Mora na filosofia

Por Fernanda Pompeu

Se os cariocas têm as praias para botarem o conversê em dia, os paulistanos têm as padocas para praticam o filosofê. Até presidiários aproveitam o banho de sol para atualizarem sentidos de mundo, ou a falta deles.

Também cearenses, gaúchos, mineiros, búlgaros, canadenses, colombianos, moçambicanos, angolanos, portugueses, franceses, espanhóis, palestinos, israelenses, doutores, analfabetos, concentrados, distraídos adoram filosofar.

Mesmo quando dão outros nomes e sobrenomes para o ato de pensar além do fato. Filosofar faz parte do nosso DNA. Palavra grega, sendo que filo é igual a amigo. Sofia igual a conhecimento. Junte-as e teremos “amigo ou amiga do conhecimento”.

E quem não deseja agregar, produzir, alargar o pensamento? Pois todos refletem sobre si mesmos e sobre os outros. Esticam a percepção para a roda da vida. É claro, alguns o fazem com mais desenvoltura, outros são meio tatibitatis. Mas pouco importa.

O que interessa é cultivar a capacidade de interpretar os fatos. Ir além da primeira impressão e evitar ser papagaio, isto é, mero repetidor da opinião dominante. Pensar com a própria cabeça é o princípio da filosofia.

Argumentar é algo que se aprende. À medida que compreendemos como olhar uma questão sob ângulos diversos, nos tornamos poderosos. Filosofar alarga o horizonte do que já sabemos e escala a enorme montanha do que ainda ignoramos.

Quanto menos eu sei, mais quero saber. Pensar é ação infinita e  dinâmica. Nossa mente tem muita água, e esta adora preencher espaços, se esparramar sem respeitar formas e  limites.

Por conta disso a gente muda de ideia. Pensa diferente hoje o que pensou com tamanha certeza ontem. Ou pensa amanhã exatamente como pensou ontem. Tanto faz. O essencial é o movimento.

Em suma, é um tremendo prazer refletir sobre os acontecimentos e os não acontecimentos. Encontrar as ligas, os nexos, os pontos de contatos que unem pensamentos aparentemente irreconciliáveis.Existo, logo penso!

Imagem: Régine Ferrandis.

+ sobre o tema

para lembrar

APAN participa de audiência pública para debater futuro das políticas afirmativas no audiovisual

No próximo dia 3 de setembro, quarta-feira, a Associação...

Condenação da Volks por trabalho escravo é histórica, diz procurador

A condenação da multinacional do setor automobilístico Volkswagen por...

Desigualdade de renda e taxa de desocupação caem no Brasil, diz relatório

A desigualdade de renda sofreu uma queda no Brasil...

Relator da ONU critica Brasil por devolver doméstica escravizada ao patrão

O relator especial da ONU para formas contemporâneas de...

ECA Digital

O que parecia impossível aconteceu. Nesta semana, a polarização visceral cedeu e os deputados federais deram uma pausa na defesa de seus próprios interesses...

ActionAid pauta racismo ambiental, educação e gênero na Rio Climate Action Week

A ActionAid, organização global que atua para a promoção da justiça social, racial, de gênero e climática em mais de 70 países, participará da Rio...

De cada 10 residências no país, 3 não têm esgoto ligado à rede geral

Dos cerca de 77 milhões de domicílios que o Brasil tinha em 2024, 29,5% não tinham ligação com rede geral de esgoto. Isso representa...