‘Muito chateada’, diz mulher obrigada pela Justiça a fazer cesariana no RS

Adelir Góes reclama de atendimento em hospital e da decisão judicial.
Promotor diz que parto normal colocava em risco a vida da mãe e do bebê.

A mulher de 29 anos que foi submetida a uma cesariana contra a própria vontade por determinação da Justiça do Rio Grande do Sul desabafou contra o atendimento médico recebido no hospital e a decisão judicial. Em vídeo gravado pelo marido, Adelir Carmen de Goés, de 29 anos, diz que se sentiu “frustrada” e “chateada” após o parto da filha.

O caso ocorreu na última segunda-feira (31) no hospital Nossa Senhora dos Navegantes em Torres, no Litoral Norte gaúcho. A gestante queria que o bebê nascesse de parto normal, mas a equipe médica entendeu que o procedimento colocaria em risco a vida dela e do bebê.

Após retornar para casa, contrariando a orientação médica, a mulher foi reconduzida ao hospital por um oficial de Justiça, escoltada por policiais, em cumprimento de uma ordem judicial. Na madrugada de terça-feira (1º), ela deu à luz uma menina, por cesariana. Yuja nasceu com 3,6 quilos e passa bem.

“Me sinto frustrada, muito chateada. Na hora que eu já estava de cinco em cinco minutos com contrações, chegou a polícia, chegou o oficial de Justiça, com viatura e ambulância, me aterrorizando, dizendo que se não eu não cumprisse o mandado, meu marido ia ser preso”, diz Adelir no vídeo, com a filha nos braços.

De acordo com o depoimento da mulher ao marido, ela teria informado as enfermeiras que foi ao hospital apenas para ser examinada, mas que não tinha intenção de realizar o parto lá. O hospital, no entanto, diz em nota que a médica responsável pelo atendimento constatou a necessidade de cesariana imediata para preservar a vida da mãe e do bebê. Decidida pelo parto normal, Adelir assinou um termo de responsabilidade e voltou para casa.

“Ela (a médica) ficou muito mais brava, disse que eu tinha que assinar (um documento) como se eu estivesse fugindo daqui, que não era ela me liberando. Aceitei assinar, mesmo como fugitiva, porque o acordo que eu tinha feito com as enfermeiras era que eu vinha aqui só para ser avaliada. Já queriam me segurar para o parto cesárea. Assinei o papel para poder sair daqui e tentar entrar em trabalho de parto em casa”, explicou Adelir.

Após ser procurado pela equipe do hospital e de posse de laudos médicos que atestavam o suposto risco de morte da mãe e do bebê, o promotor Octavio Noronha, do Ministério Público de Torres, decidiu ingressar na Justiça com um pedido de medida protetiva. A juíza plantonista Liniane Maria Mog da Silva aceitou os argumentos e determinou que a gestante fosse levada novamente ao hospital – com apoio da polícia, caso necessário – e que o parto fosse realizado por cesariana, se essa fosse a recomendação médica no momento.

“Não se buscou com essa medida a discussão se é melhor o parto normal ou a cesariana. O que há nesse caso extremo é o risco de vida da criança. Para resguardar esse direito à vida, que deves ser tutelado mesmo contra a vontade da mãe, é que se buscou o ajuizamento da ação”, justifica Noronha. “Acima de todas as preferências está o direito à vida da criança. Esse direito deve ser resguardado com absoluta prioridade. É o que diz a Constituição”, acrescenta o promotor.

O diretor técnico do Hospital Nossa Senhora dos Navegantes, Marcelo Fagundes, nega que o hospital tenha induzido a cesariana e diz que a instituição ajudou tanto a mãe quanto o bebê. Porém, o marido de Adelir, Emerson Guimarães Lovari, disse que vai processar o hospital e a equipe médica. A mulher deve receber alta nesta quinta-feira (3).

“Eu queria estar mais feliz por a minha filha estar saudável. Se fosse trabalho de parto normal, eu já estaria em casa, que eu tenho outra bebê, e o leite teria descido. O leite não desceu até agora porque o parto cesárea demora mais o leite descer”, concluiu Adelir no vídeo.

Mãe e bebê passam bem após cesariana forçada em Torres, no Litoral Norte do RS (Foto: Arquivo Pessoal)

Na rede particular do Rio, 93% dos partos são cesarianas 

 

Taxa de cesariana cresce na rede privada de saúde

 

Ministério Público Federal cobra diminuição de partos por cesariana no Brasil

 

Campeão de cesarianas desnecessárias: Brasil, um caso de vontade política

 

Exagero de Cesarianas no Brasil 

 

Uma em cada quatro mulheres sofre violência no parto

 

Grávidas pardas e negras recebem menos anestesia no parto

 

 

Fonte: G1

 

+ sobre o tema

Uruguai: governo diz que número de abortos diminuiu após descriminalização

Segundo o governo, os dados preliminares apontam entre 300...

Nota da CNAIDS ao Ministro Alexandre Padilha

AoExmo. Sr.Alexandre PadilhaMinistro de Estado da Saúde - Ministério...

GO: ex-pastor é preso por estupro e cárcere privado da mulher por 6 anos

Um ex-pastor evangélico de 45 anos foi preso na...

Carta Aberta contra a chamada para a II Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial

Vimos manifestar publicamente à sociedade curitibana, assim como ao...

para lembrar

Estudo indica que DSTs atingem mais os homens negros no Brasil

Fonte: Diário de Pernambuco - O total de homens negros...

Risco e escolha

A noção de risco em saúde orienta o processo...

Cerca de 100 especialistas em HIV estavam em avião da Malásia

Mortes de dezenas de destacados especialistas na área provocam...

Vacina de hepatite A passa a ser oferecida em todo o país este mês

Paraná, São Paulo e Roraima eram últimos estados que...
spot_imgspot_img

A indiferença e a picada do mosquito

Não é preciso ser especialista em saúde para saber que condições sanitárias inadequadas aumentam riscos de proliferação de doenças. A lista de enfermidades que se propagam...

Mulheres pretas e pardas são as mais afetadas pela dengue no Brasil

Mulheres pretas e pardas são o grupo populacional com maior registro de casos prováveis de dengue em 2024 no Brasil. Os dados são do painel de...

Saúde: 307 crianças ianomâmis desnutridas foram resgatadas em 2023

Ao longo do ano de 2023, 307 crianças ianomâmis diagnosticadas com desnutrição grave ou moderada foram resgatadas e recuperadas, segundo o Ministério da Saúde. Há quase...
-+=