Mostra contextualiza obra de Arthur Bispo do Rosário

A Colônia Juliano Moreira, em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, reúne 150 obras do artista sergipano
por Ana Ferraz, do Carta Capital 

“Os doentes mentais são como beija-flores, nunca pousam, ficam a 2 metros do chão.” O autor da frase, Arthur Bispo do Rosário, sempre flutuou acima do estabelecido. Em missão que considerava divina, o artista que passou 50 de seus 80 anos como interno psiquiátrico seguiu as vozes que lhe ordenavam tecer, bordar, colar, juntar, agregar, miniaturizar, inventariar o mundo. Gênio em tempo integral, circunstancialmente louco, o paciente diagnosticado como portador de esquizofrenia paranoide produziu obra ímpar. Com linha azul desfiada do uniforme de interno da Colônia Juliano Moreira, em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, construiu e envolveu miniaturas de escadas, cavaletes, carrinhos e navios. Um mundo inventado repleto de beleza e simbologia.

Para relembrar o artista, o Museu Bispo do Rosário de Arte Contemporânea, na Colônia Juliano Moreira, inaugurou exposição com 150 peças criadas por ele e 50 de dez artistas convidados. “Um Canto, Dois Sertões quer mostrar esses dois universos constituintes da obra de Bispo, Jacarepaguá, bairro que na primeira metade do século XX era conhecido como sertão carioca, e Japaratuba, Sergipe, onde nasceu”, diz Ricardo Resende, curador da coleção.

Em janeiro, a equipe do museu esteve na cidade sergipana onde o artista viveu até os 15 anos, viagem que contribuiu para aprofundar a compreensão de sua obra. Os elementos que influenciaram o artista nos primeiros anos de vida, os brinquedos feitos pelas crianças, conforme relato de antigos moradores, as festas populares vestidas de cores, espelhos e fitas. “O que ele criou é fruto dessa fase, a manualidade, a artesanalidade, os objetos de linha azul, de catalogação do mundo, os bordados.”

b7f223ff-90cc-4f46-b5b2-c847b55e3e27

Um mergulho nas manifestações religiosas de Japaratuba forneceu informações para a interpretação do Manto de Apresentação, cobertor que bordou ao longo da existência para usá-lo ao fim dela. “Em Sergipe vimos e entendemos de onde vêm o manto e os estandartes que Bispo criava. Tudo estava ali, no Reisado, na Chegança.”

Resende e a equipe lutam pela afirmação da instituição e por condições ideais para guardar o valioso acervo de 804 obras. A mostra, a primeira de longa duração, inclui peças jamais expostas, entre as quais Cadeira e Correntes, Galinheiro do Galinho Verde e Orfa.

Serviço:

Um Canto, Dois Sertões: Bispo do Rosário e os 90 Anos da Colônia Juliano Moreira
Local: Colônia Juliano Moreira, Jacarepaguá, Rio de Janeiro
Data: Até 3 de outubro

*Reportagem publicada originalmente com o título “A dois metros do estabelecido”

Leia Também:

A divina loucura de Arthur Bispo do Rosário

Bispo do Rosário e sua arte de ‘enlouquecer’ os signos

+ sobre o tema

Abram alas para Chiquinha Gonzaga

Uma mulher à frente de seu tempo. Chiquinha Gonzaga...

Caixa Cultural no Rio apresenta mostra Faróis do Cinema

A partir desta terça-feira (27), a Caixa Cultural Rio...

Seedorf: ‘Racismo é falta de educação e cultura’

Ao LANCENET!, meia abordou problemas que afetam o mundo...

para lembrar

Modelo baiano vendia salgadinhos com a mãe e estreia na SPFW aos 17 anos

Gabriel Pitta tem uma relação bem próxima com doces e...

A história do homem que foi empalhado e exibido como um animal

Escritor holandês Frank Westerman conta caso do negro que...

Veja Will Smith no trailer de Homens de Preto 3

No terceiro filme da franquia Homens de Preto, Will...

Mestre Didi morre em Salvador

Sepultamento foi realizado neste domingo, no Cemitério Jardim da...
spot_imgspot_img

Documentário resgata pela oralidade história do movimento Black Rio

Nos anos 1970, o Grêmio de Rocha Miranda, na zona norte do Rio de Janeiro, foi palco de uma revolução cultural que reverbera até hoje...

Erikah Badu fará show no Brasil em novembro

A cantora norte-americana Erykah Badu, uma das principais vozes do neo soul, está de volta ao Brasil. A artista confirmou um show exclusivo em São...

Com Mano Brown, festa 100% Favela homenageia as mulheres do rap

No dia 14 de setembro (sábado), a festa 100% Favela + Mulher acontece na Favela Godoy, no bairro Capão Redondo, Zona Sul de São Paulo....
-+=