Morre Andrew Woolfolk, saxofonista da banda Earth, Wind & Fire

Enviado por / FontePor Scottie Andrew, da CNN

Músico tinha 71 anos e vinha sofrendo com uma doença "há anos", escreveu o líder do grupo, Philip Bailey, nas redes sociais

“September”, a ode efervescente da banda Earth, Wind & Fire à última noite de verão, é uma composição permanente para todas as estações do ano. Parte da sua alquimia reside no saxofone jubiloso de Andrew Woolfolk.

Woolfolk, um membro de longa data da Earth, Wind & Fire, cujo o doce instrumento símbolo tornou impossível não dançar músicas como “September”, morreu, anunciou o membro do grupo Philip Bailey. Woolfolk tinha 71 anos.

Bailey, cantor colíder da banda, disse no Instagram que Woolfolk morreu após uma doença de seis anos.

“Conheci-o no liceu, e rapidamente nos tornámos amigos e companheiros de banda”, escreveu Bailey. “Grandes memórias. Grande talento. Engraçado. Competitivo. Rapidamente espirituoso. E sempre estiloso”.

Woolfolk juntou-se à banda no início da década de 1970, de acordo com o elenco oficial da banda. A formação EW&F mudou frequentemente ao longo dos anos, mas Woolfolk tocou oficialmente o sax (assim como a flauta e a percussão) dentro e fora do grupo até 1993.

Mas não tinha inicialmente planeado juntar-se à banda – como Bailey descreve no livro de memórias de 2014 “Shining Star”: Braving the Elements of Earth, Wind & Fire”, Woolfolk estudava música em Nova York quando Bailey o chamou e lhe pediu para se juntar ao grupo depois dos dois terem tocado juntos em Denver. Woolfolk ficou conhecido como um dos “nove originais”, escreveu Bailey.

Quando fazia tour com a banda, Woolfolk parava o concerto com solos de saxofone, comandando o palco até que o resto dos seus companheiros de banda se juntassem a ele. Ele não era o líder do grupo, mas, no palco, possuía o carisma inconfundível de uma estrela.

Fora do palco, escreveu Bailey no seu livro de memórias, Woolfolk era um “brincalhão” que “poderia encher o caixote do lixo do seu quarto de hotel com água quente e equilibrá-lo em cima da porta do seu quarto, apenas esperando que você voltasse tarde da noite”.

Para além dos álbuns EW&F, Woolfolk também gravou com Phil Collins e Bailey nos últimos trabalhos solo do último.

Em 2000, Woolfolk foi introduzido ao Rock & Roll Hall of Fame juntamente com os seus companheiros originais da Earth, Wind & Fire. Naquela noite, Woolfolk, o único membro do grupo vestido com um casaco de couro vermelho ardente, realizou um solo vitorioso em “Shining Star”.

+ sobre o tema

Morre aos 78 anos Pai Euclides, fundador da Casa Fanti Ashanti

Euclides Menezes Ferreira ou Pai Euclides Talabyan, como é...

Vibrafonista norte-americano Bobby Hutcherson morre aos 75 anos

O músico Bobby Hutcherson, admirado vibrafonista de jazz norte-americano,...

Morre, aos 73 anos, o professor de literatura José Roberto da Silva

“Ei, você já sorriu hoje?”. Era assim que o...

Chica Xavier, atriz de ‘Sinhá Moça’ e ‘Renascer’, morre aos 88 anos

A atriz Chica Xavier, conhecida por papéis marcantes em...

para lembrar

Exposição em Londres traz a visão de 40 artistas sobre Michael Jackson

National Portrait Gallery recebe mostra sobre o rei do...

80 anos de Marvin Gaye é marcado por álbum de inéditas

Há 8 décadas nascia uma das maiores vozes da...

Racionais MC’s: revolução do Rap nacional em 30 anos de história

Mano Brown, Ice Blue, KL Jay e Edi Rock...

TV Cultura exibe “Deixe ela sonhar”, com MC Soffia, nesta quinta-feira (05/12)

Nesta quinta-feira (05/12), a partir das 21h15, o Jornal...
spot_imgspot_img

Lauryn Hill, YG Marley e Mano Brown tocam em festival em SP; saiba como comprar ingressos

O Chic Show, projeto que celebra a cultura negra e realizava bailes que ficaram clássicos na São Paulo da década de 1970 e 1980, vai...

Filhos de Bob Marley anunciam primeira turnê coletiva em duas décadas

Bob Marley teve, ao total, 11 filhos, e cinco deles preparam a turnê coletiva The Marley Brothers: A Legacy Tour, que percorrerá a América do Norte...

Show de Ludmilla no Coachella tem anúncio de Beyoncé e beijo em Brunna Gonçalves; veja como foi

Os fãs de Ludmilla já estavam em polvorosa nas redes sociais quando a artista subiu no palco principal do Coachella, na Califórnia, na tarde deste domingo, acompanhada...
-+=