Ministros de Direitos Humanos criam frente contra redução da maioridade penal

Titular da pasta e ministros dos governos FHC, Lula e Dilma assinaram hoje carta pública em que se posicionam contra a PEC 171 e pela qual querem pressionar Congresso a não aprovar a proposta
por Rodrigo Gomes e Sarah Fernandes, do Rede Brasil Atual 

O atual ministro de Direitos Humanos, Pepe Vargas, e os outros oito ministros titulares da pasta desde a sua criação, em 1997, durante os governos FHC, Lula e Dilma, assinaram hoje (30) carta pública contra a Proposta de Emenda Constitucional 171, que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos. A ideia é criar uma frente apartidária – que também contará com deputados, estudiosos e representantes da sociedade civil – para pressionar o Congresso Nacional a rejeitar a proposta e a divulgar informações verídicas sobre o tema.

“Vamos construir uma frente intergovernamental e interparlamentar para fazer um grande debate junto à sociedade e superar a proposta de redução da maioridade penal. Ela nunca tinha sido aprovada em uma Comissão de Constituição e Justiça, e isso representa uma ofensiva aos direitos sociais “, afirmou o ministro da Secretaria de Direitos Humanos, Pepe Vargas, durante a cerimônia de assinatura, no auditório do Centro de Eventos da Universidade de São Paulo (USP). “Podemos pertencer a correntes políticas diferentes, mas somos companheiros no sonho de uma sociedade que respeite direitos humanos.”

O ministro disse que, caso a emenda seja aprovada, o governo federal vai entrar com um pedido de inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal (STF). “Temos a esperança de que o Congresso não aprove esta medida. Se for aprovada, obviamente que haverá solicitação de ação direta de inconstitucionalidade”, afirmou. “Esperamos que o Congresso reafirme os direitos humanos e as conquistas democráticas permitidas a partir da Constituição de 1988. Nas últimas eleições, o povo brasileiro votou majoritariamente contra as propostas mais conservadoras e decidiu pela valorização da democracia e respeito a diversidade.”

Apenas 0,18% dos 60 milhões de brasileiros com menos de 18 anos cumpre medidas socioeducativas, segundo o Censo do Sistema Único de Assistência Social, elaborado pela Secretaria de Assistência Social, em 2014. Do total, 19% cumprem medida de internação ou semiliberdade e 81% prestam serviço à comunidade ou estão liberdade assistida.

“A conquista dos direitos sociais nos custou vidas. Nós temos que nos articular contra essa ofensiva”, afirmou a ex-ministra Ideli Salvatti. “Surge no Congresso cada vez mais a lógica do direito penal. Lá tem-se reproduzido um sentimento de vingança e ódio, que temos que rebater com diálogo. Se os direitos humanos são universais, temos que estar todos unidos nessa luta”, completou a deputada Maria do Rosário (PT-RS), que ocupou a pasta entre 2011 e 2014.

O ex-ministro Paulo Vannuchi lembrou que não é a primeira vez que os chefes da pasta se unem para pressionar o Congresso Nacional. A primeira vez foi em setembro de 2011, quando entregaram uma carta ao então presidente da Câmara, Marcos Maia (PT-RS), reivindicando a criação da Comissão Nacional da Verdade. O pedido foi acatado. “Nós acreditamos nos direitos humanos como uma política de Estado, e isso nos unifica, para além dos partidos.”

“Toda vez que foi necessário, nós demos as mãos, nos unimos e seguimos em frente, por isso estamos construindo uma democracia participativa no Brasil e vamos conseguir combater esse grande equívoco, essa medida que só vai levar água para os moinhos da violência e da criminalidade. Não há por que colocar nossos jovens em um sistema (carcerário) que só intensifica a violência”, disse o primeiro a ocupar a chefia da pasta, entre 1997 e 2000, José Gregori. “Quem lucra com a venda de armas diz que está a favor das vítimas de crimes cometidos por adolescentes defendendo a redução da maioridade penal. Na verdade, quem as defende somos nós, que lutamos para que não haja mais violência.”

“Queremos dar às pessoas argumentos jurídicos e científicos, para que formem sua opinião sobre o tema de forma racional”, disse o ex-ministro Gilberto Saboia. Os ex-ministros Paulo Sérgio Pinheiro e Nilmário Miranda também participaram do evento. Mário Mamede não pode comparecer, mas assinou a carta.

Dos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas apenas 13,3% cometeram crimes graves, como homicídios (9%), latrocínio (2,1%), estupro (1,4%) e lesão corporal (0,8%). A prática de roubo respondeu por 38,6% dos casos e o tráfico de drogas, por 27%. O índice de reincidência nas medidas socioeducativas no Brasil é 43%, já no sistema penitenciário convencional o índice chega a 70%.

A presidenta da Fundação Casa, órgão responsável pelas medidas socioeducativas em São Paulo, Berenice Maria Gianella, lembrou que a instituição é contraria à redução da maioridade penal e que a melhor maneira de combater a PEC é divulgar informações verídicas sobre o fato. “Temos que manter diálogo, inclusive com nossos familiares e amigos, para apresentar informações concretas e mudar opiniões. Quase 100% dos meninos da Fundação Casa foram excluídos: estão fora da escola e não têm acesso à saúde e moradia decentes. São eles que serão penalizados de novo.”

“O centro político do Congresso foi homogeneizado pela direita. Deputados e partidos que lutaram pela redemocratização acabaram votando pela redução da maioridade penal. Por embates políticos eles estão colocando em risco direitos sociais e nos levando a um estado de barbárie”, afirmou o deputado Paulo Teixeira (PT-SP).

