Ministro australiano relembra “lado racista” de Margaret Thatcher

Atual ministro australiano das Relações Exteriores, Bob Carr lembrou, em entrevista nesta quarta-feira, de “declarações de racismo deslavado” que ouviu da ex-premiê britânica Margaret Thatcher, morta na segunda-feira, em visita ao país da Oceania nos anos 80. A entrevista foi transmitida pela rede de televisão ABC.

Carr, que é casado com uma malaia, disse que sua mulher estava a poucos metros de Thatcher quando a britânica discriminou asiáticos: “eu gosto de Sydney, mas você não pode permitir mais imigrantes (no contexto, ela se referia a imigrantes asiáticos). Eles vão dominar, se permitir vocês vão terminar como Fiji, onde os imigrantes indianos tomaram controle”, teria dito.

“Ela ainda alertou que, caso muitos imigrantes fossem permitidos, nós veríamos os ‘nativos da terra’, os colonizadores europeus, perderem seu espaço para os imigrantes. Eu não podia acreditar no que ouvia, não tive reação, não consegui formular uma resposta”, completou o ministro.

“Havia nela um lado racista, um pensamento retrógrado que explica porque o partido dela a expulsou no início dos anos 90. Eu respeito a liderança política de Thatcher, mas poderíamos discutir por cerca de 100 pontos de vista”, analisou o australiano.

Opositor do partido de Carr, o deputado Julie Bishop recriminou a divulgação das supostas declarações e disse que o governo australiano deve desculpas à família de Tatcher, que morreu na segunda-feira em decorrência de um derrame.

“A decisão de fazer essas legações pouco depois da sua morte é uma tentativa de cruel de prejudicar a reputação de uma das líderes mais brilhantes do século XX”, escreveu Bishop em uma nota.

Fonte: Terra

+ sobre o tema

Geert Wildres, líder ultradireitista holandês, é absolvido de acusação de incitar ao ódio

  O líder da extrema direita holandesa Geert Wilders, acusado...

Policiais acusados de estupro no Rio de Janeiro são expulsos da Polícia Militar

O crime aconteceu no início de agosto, na comunidade...

O complicado caso de racismo do Zenit

Mais uma vez o tema racismo surge no futebol...

Estudante contamina objetos de colega negra para fazê-la se mudar de quarto

Ela foi expulsa da universidade ao confessar ter cuspido...

para lembrar

Colunista do Globo revela seu nojo contra pobres

Jornalista Silvia Pilz "diz o que pensa" sobre os...

Motorista que foi vítima de racismo será indenizado em R$ 4 mil

Um motorista que foi vítima de racismo será indenizado...

O financiamento da educação básica e a equidade racial

A professora Zara Figueiredo Tripodi, chefe da Secadi (Secretaria...

Autoridades abrem reunião da ONU sobre Década Internacional de Afrodescendentes

Ministra Nilma Lino Gomes discursou na abertura Do SEPPIR Gestores de...
spot_imgspot_img

Fifa apresenta pacote de medidas contra o racismo no esporte

A Federação Internacional de Futebol apresentou um pacote de medidas contra o racismo no esporte. O mundo do futebol está reunido em Bangkok, na Tailândia, onde...

Tragédia no Sul é ambiental, mas sobretudo política

Até onde a vista alcança, o Rio Grande do Sul é dor, destruição. E vontade de recomeçar. A tragédia socioclimática que engolfou o estado, além da...

Para os filhos que ficam

Os seus pais vão morrer. É ainda mais difícil se dar conta disso depois de um Dia das Mães, como foi o último domingo....
-+=