finais da conferência

Para Eleonora Menicucci são desafios para a Rio+20: fazer avançar direitos das mulheres com uso dos recursos naturais e enfrentar a divisão sexual do trabalho

Incorporar a igualdade entre mulheres e homens é um dos desafios assumidos pela ministra Eleonora Menicucci, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável – Rio+20. De 18 a 22 de junho, a ministra Eleonora se dedica, no Rio de Janeiro, à articulação com autoridades governamentais e lideranças da sociedade civil.
“Justiça social e equidade são referenciais para a eliminação das assimetrias baseadas em relações de poder discriminatórias e desigualdades de sexo, articuladas sob os aspectos econômicos, políticos, sociais, culturais e ambientais”, avalia a ministra das Mulheres. Para ela, “desenvolvimento sustentável deve decorrer da participação ativa de setores sociais, tradicionalmente excluídos dos processos”.
Na segunda-feira (18/06), Menicucci participou de reunião-almoço com a subsecretária-geral das Nações Unidas e diretora-executiva da ONU Mulheres, Michelle Bachelet. O evento reuniu autoridades e empresas participantes e interessadas nos Princípios de Empoderamento das Mulheres – Igualdade significa Negócios, propostos pela ONU Mulheres e Pacto Global das Nações Unidas.
Em reunião bilateral privativa com Bachelet, a ministra brasileira reiterou a aliança existente entre a SPM e a ONU Mulheres para avançar nos debates sobre mulheres, gênero e sustentabilidade na Rio+20. Segundo Menicucci, são desafios para a Rio+20 fazer avançar direitos das mulheres por meio do uso dos recursos naturais e enfrentar a divisão sexual do trabalho, como determina o Consenso de Brasília firmado na 11ª Conferência Regional sobre a Mulher da América Latina e Caribe.
Futuro que as mulheres querem – Nesta terça-feira (19/06), ao lado de Michelle Bachelet, a ministra da SPM abrirá o Fórum de Líderes sobre o Futuro que as Mulheres Querem: Igualdade de gênero e Empoderamento das Mulheres para o Desenvolvimento Sustentável. O evento é organizado pela ONU Mulheres, com apoio do governo brasileiro, e acontecerá das 9h às 18h, no Riocentro.
Ainda na terça-feira, a ministra brasileira participará, das 11h30 às 12h, da cerimônia de assinatura do acordo e programa de parceria para cooperação técnica Sul-Sul na área de promoção da igualdade de gênero e do empoderamento das mulheres entre o governo brasileiro e a ONU Mulheres. No início da noite, às 19h, Menicucci vai acompanhar a sessão solene de entrega da medalha Tiradentes à diretora-executiva da ONU Mulheres, Michelle Bachelet, concedida pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro.
Autonomia das mulheres – No encontro global “Autonomia das Mulheres e Desenvolvimento Sustentável”, a ministra Eleonora Menicucci comandará os trabalhos da mesa, que será integrada por Alicia Bárcena, secretária-executiva da Comissão Econômica para América Latina e Caribe (Cepal); Rocio Gaytan, ministra do Instituto Nacional das Mulheres do México e presidenta da Comissão Interamericana de Mulheres; e Sueli Carneiro, coordenadora-executiva do Geledés – Instituto da Mulher Negra. O evento acontecerá na quarta-feira, das 14h30 às 16h30, no Aterro do Flamengo.
Um dos pontos altos da Rio+20 é a Cúpula das Mulheres Chefes de Estado e de Governo, marcada para quinta-feira (21/06), das 11h às 13h, no Riocentro. O encontro será comandado pela presidenta da República do Brasil, Dilma Rousseff, e reunirá mulheres que ocupam espaço estratégico na política mundial. O evento terá a participação da ministra Menicucci, uma das principais articuladoras da igualdade para as mulheres na Rio+20.
No último dia da conferência, a ministra da SPM participará do encontro “Dinâmica do Rio: População, Mulheres e Direitos”. O evento vai ocorrer na sexta-feira (22/06), das 11h às 12h30, no Riocentro. A ministra Eleonora Menicucci é uma das palestrantes da mesa, que vai ser composta por Mary Robinson, do Instituto Aspen; Cristian Bach, ministro da Cooperação para o Desenvolvimento da Dinamarca; Bathabile Dlamini, ministra de Desenvolvimento da África do Sul, Babatunde Osotimehin, diretor-executivo do UNFPA; Tewodrosd Melesse, diretor-geral do IPPF; e Karen Newman, da Aliança sobre Mudanças Climáticas e População.
Informações para a Imprensa – SPM/Rio +20:
Nei Bomfim – 61 9697 6692
Assessoria de Comunicação Social
Secretaria de Políticas para as Mulheres – SPM
Presidência da República – PR
61 3411 4214 / 4228 / 4229 / 5887
Participe das redes sociais: http://www.facebook.com/spmulheres e www.twitter.com/spmulheres

 

Fonte: Lista Racial

+ sobre o tema

Crianças criam suas próprias bonecas da Rey, personagem de “Star Wars: O Despertar da Força”

Assim como aconteceu com a Viúva Negra e Gamora, super-heroínas de “Os...

Prefeitura do Rio lança programa contra assédio em transportes públicos

A Prefeitura do Rio de Janeiro lançou hoje o...

Na Disney, Adele aparece com o filho vestido de Princesa

Quase irreconhecível, Adele caprichou no disfarce para um dia...

para lembrar

Como mulheres violentadas conseguem superar o trauma e redescobrir o prazer sexual

A mexicana Edelmira Cárdenas nunca conseguiu esquecer sua primeira...

A reprodução das desigualdades de gênero e raça nos contos de fadas

O presente artigo visa trazer alguns elementos para discussão...

Por que mulheres mães e pobres são mantidas presas?

A justiça colocou Adriana Ancelmo em prisão domiciliar, o...

O PL 5069/2013 e suas distorções

Neste momento de aguda contradição entre sociedade civil e...
spot_imgspot_img

Vamos a desprincesar! Reflexões sobre o ensino de história à partir da presença de María Remedios del Valle na coleção Antiprincesas

Lançada em 2015 em meio à profusão de movimentos feministas, a coleção de livros infantis Antiprincesas da editora argentina independente Chirimbote se tornou um...

O atraso do atraso

A semana apenas começava, quando a boa-nova vinda do outro lado do Atlântico se espalhou. A França, em votação maiúscula no Parlamento (780 votos em...

Homens ganhavam, em 2021, 16,3% a mais que mulheres, diz pesquisa

Os homens eram maioria entre os empregados por empresas e também tinham uma média salarial 16,3% maior que as mulheres em 2021, indica a...
-+=