Movimento negro apresenta livro sobre racismo em Ilhabela

A Prefeitura de Ilhabela receberá representantes do Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra do Estado de São Paulo para o lançamento do livro Racismo: São Paulo Fala, que faz parte da campanha Racismo: Se Você Não Fala, Quem Vai Falar?.O evento que integra a programação da campanha Ilhabela é pra valer acontecerá no próximo dia 28 de agosto, às 17h, na sede da Secretaria de Turismo, na Barra Velha.

O livro contou com a participação de milhares de pessoas que narraram suas experências em relação ao racismo, por meio de crônicas, cartas, poesias e relatos.

A publicação foi produzida com 120 cartas escolhidas entre cerca de 13 mil enviadas para a campanha que foi lançada no ano passado e estimulou as pessoas a escreverem relatos sobre o tema.

O Conselho Estadual tem percorrido nos últimos meses algumas cidades do estado de São Paulo para divulgar o livro e Ilhabela receberá 50 livros para serem distribuídos nas escolas do município.

Além das autoridades locais, também estarão presentes no evento a Presidente do Conselho, Professora Elisa Lucas Rodrigues; o assessor do Gênero e Etnia da Cultura e membro do Conselho, o sociólogo Leandro Rosa, e a Professora Teresinha de Oliveira Marciano Costa, que é membro do Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra do Estado de São Paulo e presidente da Zambé do Movimento Negro de Caraguatatuba.

A Àfrica em Nós? – Na ocasião também será lançada na cidade a Campanha Fotográfica A Àfrica em Nós?, promovida pela Secretaria de Estado da Cultura. Aberta a amadores, fotógrafos profissionais e estudantes, a ação convoca a população paulista a mostrar, por intermédio da fotografia, a influência africana no cotidiano do povo brasileiro.

Serviço:Lançamento do livro: Racismo: São Paulo Fala?
Data: 28/08/09
Horário: 17h00
Local: Secretaria de Turismo e Fomento
Praça Vereador José Leite dos Passos, 14 – Barra Velha – Ilhabela-SP

Matéria original:Movimento negro apresenta livro sobre racismo em Ilhabela

+ sobre o tema

Começa hoje pagamento de R$ 200 da primeira parcela do Pé-de-Meia

A primeira parcela do programa Pé-de-Meia, no valor de...

Um país doente de realidade

O Brasil é um país "doente de realidade". A...

para lembrar

Após sofrer racismo na escola, Kheris Rogers de 10 anos cria linha de roupas empoderadora

Você precisa conhecer Kheris Rogers, uma menina de 10...

Band humilha garis outra vez. Hélio Costa não vai fazer nada ?

Carta aberta à população (do Sindicato dos Garis e...

RACISMO NA ITÁLIA: Berlusconi: “Menos imigrantes igual a menos crimes”

Polémica em Itália após declarações de Silvio Berlusconi. Para...
spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...
-+=