Mônica diz ‘Meu corpo, minhas regras’ em quadrinho e pessoas acham que roteirista estava fazendo ‘apologia ao aborto’

Desde o Dia Internacional de Luta da Mulher deste ano, a Mauricio de Sousa Produções tem buscado levantar questões importantes sobre o empoderamento feminino em seus quadrinhos, com o projeto Donas da Rua.

Por Ana Júlia Gennari, do HuffPost Brasil

Agora, em meados de junho , a Mônica disse “Meu corpo, minhas regras” na edição nº 94 da Turma da Mônica Jovem e isso foi o suficiente pra fazer muita gente surtar nas redes sociais.

A frase — publicada fora de contexto pela página oficial da revista em quadrinhos –, fez com que algumas pessoas perdessem o sono achando que a roteirista, Petra Leão, estava fazendo, na verdade, “apologia ao aborto”.

A publicação teve uma chuva de comentários machistas e desinformados criticando tanto a frase e como a revista:

Diante de tamanha repercussão, a página fez outro post, no dia 28 de junho,explicando o verdadeiro contexto da frase da Mônica.

Na verdade, a personagem icônica de vestido vermelho ao lado de seu coelhinho Sansão disse “Meu corpo, minhas regras” para que os amigos respeitassem sua vontade de usar ou não aparelho ortodôntico.

O nome da história é Dentuça, eu? e gira em torno desse embate interno e externo de Mônica aceitar a si mesma como de fato é — e ser respeitada pelos seus amigos dessa forma.

Machismo nosso de cada dia
A roteirista do quadrinho, Petra Leão, não se manifestou sobre o assunto nas redes, apenas compartilhou a postagem da fanpage explicando o caso.

Porém, o assunto seguiu sendo debatido dentro do mundo nerd e na noite desta quinta (30), o também roteirista, Marcelo Cassaro levantou outro ponto que está repercutindo em alguns grupos feministas:

Esse questionamento resume muito bem a lógica machista não apenas do mundo nerd, mas da sociedade como um todo que resulta em nada mais, nada menos do que na violência contra a mulher, seja ela física ou psicológica.

Há esperança!

Embora tanto a postagem da revista, quanto a escritora tenham sofrido inúmeros ataques de misoginia, muitas mulheres saíram em defesa da fala da personagem e se viram nela representadas, além de apoiar Petra e parabenizá-la pelo bom trabalho.

Afinal, o tempo não parou nos anos 90:

Donas da Rua

No dia 8 de março deste ano, a Mauricio de Sousa Produções aproveitou o Dia Internacional de Luta da Mulher para lançar um novo projeto visando o empoderamento feminino: O Donas da Rua.

Desde então, a proposta é que as histórias da turminha tragam, de alguma forma, ensinamentos sobre igualdade de gênero.

Tomando a Mônica como exemplo, a campanha faz questão de lembrar mulheres sobre sua força, autenticidade e amor-próprio:

“Seja sua própria heroína. Lute como uma menina pelo seu espaço. POis as meninas fortes de hoje serão as mulheres incríveis de amanhã. Meninas para a frente. Afinal, somos todas #DonasdaRua”

 

+ sobre o tema

Exploração sexual de crianças e adolescentes só tem 20% dos casos denunciados

Denúncias de exploração sexual de crianças e adolescentes representam...

Terceirização tem ‘cara’: é preta e feminina

O trabalho precário afeta de modo desproporcional a população...

Internet impulsionou surgimento de um novo feminismo

Redes sociais ajudaram a divulgar campanhas que chegaram às...

Arquitetura dos direitos reprodutivos e ameaças ao aborto legal e seguro

Iniciamos esta reflexão homenageando a menina de 10 anos,...

para lembrar

Por que parar na questão de gênero? Vamos trocar a Constituição pela bíblia

Por conta da pressão da Frente Parlamentar Evangélica junto...

Programa Justiça Sem Muros do ITTC lança campanha sobre visibilidade ao encarceramento feminino

Inspirado na arte de Laura Guimarães, o programa Justiça Sem...

Homens que cuidam

João está deprimido. Fez uma consulta com um psiquiatra...

Estudantes do Rio combatem machismo e racismo com projeto transformador

Com o título Solta esse Black, alunas da Escola Municipal...
spot_imgspot_img

O atraso do atraso

A semana apenas começava, quando a boa-nova vinda do outro lado do Atlântico se espalhou. A França, em votação maiúscula no Parlamento (780 votos em...

Homens ganhavam, em 2021, 16,3% a mais que mulheres, diz pesquisa

Os homens eram maioria entre os empregados por empresas e também tinham uma média salarial 16,3% maior que as mulheres em 2021, indica a...

Escolhas desiguais e o papel dos modelos sociais

Modelos femininos em áreas dominadas por homens afetam as escolhas das mulheres? Um estudo realizado em uma universidade americana procurou fornecer suporte empírico para...
-+=