quinta-feira, dezembro 8, 2022
InícioÁfrica e sua diásporaNo OrunMorre Maria Paixão De Jesus, Um Dos Maiores Nomes Da Cultura Osasquense

Morre Maria Paixão De Jesus, Um Dos Maiores Nomes Da Cultura Osasquense

Maria da Paixão de Jesus, é dama da arte osasquense, nasceu na cidade de Bocaiúva, nas Minas Gerais mas é figura – que há tempos – fez os amantes da boa arte de Osasco se apaixonar.

Uma das celebridades da saudosa Vila dos Artístas, Paixão sempre brilhou como atriz, cantora e dançarina.

Sempre mostrando sua negritude e autenticidade ao se vestir e ao se portar, Maria da Paixão é sinônimo de personalidade marcante… é artista de respeito.

Ao longo dos anos, Paixão presenteou seus fãs com espetáculos brilhantes como Morte Vida Severina e, posteriormente, na Ópera do Malandro, onde deu vida ao personagem Jussara Pé de Anjo. Em mais de trinta anos de carreira a palavra superação e mobilidade estão ligadas à sua trajetória. Paixão atuou em mais de dez novelas, foi uma das primeiras atrizes negras na posição de garota propaganda, crooner da Boate do Sargentelli, White face na montagem teatral A Moreninha, fundadora da Banda Barraco 37 (que existiu entre os anos de 1983 a 1990), Secretária de Cultura do Município de Osasco (nomeada por Ana de Holanda).

Nos anos 80, Maria da Paixão foi porta voz da luta por visibilidade da população negra, idealizadora do Projeto Zumbi na Praça da Sé e, nos anos 90, por dificuldades financeiras, tornou-se modelo vivo. Em 2003 integra o elenco do seriado Turma do Gueto.

Enfim, A trajetória de Maria da Paixão de Jesus é inscrita e inscreve a saga de mais uma brasileira agoniada que fez e faz a diferença em nossos dias. Paixão é rainha dos palcos sejam de Osasco ou do mundo ela sempre brilha e nos faz lembrar que aqui é celeiro da cultura, Aqui é Osasco.

Maria da Paixão de Jesus  nasceu no dia 3 de abril de 1953 e nossa osasquense de coração nos deixou nesta sexta-feira,18, ela irá brilhar em outros palcos a partir de agora, fica aqui nossa admiração e respeito por essa mulher forte, apaixonante e que será para sempre um referência.

Foto em destaque: Reprodução/ Correio Paulista

Artigos Relacionados
-+=
PortugueseEnglishSpanishGermanFrench