Edward W. Brooke, o primeiro cidadão negro eleito por voto popular ao Senado dos Estados Unidos, morreu este sábado, aos 95 anos. A informação foi avançada pela porta-voz do partido republicano de Massachusetts, Kirsten Hughes, ao jornal “The Boston Globe”.
Brooke foi membro do partido republicano e senador de Massachusetts, entre 1967 e 1979, após ser eleito em 1966, um ano depois da lei que daria aos cidadãos negros americanos o direito de voto, e dois anos antes do assassinato de Martin Luther King, um dos principais nomes da luta contra o racismo no pais
Definindo-se como um «republicano liberal», sempre se considerou mais moderado do que conservador. Lutou pelos direitos civis e sociais, sendo uma voz quase sempre contrária ao presidente republicano Richard Nixon e contra a escalada de violência no Vietname, sublinhada com o voto a favor da retirada das tropas norte-americanas na região.
Reconhecido, tanto por progressistas como por conservadores, pela independência e pelo carisma, em 2004 foi condecorado por George W. Bush com a Medalha Presidencial da Liberdade e, em 2009, com a Medalha de ouro do Congresso, entregue por Barack Obama.