Ministra inaugura mucane e declara apoio a Iriny

Mais do que um prédio, o Museu Capixaba do Negro (Mucane) é um lugar que fala muito da dignidade do negro, das suas conquistas e lutas. Para Luiza Bairros, ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), o Mucane simboliza “uma conquista muito importante para Vitória, particularmente para os negros, porque foram os primeiros a acreditar na possibilidade da existência deste espaço. Ao longo do tempo, o setor público acabou sendo convencido e a Prefeitura de Vitória fez um belíssimo trabalho”, ressaltou a ministra. Luiza Bairros participou da reinauguração do Mucane, que recebeu o nome de Maria Verônica da Paz, uma militante do movimento negro, neste dia 5 de julho, no Centro de Vitória (ES).

“O que nós esperamos é que o Mucane seja um lugar vivo, que fale da nossa história, mas que fale também, e muito, deste novo presente de organização política, de processos de afirmação da pessoa negra. O Mucane não está separado de políticas que têm sido feitas na direção da igualdade racial no município de Vitória.”

Após o evento, Luiza Bairros se encontrou em um restaurante da capital com a candidata do PT à Prefeitura de Vitória, Iriny Lopes, ex-ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), com quem trabalhou durante 13 meses no governo Dilma.

“Várias iniciativas para a promoção da igualdade racial têm sido levadas a cabo pela gestão de Vitória. Tenho a certeza de que Iriny será a nova prefeita de Vitória e isso é a garantia de reafirmação e aprofundamento de toda a possibilidade de trabalhar, tendo como eixo nas políticas públicas, a defesa da diversidade e a promoção da igualdade racial e de gênero”, avaliou a ministra da Seppir.

 

Fonte: iriny13

+ sobre o tema

Evangélicos tentam invadir terreiro em Olinda

Vídeo que mostra grupo evangélico tentando invadir terreiro em...

Militantes apontam racismo como um obstáculo para prevenção e tratamento da aids

Os militantes pelos direitos da população negra organizaram...

Livro infantil apresenta a história dos afrodescendentes em Salto

Obra é de autoria da escritora Katia Auvray. ...

para lembrar

UFMG promove colóquio sobre quilombos e educação

Conversas sobre quilombos e educação é o tema...

Reaja ou será morta! Uma Campanha para além da conjuntura.

  Com palavras fortes e posturas sem vacilações,...
spot_imgspot_img

João Cândido e o silêncio da escola

João Cândido, o Almirante Negro, é um herói brasileiro. Nasceu no dia 24 de junho de 1880, Encruzilhada do Sul, Rio Grande do Sul....

Levantamento mostra que menos de 10% dos monumentos no Rio retratam pessoas negras

A escravidão foi abolida há 135 anos, mas seus efeitos ainda podem ser notados em um simples passeio pela cidade. Ajudam a explicar, por...

Racismo ainda marca vida de brasileiros

Uma mãe é questionada por uma criança por ser branca e ter um filho negro. Por conta da cor da pele, um homem foi...
-+=