Movimento negro e africano repudiam declarações do presidente do CRM

 

A União dos Negros pela Igualdade (UNEGRO), o Centro Cultural Afro Mato-grossense e os estudantes africanos residentes em Cuiabá, divulgaram Nota de Repúdio ao presidente do Conselho Regional de Mato Grosso (CRM) à sua comparação do caos no Pronto Socorro de Cuiabá com o continente africano.

 

Abaixo, a íntegra da nota:


Nota de Repúdio

Desumanidade médica também deve entrar no debate

A União dos Negros pela Igualdade (UNEGRO), o Centro Cultural Afro Mato-grossense e os estudantes africanos residentes em Cuiabá, repudiam a forma preconceituosa e estereotipada com que o presidente do Conselho Regional de Medicina (CRM), senhor Arlan de Azevedo Ferreira, trata o continente africano.

 

Em primeiro lugar é necessário destacar que a denúncia do CRM está correta e todos nós apoiamos. O que não concordamos é com a ignorância e desinformação do médico Arlan Ferreira em relação à África, reforçando uma imagem distorcida daquele continente, sempre associada à fome, miséria, violência e doenças.

 

A África é o continente que mais sofreu com o colonialismo europeu e as mazelas que os brancos dos países colonizadores levaram para lá refletem até hoje na condição de vida dos africanos. Mas nem por isso a África é só mazelas. O povo africano, na maioria de seus 54 países, luta para construir nações soberanas e dignas.

 

Se o médico Arlan fosse melhor informado e menos preconceituoso, poderia falar também em “condições subumanas e latino-americanas” ou em “condições subumanas e asiáticas” e até em “condições subumanas e norte-americanas”. Sim, por que em todos os continentes e até mesmo na nação mais poderosa do planeta existem países e comunidades desprovidas de qualquer atendimento de saúde digno.

 

Mas para nós não interessa apenas discutir a desumanidade do atendimento no PS de Cuiabá. Concordamos que os administradores municipais e estaduais são responsáveis diretos pelo caos naquela unidade de saúde. Porém não podemos deixar de alertar que a conduta dos médicos que ali atuam, em sua esmagadora maioria, não é digna do juramento que esses profissionais fizeram ao receber seus diplomas.

 

Conclamamos o senhor presidente do CRM, já que este – em tese – é um órgão fiscalizador da atuação médica, a introduzir no debate que a entidade lançou sobre desumanidade, a conduta desumana de seus representados. Os médicos, com sua postura elitista, negligente e de desprezo pelos pobres (em geral negros) que recorrem ao Pronto Socorro Municipal de Cuiabá, são também responsáveis pela situação subumana encontrada naquela unidade de saúde.

 

 

Fonte: O Documento

+ sobre o tema

Ministra da Igualdade Racial participa de debates do Fórum Social Temático 2012

Quilombos e mulheres negras são pautas da agenda da...

Ilê Aiyê recebe inscrições de crianças para formação de banda mirim

Crianças com idades entre 8 e 15 anos podem...

Movimento Negro alerta sobre a anemia falciforme

Por: Jeyson Nascimento     Agentes Comunitários de Saúde (ACS) participam nesta...

Entidades do Movimento Negro se reúnem para debater calendário de lutas

Por: Lívia Francez   Diversas entidades e organizações...

para lembrar

Morre árvore de 200 anos, símbolo da cultura negra em Araxá

Lenda conta que dois escravos foram enforcados na árvore.Depois...

Ao som dos tambores africanos

Novo espaço da cultura negra em Curitiba apresenta oficinas...

Ministras buscam parcerias com estados pela igualdade racial e de gênero

  As possibilidades de parcerias e convênios entre o governo...
spot_imgspot_img

João Cândido e o silêncio da escola

João Cândido, o Almirante Negro, é um herói brasileiro. Nasceu no dia 24 de junho de 1880, Encruzilhada do Sul, Rio Grande do Sul....

Levantamento mostra que menos de 10% dos monumentos no Rio retratam pessoas negras

A escravidão foi abolida há 135 anos, mas seus efeitos ainda podem ser notados em um simples passeio pela cidade. Ajudam a explicar, por...

Racismo ainda marca vida de brasileiros

Uma mãe é questionada por uma criança por ser branca e ter um filho negro. Por conta da cor da pele, um homem foi...
-+=