Movimento negro apresenta livro sobre racismo em Ilhabela

A Prefeitura de Ilhabela receberá representantes do Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra do Estado de São Paulo para o lançamento do livro Racismo: São Paulo Fala, que faz parte da campanha Racismo: Se Você Não Fala, Quem Vai Falar?.O evento que integra a programação da campanha Ilhabela é pra valer acontecerá no próximo dia 28 de agosto, às 17h, na sede da Secretaria de Turismo, na Barra Velha.

O livro contou com a participação de milhares de pessoas que narraram suas experências em relação ao racismo, por meio de crônicas, cartas, poesias e relatos.

A publicação foi produzida com 120 cartas escolhidas entre cerca de 13 mil enviadas para a campanha que foi lançada no ano passado e estimulou as pessoas a escreverem relatos sobre o tema.

O Conselho Estadual tem percorrido nos últimos meses algumas cidades do estado de São Paulo para divulgar o livro e Ilhabela receberá 50 livros para serem distribuídos nas escolas do município.

Além das autoridades locais, também estarão presentes no evento a Presidente do Conselho, Professora Elisa Lucas Rodrigues; o assessor do Gênero e Etnia da Cultura e membro do Conselho, o sociólogo Leandro Rosa, e a Professora Teresinha de Oliveira Marciano Costa, que é membro do Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra do Estado de São Paulo e presidente da Zambé do Movimento Negro de Caraguatatuba.

A Àfrica em Nós? – Na ocasião também será lançada na cidade a Campanha Fotográfica A Àfrica em Nós?, promovida pela Secretaria de Estado da Cultura. Aberta a amadores, fotógrafos profissionais e estudantes, a ação convoca a população paulista a mostrar, por intermédio da fotografia, a influência africana no cotidiano do povo brasileiro.

Serviço:Lançamento do livro: Racismo: São Paulo Fala?
Data: 28/08/09
Horário: 17h00
Local: Secretaria de Turismo e Fomento
Praça Vereador José Leite dos Passos, 14 – Barra Velha – Ilhabela-SP

Matéria original:Movimento negro apresenta livro sobre racismo em Ilhabela

+ sobre o tema

Professora é acusada de racismo por aluno em Franca (SP)

Ela teria mandado um estudante "pular como um macaco"...

Conferência nacional discute igualdade dos povos

- Fonte: Gazeta Web- Thinkstock/Getty Images Evento foi construído com...

para lembrar

Por que a Alemanha não se desculpou até hoje pelo primeiro genocídio do século 20

Para historiadores, trata-se do primeiro genocídio do século 20....

‘Sinto-me profundamente chocado’, diz Alexandre Pires sobre denúncia

O cantor Alexandre Pires se pronunciou, por meio de...

Pinheirinho: violência policial é atestada; dois mil abusos

Relatório parcial divulgado neste final de semana pelo Conselho...
spot_imgspot_img

Uma elite que sabe muito, mas entende pouco

Em uma manhã qualquer, entre um brunch com avocado e uma conversa sobre alguma viagem à Europa, um membro de uma típica parcela da...

Em memória dos Pretos Novos

Os mortos falam. Não estou me referindo a nenhum episódio da série de investigação criminal CSI (Crime Scene Investigation) ou à existência de vida após a...

Desafios mortais na internet são urgência que o Congresso ignora

Uma menina morreu. Podia ser sua filha, neta, sobrinha, afilhada. Sarah Raíssa Pereira de Castro tinha 8 aninhos e a vida inteira pela frente....
-+=