Movimento Negro alerta sobre a anemia falciforme

Por: Jeyson Nascimento

 

 

Agentes Comunitários de Saúde (ACS) participam nesta segunda-feira (23/04) da abertura do projeto do Movimento Negro de Rondonópolis que procura difundir informações sobre a anemia falciforme. O evento será realizado na União Rondonopolitana de Moradores de Bairro (Uramb).

A presidente do Movimento Negro de Rondonópolis, Elaine Lopes, disse que no primeiro momento o treinamento será voltado para os ACSs, pois estão em contato mais próximo com a comunidade e podem alertar as pessoas sobre a doença.

Elaine disse que a reunião contará com a presença de profissionais de Cuiabá especializado no assunto e também o presidente da Associação Mato-grossense de Portadores de Anemia Falciforme que trará informações sobre a doença, além da distribuição de cartilhas sobre o assunto.

Segundo a presidente do Movimento Negro, a anemia falciforme é a maior doença genética do país e pouco é informado sobre ela, a prova disso é que uma grande parte dos profissionais de saúde não tem conhecimento da doença, que acomete principalmente negros e afrodescendentes.

A segunda etapa do projeto consiste na realização de palestras sobre a doença nas escolas secundarista e universidades. “Precisamos que as pessoas saibam mais sobre a doença, nosso objetivo e difundir a informação para alertar a população sobre a enfermidade”, concluiu Elaine.

A partir do trabalho realizado com os ACSs será dado início ao levantamento de quantas pessoas sofrem com a doença. E posteriormente a confecção de um dossiê que será apresentado aos vereadores para que seja criada politicas públicas em prol do portadores da doença.

 

 

Fonte: 24horas

+ sobre o tema

Abolição da escravatura no Brasil : a lei é questionada

No dia em que se comemorou os 125...

Padilha: médicos cubanos virão ao Brasil, apesar de notícia falsa na mídia

  O diário conservador espanhol El Pais e o portal...

Do medo

"Não fica com medo não que o bicho sente!",...

Multidão se despede de Augusto Omulú

“O negro segura a cabeça com...

para lembrar

Entidade do movimento negro ganha site

O Geledés, que lida com questões ligadas ao racismo...

Acender fogueira e bater tambor

As festas juninas, acender fogueira e bater tambor são panculturais...

“Terra Nostra” só para os italianos, por Sueli Carneiro

A mensagem subliminar é a de uma suposta resignação...
spot_imgspot_img

Com discurso de Lula e da ministra Anielle Franco no Fórum de Afrodescendentes na ONU, Geledés aponta que o Brasil está no caminho certo...

“Para Geledés, o Fórum Permanente de Afrodescendentes é extremamente importante, porque pode construir, no sentido mais amplo, compromissos de enfrentamento ao racismo global. Sobre...

Kabengele Munanga receberá título de professor emérito da USP

O antropólogo congolês-brasileiro Kabengele Munanga receberá, na próxima sexta (2), o título de professor emérito pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. Ele nasceu em...

Beyoncé canta Tina Turner em espetáculo futurista da nova turnê ‘Renaissance’

Numa performance brilhante, Beyoncé fez o primeiro de seus cinco shows em Londres nesta segunda-feira no estádio Tottenham Spurs, como parte de sua aguardada turnê "Renaissance", a...
-+=