Mulher dá à luz na recepção de maternidade e bebê cai

 

Mãe esperava por atendimento na maternidade Nascer Cidadão, na periferia de Goiânia, quando entrou em trabalho de parto e teve a criança alí mesmo; recém-nascido chegou a cair no chão durante a expulsão e foi resgatado improvisadamente por um médico; secretário municipal de Saúde afirmou em entrevista que informações incongruentes da mulher pode ter prejudicado a avalição dos médicos; mesmo assim, equipe técnica que estava de plantão foi afastada até que sindicância apure as responsabilidades do caso

Vídeo postado no Facebook mostra o exato momento em que uma mulher entra em trabalho de parto na recepção da maternidade Nascer Cidadão, no Jardim Curitiba, periferia de Goiânia, que é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde. O fato aconteceu às 19h45 da terça-feira (11) e ceio a público após a divulgação do vídeo.

A mulher está sentada num banco da área de espera do hospital quando acontece o parto. O bebê chegou a cair no chão de altura de cerca de meio metro é foi socorrido de forma improvisada por um médico que acorreu ao local. As pessoas que aguardavam na recepção gritam de desespero, chocadas com o descaso. É possível ver que a mãe perde muito sangue.

Na tarde desta quarta-feira (12), o secretário municipal de Saúde, Fernando Machado, concedeu entrevista e disse que o corpo técnico da maternidade foi afastado.

O vídeo pode ser visto aqui(As imagens são fortes)

Veja a nota da secretaria:

Em entrevista coletiva na tarde desta quarta, 12, o secretário de saúde de Goiânia, Fernando Machado anunciou o afastamento de todo o corpo técnico que estava de plantão no momento do parto da usuária Letícia Leite Machado, na Maternidade Nascer Cidadão. O bebê nasceu às 19h45 da terça, 11, enquanto a mãe aguardava por internação.

Os servidores envolvidos ficarão afastados até a apuração dos fatos por meio de sindicância aberta hoje pela SMS. O documento será encaminhado para os Conselhos de Medicina e Enfermagem para análise técnica. O prazo do apresentados pelo secretário é de 3 a 4 dias para o resultado da sindicância.

Um usuário filmou a parturiente no momento do nascimento do bebê. O homem que aparece acolhendo a criança é o médico obstetra de plantão, que prestou os primeiro cuidados ao bebê do sexo feminino, que nasceu com 2.270 gramas e 47 centímetros. O bebê passou por todos os exames necessários, inclusive raio-x de tórax e crânio. Bebê e mãe passam bem.

De acordo com a direção da Maternidade, a usuária chegou à unidade sem acompanhante às 17h25 e às 19h foi reavaliada. O bebê nasceu às 19h45 enquanto a usuária aguardava a internação. A explicação da direção é que o processo expulsivo do bebê ocorreu de forma mais acelerada que o comum. A usuária informou que era o segundo parto, mas na verdade é seu quinto filho. Essa informação pode ter prejudicado o raciocínio clínico da equipe. A Sindicância vai servir para apurar este fato também.

Fonte: 247

+ sobre o tema

Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva lança Entre Brasil e África

Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva lança Entre Brasil e...

Nosso adeus a Adalberto Camargo Júnior

Faleceu nesta tarde de terça-feira, 22 de novembro, o...

Tese:Direitos Humanos e as práticas de racismo: o que faremos com os brancos racistas?

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA – UnB INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS...

para lembrar

Combates, protestos… E muito machismo

Práticas machistas atravessam a história e aprofundam a desigualdade,...

Revista AzMina é condenada por expor comentários machistas

Revista AzMina deve pagar indenização de R$ 2 mil...

Saiba se seu cônjuge é um tirano financeiro

Pode começar de forma inocente: talvez seu cônjuge lhe...
spot_imgspot_img

Homens ganhavam, em 2021, 16,3% a mais que mulheres, diz pesquisa

Os homens eram maioria entre os empregados por empresas e também tinham uma média salarial 16,3% maior que as mulheres em 2021, indica a...

Escolhas desiguais e o papel dos modelos sociais

Modelos femininos em áreas dominadas por homens afetam as escolhas das mulheres? Um estudo realizado em uma universidade americana procurou fornecer suporte empírico para...

Ministério da Gestão lança Observatório sobre servidores federais

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) lança oficialmente. nesta terça-feira (28/3) o Observatório de Pessoal, um portal de pesquisa de...
-+=