Movimentos Sociais debatem ações para fortalecer conquistas populares

Roberto Parizotti

A Coordenação dos Movimentos Sociais (CMS), organização composta por representantes do movimento sindical, estudantil, de mulheres, racial, de luta pela terra e moradia, entre outros, estão organizando uma grande Plenária dos Movimentos Sociais. A atividade foi definida em reunião realizada na última terça-feira (4), na capital paulista, que debateu ainda ações pelo fortalecimento e ampliação das conquistas populares.

Entre as questões levantadas pelos participantes, a reforma política e a democratização dos meios de comunicação foram classificados como prioridade, após toda a campanha de oposição que a mídia fez à presidenta durante o último processo eleitoral.

A deputada estadual reeleita pelo PCdoB, Leci Brandão, fez questão de participar da iniciativa e alertou para o conservadorismo que se instalou no Congresso Nacional com o aumento da chamada “bancada da bala” e a diminuição de representantes dos trabalhadores.

Para ela é preciso retomar a luta nas ruas, mesma opinião de Igor Felipe Santos, um dos coordenadores estaduais do MST. Segundo ele há um movimento de intensificação da luta de classes no Brasil e é necessária a reorganização das forças progressistas e populares para avançar no próximo período.

O presidente nacional da CTB, Adilson Araújo, que participou junto a outras centrais sindicais, defendeu a construção de uma agenda unitária de lutas em defesa da democracia e das vitórias conquistadas pelo povo brasileiro nos últimos 12 anos. Adilson também destacou a relevância do movimentos social para a reeleição da presidenta Dilma.

 

Fonte: Vermelho

+ sobre o tema

Rio de Janeiro, 2007–2010: em guerra?

Luciano Phaelante Casales e George Felipe de Lima Dantas       "É claro...

VI Concurso de Boas Práticas pela Igualdade e Equidade de Gênero e Interculturalidade em Saúde

Estão abertas as inscrições para o VI Concurso de...

Magazine Luiza abre inscrições de trainee só para negros

O Magazine Luiza anunciou em comunicado a abertura de...

8 de março: Brasil dá três passos para trás

Em fevereiro a Espanha aprovou uma ampla legislação que...

para lembrar

Partidos que não promoveram participação feminina devem perder tempo de TV

A legislação determina que 10% da propaganda partidária gratuita...

‘Esperamos que o povo brasileiro nos respeite’, diz médica cubana

  Profissionais cubanos do Mais Médicos chegaram a...

Conferência Livre Feminista de Comunicação

  Da comunicação que temos, à comunicação que...

Direitos de crianças e adolescentes na América Latina e no Caribe

Passados 30 anos da adoção da Convenção sobre os...
spot_imgspot_img

Cimi registra ataques a povos indígenas em três estados

Os conflitos entre produtores rurais e grupos indígenas continuam no Mato Grosso do Sul e Paraná. De acordo com publicação feita neste sábado (20) pelo Conselho...

Movimento Negro cobra e Brasil se posiciona na ONU sobre agenda racial

Nesta quarta-feira, 17, durante a sessão do Fórum Político de Alto Nível nas Nações Unidas, em Nova York, Geledés – Instituto da Mulher Negra...

46º Prêmio Vladimir Herzog: inscrições prosseguem até 20 de julho

Termina no próximo sábado, 20 de julho, o prazo para inscrições ao 46º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos (PVH).  A premiação...
-+=