Ministra inaugura mucane e declara apoio a Iriny

Mais do que um prédio, o Museu Capixaba do Negro (Mucane) é um lugar que fala muito da dignidade do negro, das suas conquistas e lutas. Para Luiza Bairros, ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), o Mucane simboliza “uma conquista muito importante para Vitória, particularmente para os negros, porque foram os primeiros a acreditar na possibilidade da existência deste espaço. Ao longo do tempo, o setor público acabou sendo convencido e a Prefeitura de Vitória fez um belíssimo trabalho”, ressaltou a ministra. Luiza Bairros participou da reinauguração do Mucane, que recebeu o nome de Maria Verônica da Paz, uma militante do movimento negro, neste dia 5 de julho, no Centro de Vitória (ES).

“O que nós esperamos é que o Mucane seja um lugar vivo, que fale da nossa história, mas que fale também, e muito, deste novo presente de organização política, de processos de afirmação da pessoa negra. O Mucane não está separado de políticas que têm sido feitas na direção da igualdade racial no município de Vitória.”

Após o evento, Luiza Bairros se encontrou em um restaurante da capital com a candidata do PT à Prefeitura de Vitória, Iriny Lopes, ex-ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), com quem trabalhou durante 13 meses no governo Dilma.

“Várias iniciativas para a promoção da igualdade racial têm sido levadas a cabo pela gestão de Vitória. Tenho a certeza de que Iriny será a nova prefeita de Vitória e isso é a garantia de reafirmação e aprofundamento de toda a possibilidade de trabalhar, tendo como eixo nas políticas públicas, a defesa da diversidade e a promoção da igualdade racial e de gênero”, avaliou a ministra da Seppir.

 

Fonte: iriny13

+ sobre o tema

Bebê morre durante parto e família acusa médica de negligência em Mangaratiba, no Rio

Segundo mãe da criança, obstetra falava ao celular durante...

Amazônia: mulheres negras protagonizam a luta popular

O capitalismo patriarcal e machista é um dos indicativos...

Unegro promove campanha publicitária de combate ao racismo

A União de Negros pela Igualdade (Unegro) completou...

Se Eike Batista tivesse ouvido a dona Laurinda – Por: Fernanda Pompeu

Leio que Detroit, a cidade que aprendemos a...

para lembrar

spot_imgspot_img

João Cândido e o silêncio da escola

João Cândido, o Almirante Negro, é um herói brasileiro. Nasceu no dia 24 de junho de 1880, Encruzilhada do Sul, Rio Grande do Sul....

Levantamento mostra que menos de 10% dos monumentos no Rio retratam pessoas negras

A escravidão foi abolida há 135 anos, mas seus efeitos ainda podem ser notados em um simples passeio pela cidade. Ajudam a explicar, por...

Racismo ainda marca vida de brasileiros

Uma mãe é questionada por uma criança por ser branca e ter um filho negro. Por conta da cor da pele, um homem foi...
-+=