Morre Maria Paixão De Jesus, Um Dos Maiores Nomes Da Cultura Osasquense

Enviado por / FonteDo Correio Paulista

Maria da Paixão de Jesus, é dama da arte osasquense, nasceu na cidade de Bocaiúva, nas Minas Gerais mas é figura – que há tempos – fez os amantes da boa arte de Osasco se apaixonar.

Uma das celebridades da saudosa Vila dos Artístas, Paixão sempre brilhou como atriz, cantora e dançarina.

Sempre mostrando sua negritude e autenticidade ao se vestir e ao se portar, Maria da Paixão é sinônimo de personalidade marcante… é artista de respeito.

Ao longo dos anos, Paixão presenteou seus fãs com espetáculos brilhantes como Morte Vida Severina e, posteriormente, na Ópera do Malandro, onde deu vida ao personagem Jussara Pé de Anjo. Em mais de trinta anos de carreira a palavra superação e mobilidade estão ligadas à sua trajetória. Paixão atuou em mais de dez novelas, foi uma das primeiras atrizes negras na posição de garota propaganda, crooner da Boate do Sargentelli, White face na montagem teatral A Moreninha, fundadora da Banda Barraco 37 (que existiu entre os anos de 1983 a 1990), Secretária de Cultura do Município de Osasco (nomeada por Ana de Holanda).

Nos anos 80, Maria da Paixão foi porta voz da luta por visibilidade da população negra, idealizadora do Projeto Zumbi na Praça da Sé e, nos anos 90, por dificuldades financeiras, tornou-se modelo vivo. Em 2003 integra o elenco do seriado Turma do Gueto.

Enfim, A trajetória de Maria da Paixão de Jesus é inscrita e inscreve a saga de mais uma brasileira agoniada que fez e faz a diferença em nossos dias. Paixão é rainha dos palcos sejam de Osasco ou do mundo ela sempre brilha e nos faz lembrar que aqui é celeiro da cultura, Aqui é Osasco.

Maria da Paixão de Jesus  nasceu no dia 3 de abril de 1953 e nossa osasquense de coração nos deixou nesta sexta-feira,18, ela irá brilhar em outros palcos a partir de agora, fica aqui nossa admiração e respeito por essa mulher forte, apaixonante e que será para sempre um referência.

Foto em destaque: Reprodução/ Correio Paulista

+ sobre o tema

Domingos da Cruz: “Silêncio sobre racismo terá sido uma opção política”

Em Angola, não se fala muito sobre o problema...

Leonardo Boff – Ubuntu: O significado de Mandela para o futuro ameaçado da humanidade

Nelson Mandela, com sua morte, mergulhou no inconsciente coletivo...

Revolução de 1932 teve presença maciça de negros

Passados 82 anos do movimento de resistência à ditadura...

para lembrar

Humorista Jordan Peele ganha milhões fazendo filme de terror com protagonistas negros

Jordan Peele, o responsável por “Nós”, filme de terror...

Presidente do Peru pede perdão aos negros

    O presidente do Peru, Alan García, pediu, em um...
spot_imgspot_img

14 de maio e a Revolta dos Malês

Quem passa pelo Campo da Pólvora, em Salvador, nem imagina que aquela praça, onde ironicamente hoje se encontra o Fórum Ruy Barbosa, foi palco...

Iza anuncia que terá uma menina e o nome será Nala

O primeiro bebê de Iza e Yuri Lima já teve o sexo revelado: será uma menina. A cantora contou a novidade aos fãs na noite desta segunda-feira (13),...

Dia 21, Maurício Pazz se apresenta pela primeira vez no Instrumental Sesc Brasil

Maurício Pazz, paulistano, nos convida a mergulhar nos diferentes sotaques oriundos das diásporas africanas no Brasil. No repertório, composições musicais do próprio artista, bem...
-+=