Ministra Luiza Bairros é condecorada com a medalha Mérito Santos Dumont

A ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Bairros, foi condecorada hoje (20) com a medalha “Mérito Santos-Dumont”. Autoridades civis e militares foram agraciadas com a insígnia, em cerimônia presidida pelo vice-presidente da República, Michel Temer, na Base Aérea de Brasília.

A imposição das condecorações integrou as comemorações pelo 138º aniversário do Marechal-do-Ar, Alberto Santos Dumont, que é patrono da Aeronáutica.

Além da execução dos hinos da bandeira e dos aviadores, o ritual incluiu um desfile em continência ao vice-presidente, que transmitiu os cumprimentos da presidenta da República, Dilma Rousseff, em seu pronunciamento. Temer também destacou a disciplina, a ética e o respeito à hierarquia como traços da personalidade de Santos Dumont que determinaram o pioneirismo do brasileiro na aviação mundial.

A Medalha “Mérito Santos-Dumont” foi criada pelo Decreto nº 39.905, de 5 de setembro de 1956, em homenagem ao espírito de Alberto Santos Dumont. A distinção é concedida a militares da Força Aérea Brasileira que se destacaram no exercício de sua profissão; a militares das Forças Armadas nacionais ou estrangeiras, que se tornaram credores da homenagem; e a cidadãos e cidadãs brasileiras ou estrangeiras, que tenham prestado notáveis serviços à Aeronáutica Brasileira.

Também foram condecoradas, entre outras autoridades, as ministras Gleisi Hoffmann (Casa Civil), Anna Buarque de Hollanda (Cultura), Tereza Campello (Desenvolvimento Social e Combate à Fome), Miriam Belchior (Planejamento), Izabella Vieira Teixeira (Meio Ambiente), Helena Chagas (Comunicação), Iriny Lopes (Política para Mulheres), Maria do Rosário (Direitos Humanos).

Os ministros José Eduardo Cardozo (Justiça), Antonio Patriota (Relações Exteriores), Garibaldi Alves Filho (Previdência Social), Alexandre Padilha (Saúde), Fernando Pimentel (Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior), Paulo Bernardo (Comunicações), Fernando Souza Coelho (Integração Nacional), Luiz Sérgio Nóbrega de Oliveira (Pesca e Aquicultura), Wellington Moreira Franco (Assuntos Estratégicos), José Leônidas Wagner Bittencourt (Aviação Civil), Alexandre Tombini (presidente do Banco Central), Luiz Fux (Supremo Tribunal Federal).

Fonte: Clipping SEPPIR

+ sobre o tema

Maceió: Movimento negro denuncia ação de policiais à Promotoria de Justiça de Direitos Humanos

Representantes do movimento negro, a professora universitária Franqueline...

Propostas de Vilma Reis para a Ouvidoria Geral da Defensoria Pública do Estado da Bahia

“Nos pesadelos ‘pós-coloniais’, a deriva contemporânea é um labirinto......

Zara se recusou a assinar acordo com ministério público sobre trabalho escravo

A grife espanhola Zara se recusou ontem (30) a...

Nove em cada dez adolescentes compram cigarro em comércio autorizado

Nove em cada dez adolescentes, entre 13 e 17...

para lembrar

Primeiras doses da vacina do SUS contra dengue chegam ao Brasil

A primeira remessa da vacina contra a dengue que...

Começa hoje encontro de jornalistas sobre indicadores de raça e etnia e censos de 2010

Em pauta: indicadores socioeconômicos de raça e...

Imprensa e jornalismo: nada a ver. A desinformação como tática

Por Luciano Martins Costa Imprensa e jornalismo: nada a ver Por...

Da discriminação ao empreendedorismo: Nina Silva e o Movimento Black Money

Silva atua com tecnologia da informação há 17 anos....
spot_imgspot_img

“É hora de quebrar as barreiras discriminatórias contra as afrodescendentes”, diz chefe da ONU

Maria-Noel Vaeza, diretora regional da ONU Mulheres para as Américas e o Caribe, foi uma das convidadas de Geledés para o evento “Abordando o...

Geledés – Instituto da Mulher Negra reivindica o reconhecimento da população afrodescendente na COP16

Geledés - Instituto da Mulher Negra está na COP16, a Conferência sobre Biodiversidade, em Calí, na Colômbia, acompanhando as negociações sobre o novo programa...

PodG20 Social desta segunda (21) aborda gênero, economia e empoderamento feminino

Três importantes lideranças da luta das mulheres vão enriquecer o debate desta segunda-feira (21/10), no terceiro episódio do mesacast PodG20 Social. No dialogo estarão Adriana...
-+=