“Eu sou tucano, sou evangélico e não posso concordar com esse avanço da extrema direita que ameaça os direitos da infância, tendo em vista interesses econômicos da ‘Bancada BBB’: Bala, Boi e Bíblia”, disse o deputado Carlos Bezerra Júnior (PSDB-SP).

Leia Também:

18 Razões Contra a Redução da Maioridade Penal

Movimentos sociais ligados aos direitos da infância e juventude e uma frente de parlamentares estão atuando severamente na comissão especial que analisa a PEC para tentar reverter os votos favoráveis à redução da maioridade penal. “Já aprovamos requerimentos que trazem pessoas críticas à proposta para falar na comissão. Estamos certos de que nosso trabalho trará bons resultados”, afirmou Maria do Rosário.

Requerimentos

A comissão especial da Câmara dos Deputados que analisa a PEC 171 começa na próxima quarta-feira (6) a realizar audiências públicas para debater a questão. O deputado federal Laerte Bessa (PR-DF), relator da proposta, definiu no plano de trabalho que o relatório da comissão será apresentado daqui a dez sessões. A partir de agora não serão mais aceitos novos requerimentos para ouvir pessoas. A comissão tem o prazo de 40 sessões ordinárias do plenário da Câmara para concluir a análise. Já se passaram dez.

Os 53 requerimentos aprovados pela comissão especial ilustram os caminhos usados pelos deputados federais que discutem a medida. De um lado, defensores da medida apostam no ponto de vista de profissionais da segurança pública, familiares de vítimas de casos de grande repercussão e personalidades populares. Os contrários buscam posições analíticas de magistrados e especialistas, além de militantes de movimentos sociais.

O presidente da comissão especial, deputado federal André Moura (PSC-SE) – favorável à redução – convidou os jornalistas e apresentadores José Luiz Datena, Marcelo Resende, Raquel Sheherazade e Caco Barcellos para apresentar considerações sobre a redução da maioridade penal. Outro ilustre convidado é o cantor Amado Batista, que segundo a autora do requerimento, deputada federal Magda Mofatto (PR-GO), se ofereceu para dar um depoimento à comissão.

A mesma deputada convidou familiares de vítimas de homicídios com envolvimento de menores de idade. Marisa Deppman, mãe do estudante Victor Hugo Deppman, assassinado em 9 de abril de 2013, em uma tentativa de assalto na porta de casa; o vereador paulistano Ari Friedenbach (Pros), pai da estudante Liana Friedenbach, assassinada em 2003, por quatro adultos e o menor conhecido como Champinha; e Jorge Damus, pai de Rodrigo Balsalobre Damus, assassinado em 27 de setembro de 1999.

Cinco delegados da Polícia Civil também foram convidados para debater o tema. O deputado estadual paulista Delegado Olim (PP), o delegado da Polícia Civil de Minas Gerais Jésus Trindade Barreto Júnior; as delegadas Mônica Chmielewsky Ferreira e Valéria Martirena, ambas da Polícia Civil do Distrito Federal. O presidente da Federação Nacional dos Delegados de Polícia Civil, José Paulo Pires, e o juiz civil do Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais, Fernando Antônio Nogueira Galvão da Rocha, também foram convidados.

Entre os contrários à proposta, Maria do Rosário assina 17 requerimentos convidando, entre outros, a presidenta do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), Angélica Moura Goulart, o presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Raymundo Damasceno; o presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), João Ricardo dos Santos Costa, e a representante do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) no Brasil, Gary Stahl.

O deputado federal Weverton Rocha (PDT-MA) conseguiu a aprovação de requerimentos com pedidos de visitas a unidades de internação de adolescentes em São Paulo, Rio Grande do Sul e Pernambuco a unidades prisionais nos mesmos estados, incluindo o Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís, onde em 2013 houve 47 assassinatos e várias rebeliões. No ano passado, foram 14 homicídios no local.

+ sobre o tema

Famílias de baixa renda podem solicitar parabólica digital gratuita

Famílias de baixa renda de 439 municípios podem solicitar...

CNDH denuncia trabalho escravo em oficinas de costura em São Paulo

Uma comitiva do Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH)...

20 anos do ECA: iniquidades e violência são grandes desafios

O escritório do Fundo das Nações Unidas para a...

Senado aprova fim de revista manual a visitantes em presídios

Projeto da senadora Ana Rita (PT-ES), aprovado na CCJ,...

para lembrar

As vítimas eleitas

Em julho de 1993 fui entrevistado pela Revista Pixote...

Racismo e violência contra criança e adolescente são desafios do país

Publicado há 30 anos, o Estatuto da Criança e...

Maioridade Penal será votada nesta terça na CCJ.

Contrário à PEC que reduz a maioridade penal no...
spot_imgspot_img

Racismo e violência contra criança e adolescente são desafios do país

Publicado há 30 anos, o Estatuto da Criança e do Adolescente trouxe avanços na abordagem dos direitos essenciais do público para o qual foi...

Maturidade cerebral e a maioridade penal

Investir na promoção de ambientes saudáveis, culturalmente ricos e livres de violência e negligência pode trazer benefícios mais consistentes e duradouros na redução de...

‘Não dá pra ser feminista e ser a favor da redução da maioridade penal’, diz Djamila Ribeiro em mesa da Flip

Quarta mesa desta quinta-feira da Flip trouxe a política para o primeiro plano aquecendo os debates em Paraty. A fllósofa brasileira Djamila Ribeiro e a escritora...
-+=