Morreu sul-africano que aspirava a ser o primeiro africano negro a viajar no espaço

“Não estou a tentar fazer disto uma questão racial, mas nós crescemos a sonhar até determinado nível. Sonhamos ser polícias ou advogados, mas sabemos que nunca chegaremos a pilotos ou astronautas. Depois fui à base espacial e acreditei que poderia realmente ser astronauta”, dissera.

Do DN 

© Gallo Images / Foto24 / Deaan Vivier

 

Jo Mandla Maseko, um sul-africano que tinha a oportunidade de vir a ser o primeiro africano negro a viajar no espaço, morreu este fim de semana num acidente de motociclo, noticia esta segunda-feira a imprensa local.

De acordo com um comunicado da família, Maseko, conhecido como “afronauta”, foi vítima de um acidente de moto em Pretória.

Maseko tornou-se fonte de inspiração para muitos sul-africanos quando venceu uma competição internacional para obter um lugar na Academia Axe Apollo Space, na Florida, em 2015.

Ainda que o voo não tivesse acontecido, Maseko não tinha desistido do sonho. Trabalhava como disc-jockey em part-time e mantinha-se como oficial candidato na força aérea sul-africana, segundo a Eye Witness News, uma publicação sul-africana, citada pela AP.

Mandla Maseko, o “afronauta”

Em 2014, Maseko era um estudante de engenharia civil, mas foi obrigado a deixar os estudos por falta de dinheiro. No mesmo ano, deparou-se com um anúncio para ir ao espaço. “Estava no lugar certo, à hora certa e no estado de espírito certo”, “quero poder flutuar e ver por uma janela esta grande bola azul e branca a que chamamos terra”, disseMaseko à agência Associated Press, em 2014.

Maseko, proveniente de uma família sul-africana humilde, afirmou ainda: “Não estou a tentar fazer disto questão racial, mas nós crescemos a sonhar até determinado nível. Sonhamos ser polícias ou advogados, mas sabemos que nunca chegaremos a pilotos ou astronautas. Depois fui à base espacial e acreditei que poderia realmente ser astronauta.”

+ sobre o tema

Patrice Lumumba

Faz agora meio século. Foi a 17 de Janeiro...

Ilha onde Nelson Mandela ficou preso é atração turística na Cidade do Cabo

Nelson Mandela, principal líder da luta anti-apartheid na África...

Hoje na História, 1909, nascia Kwame Nkrumah

Kwame Nkrumah (Nkroful , 21 de Setembro de 1909...

Disputa por patrimônio de Mandela envolve filhas e amigos

Disputa por patrimônio de Mandela: duas filhas de Mandela...

para lembrar

Realeza Africana: 8 belas princesas negras

A mídia gosta de relatar acontecimentos da realeza europeia,...

Bolsa Família é modelo para programa que atende cinco mil famílias em Nova York

Além dos EUA, Honduras, El Salvador, Gana, Quênia e...

Apresentador Komla Dumor da BBC morre aos 41 anos

    Komla Dumor, prestigioso apresentador da BBC World News, morreu...

Parlamento alemão lembra vítimas do genocídio em Ruanda

Merkel e o ministro do Exterior, Frank-Walter Steinmeier,...
spot_imgspot_img

Um Silva do Brasil e das Áfricas: Alberto da Costa e Silva

Durante muito tempo o continente africano foi visto como um vasto território sem história, aquela com H maiúsculo. Ninguém menos do que Hegel afirmou, ainda no...

Artista afro-cubana recria arte Renascentista com negros como figuras principais

Consideremos as famosas pinturas “A Criação de Adão” de Michelangelo, “O Nascimento de Vênus” de Sandro Botticelli ou “A Última Ceia” de Leonardo da Vinci. Quando...

Com verba cortada, universidades federais não pagarão neste mês bolsas e auxílio que sustenta alunos pobres

Diferentes universidades federais têm anunciado nos últimos dias que, após os cortes realizados pelo governo federal na última sexta-feira, não terão dinheiro para pagar...
-+=