Morre Cantora e ativista LGBT Vange Leonel, aos 51 anos

Ela não resistiu a um câncer de ovário

Nesta segunda-feira (14), a cantora e ativista LGBT Vange Leonel não resistiu a um câncer de ovário e faleceu no hospital Santa Isabel, em São Paulo. Há 20 dias Vange lutava contra a doença, que já havia se espalhado para a membrana que envolve os demais órgãos da região abdominal.

Vange também era escritora  e chegou a lançar  5 livros, sendo o mais recente Balada Para as Meninas Perdidas, de 2003. Como cantora, estreou no cenário nacional como vocalista da banda Nau, ainda nos anos 80 e chegou a lançar mais dois álbuns solo.

Famosa por compor a música Noite Preta, tema da novela Vamp, exibida pela Rede Globo, Vange também escrevia para a revista Carta Capital, veículo no qual mantinha um blog sobre cervejas em parceria com a esposa, Cilmara Bedaque.

Em seu twitter, Cilmara lamentou profundamente a morte da companheira, com quem era casada há 28 anos. “Um sentimento que deixa partir .Tendo a certeza da liberdade do amor. Ela então sonhou que era livre. Do cateter, das agulhas em suas veias, do buraco em seu peito. Eu só pude dizer: você é livre”.

Nas redes sociais, outros amigos famosos da cantora exprimir seu luto pela notícia. O deputado Jean Wyllys declarou:”Que dias estranhos… Acabo de saber do falecimento de minha amiga amada, parceira de luta e artista admirável Vange Leonel. Tristeza. Não tenho detalhes, mas soube que Vange Leonel lutava bravamente contra um câncer. Não tenho mais palavras no momento. Que dor!”

O apresentador Luiz Thunderbird também se manifestou sobre o ocorrido: “Soube agora que Vange Leonel faleceu. Tô arrasado! Vange Leonel foi vocalista da banda Nau, das mais legais dos anos 80. Ela era grande cantora do Rock Nacional da época! Muito triste”.

Fonte: O Fuxico

+ sobre o tema

Márcia Lima

Hoje secretária de Políticas de Ações Afirmativas, Combate e...

Mãe e filha são agredidas em shopping de Brasília ao serem confundidas com casal gay

Uma mulher e sua filha foram vítimas de injúria...

“Kbela”, filme sobre a relação da mulher negra com o cabelo crespo, foi eleito melhor do MOV

O curta-metragem carioca Kbela, da diretora Yasmin Thayná (PUC-Rio),...

Cadê as minas negras do metal/punk?

Do UNIÃO DAS MULHERES DO UNDERGROUND Há poucos meses vimos a...

para lembrar

No Dia dos Namorados, viúva escreve carta para Marielle Franco

A arquiteta Monica Benício fez uma homenagem para Marielle...

O machismo carinhoso

Quando o eurodeputado polaco Janusz Korwin-Mikkle afirmou aos gritos,...

“Nunca alisei meu cabelo”, conta estilista de moda afro

Conheça a história de Ana Paula Xongani, cuja marca...

Itamaraty envia nota para cobrar explicações do Irã sobre abuso sexual

O Ministério de Relações Exteriores encaminhou no fim da...
spot_imgspot_img

Joyce Ribeiro será nomeada embaixadora de Cidade Velha, em Cabo Verde

A apresentadora da TV Cultura Joyce Ribeiro será nomeada a embaixadora no Brasil para a cidade de Ribeira Grande, em Cabo Verde. Mais conhecida como Cidade Velha,...

Liniker é o momento: ‘Nunca estive tão segura, não preciso mais abaixar a cabeça. Onde não couber, vou sair’

É final de inverno em São Paulo, mas o calor de 33 graus célsius não nega a crise climática. A atmosfera carregada de poluição...

Homenagem nos EUA marca o resgate internacional de Carolina Maria de Jesus

Meio século depois de ser traduzida para o inglês, Carolina Maria de Jesus voltará a ser resgatada no plano internacional. Neste mês, eventos vão...
-+=