Missa pela Paz é realizada na Catedral

Fonte: GazetaWeb –

Missa fez uma reflexão sobre o racismo e a intolerância religiosa no mês da Consciência negra

A última Missa pela Paz do ano de 2009 foi realizada, na noite desta quinta-feira (26), na Catedral Metropolitana de Maceió. Desta vez, por estarmos no mês da Consciência Negra, a missa teve como foco o problema da inclusão dos afrodescendentes.

A missa reuniu centenas de pessoas da sociedade civil, autoridades políticas, policiais militares e representantes do governo. O arcebispo de Maceió, Dom Antônio Muniz, lembrou, com suas palavras, o objetivo da reunião. “Aqui estão reunidas pessoas de todas as raças e credos. Juntos nós estaremos construindo a paz e o respeito pelas pessoas. Queremos construir uma Maceió de paz”, declarou o arcebispo.

As comunidades de Santa Lúcia, Village Campestre, Juvenópolis e da Favela Sururu de Capote foram selecionadas para receber orações dos fieis no combate à violência. Em nome destas regiões, estiveram presentes parentes e amigos das irmãs Jaciara e Cassandra, de cinco e seis anos de idade, estupradas e mortas por estrangulamento no mês de outubro, e conhecidos do padre Guimarães, pároco da cidade de Murici e assassinado em sua residência, em Santa Lúcia. Fotos e cartazes das vítimas foram levados ao altar por religiosos que oravam pelo fim da violência em Maceió.

 

Intitulada como “Uma Missa em nome da paz pelo respeito à liberdade de crenças e diferenças humanas”, a missa ainda fez uma reflexão sobre o racismo e a intolerância religiosa, representados pela presença de afrodescendentes. A missa foi parte integrante do Projeto Movimento de Novembro, promovido pelo Projeto Raízes de Áfricas, no mês da Consciência Negra.

Matéria original

+ sobre o tema

Mais de 6 mil crianças são resgatadas do trabalho infantil em 2 anos

Entre 2023 e abril de 2025, 6.372 crianças e...

Crescimento de umbanda e candomblé reflete combate à intolerância

O número de adeptos de religiões afro-brasileiras, como umbanda...

Caso Miguel completa 5 anos: mãe critica lentidão da Justiça

A próxima terça-feira (dia 10) será mais um dia...

Transição energética não pode repetir injustiças históricas

Cá entre nós, no Brasil, o modelo de desenvolvimento...

para lembrar

Texto exemplar da Juíza Federal Raquel Domingues do Amaral

"Sabem do que são feitos os direitos, meus jovens? no...

As 10 mentiras mais contadas sobre os indígenas

As afirmações listadas abaixo foram extraídas da vida real....

Frequência afetiva, qual é a sua?

Dias desses mandei um inbox parabenizando uma amiga querida...

Política: O que é ser esquerda, direita, liberal e conservador?

Nas eleições presidenciais e estaduais de 2014, o Brasil...

Meninas mães passam de 14 mil e só 1,1% tiveram acesso a aborto legal

Quase 14 mil meninas de 10 a 14 anos de idade tiveram filhos no Brasil em 2023, e apenas 154 tiveram acesso ao aborto...

5 fatos que marcaram a atuação política de Pepe Mujica na presidência do Uruguai 

Pepe Mujica viveu até os 89 anos de idade e marcou a política latino-americana com suas ações em prol de causas populares e em...

INSS notificará beneficiários vítimas de descontos a partir de terça

A partir desta terça-feira (13), os aposentados e pensionistas que sofreram descontos em seus benefícios por meio de associações irão receber uma notificação do Instituto Nacional do...
-+=
Geledés Instituto da Mulher Negra
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.