Ministra vem a Londrina para lançar campanhas institucionais

A ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Luiza Bairros, desembarca nesta quinta-feira (28) em Londrina para participar do lançamento do Ano Internacional dos Afrodescendentes, instituído em 2011 pela Organização das Nações Unidas (ONU). Ela também vai lançar a campanha nacional “Igualdade Racial é Pra Valer”.

A ministra será recepcionada pelo prefeito Barbosa Neto, no gabinete, às 9h30, onde imediatamente participa da entrevista coletiva semanal do prefeito. Depois de atender a imprensa, Barbosa Neto e Luiza Barrios seguem até o auditório do Sindicato do Comércio Varejista de Londrina (Sincoval), na rua Governador Parigot de Souza, a partir das 10h30.

A visita faz parte de uma série de viagens cujo objetivo principal é apresentar a plataforma de trabalho do Seppir e como as propostas podem ser aplicadas em cada Estado. As duas campanhas nacionais reforçam o combate ao racismo e preconceito, assim como fortalece as políticas públicas de igualdade racial.

De acordo com a gestora de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Prefeitura de Londrina e coordenadora de Promoção da Igualdade Racial na região Sul do Brasil, Maria de Fátima Beraldo, a pretensão do Seppir é criar demandas nos municípios, buscando a melhor forma para que o preconceito e o racismo sejam tratados com zelo.

“Em Londrina, provamos que estamos avançados nessa questão com a sanção do Dia da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de novembro, além de outras ações”, ressaltou.

A gestora explicou que a articulação do poder público com a sociedade civil no objetivo de ampliar as políticas raciais é um exemplo forte de que o assunto ganhou atenção na atual gestão. “Temos a participação da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, além da presença da administração municipal”, destacou.

Na parte da tarde, às 14h, no próprio auditório do Sincoval, a ministra Luiza Bairros fala sobre Ações Afirmativas na Educação e as Relações Etnicorraciais e sobre o 2011 Ano Internacional dos Afrodescendentes “Igualdade Racial é Prá Valer”.

 

Fonte: Londrina

+ sobre o tema

Nós Não estamos sozinhos – Leci Brandão é contra PL 922/11

Nós Não estamos sozinhos, diante da notícia da apresentação...

Ministra Luíza Bairros é homenageada durante Afro XXI

Horas antes de receber a Medalha Zumbi dos Palmares...

Projeto ‘combate a discriminação e exclusão da mulher negra no acesso ao atendimento a saúde’

As especificidades da luta da mulher negra são encontradas...

Ministra da Igualdade Racial participa de debates do Fórum Social Temático 2012

Quilombos e mulheres negras são pautas da agenda da...

para lembrar

IV Encontro de cinema Negro Africa Brasil Caribe

    Programação08 DE NOVEMBRO CINE ODEON BR...

Semana da Consciência Negra 2010 será aberta dia 16

“Rememorando a militância do Negro no Rio de...

10 estratégias de manipulação da mídia – Noam Chomsky

As grandes estratégias da manipulação midiáta por Noam Chomsky   1....

Lei inclui ‘Afoxé Omo Oxum’ no calendário cultural de Sergipe

O ano de 2011 começou a todo vapor para...
spot_imgspot_img

João Cândido e o silêncio da escola

João Cândido, o Almirante Negro, é um herói brasileiro. Nasceu no dia 24 de junho de 1880, Encruzilhada do Sul, Rio Grande do Sul....

Levantamento mostra que menos de 10% dos monumentos no Rio retratam pessoas negras

A escravidão foi abolida há 135 anos, mas seus efeitos ainda podem ser notados em um simples passeio pela cidade. Ajudam a explicar, por...

Racismo ainda marca vida de brasileiros

Uma mãe é questionada por uma criança por ser branca e ter um filho negro. Por conta da cor da pele, um homem foi...
-+=