Mulher dá à luz na recepção de maternidade e bebê cai

 

Mãe esperava por atendimento na maternidade Nascer Cidadão, na periferia de Goiânia, quando entrou em trabalho de parto e teve a criança alí mesmo; recém-nascido chegou a cair no chão durante a expulsão e foi resgatado improvisadamente por um médico; secretário municipal de Saúde afirmou em entrevista que informações incongruentes da mulher pode ter prejudicado a avalição dos médicos; mesmo assim, equipe técnica que estava de plantão foi afastada até que sindicância apure as responsabilidades do caso

Vídeo postado no Facebook mostra o exato momento em que uma mulher entra em trabalho de parto na recepção da maternidade Nascer Cidadão, no Jardim Curitiba, periferia de Goiânia, que é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde. O fato aconteceu às 19h45 da terça-feira (11) e ceio a público após a divulgação do vídeo.

A mulher está sentada num banco da área de espera do hospital quando acontece o parto. O bebê chegou a cair no chão de altura de cerca de meio metro é foi socorrido de forma improvisada por um médico que acorreu ao local. As pessoas que aguardavam na recepção gritam de desespero, chocadas com o descaso. É possível ver que a mãe perde muito sangue.

Na tarde desta quarta-feira (12), o secretário municipal de Saúde, Fernando Machado, concedeu entrevista e disse que o corpo técnico da maternidade foi afastado.

O vídeo pode ser visto aqui(As imagens são fortes)

Veja a nota da secretaria:

Em entrevista coletiva na tarde desta quarta, 12, o secretário de saúde de Goiânia, Fernando Machado anunciou o afastamento de todo o corpo técnico que estava de plantão no momento do parto da usuária Letícia Leite Machado, na Maternidade Nascer Cidadão. O bebê nasceu às 19h45 da terça, 11, enquanto a mãe aguardava por internação.

Os servidores envolvidos ficarão afastados até a apuração dos fatos por meio de sindicância aberta hoje pela SMS. O documento será encaminhado para os Conselhos de Medicina e Enfermagem para análise técnica. O prazo do apresentados pelo secretário é de 3 a 4 dias para o resultado da sindicância.

Um usuário filmou a parturiente no momento do nascimento do bebê. O homem que aparece acolhendo a criança é o médico obstetra de plantão, que prestou os primeiro cuidados ao bebê do sexo feminino, que nasceu com 2.270 gramas e 47 centímetros. O bebê passou por todos os exames necessários, inclusive raio-x de tórax e crânio. Bebê e mãe passam bem.

De acordo com a direção da Maternidade, a usuária chegou à unidade sem acompanhante às 17h25 e às 19h foi reavaliada. O bebê nasceu às 19h45 enquanto a usuária aguardava a internação. A explicação da direção é que o processo expulsivo do bebê ocorreu de forma mais acelerada que o comum. A usuária informou que era o segundo parto, mas na verdade é seu quinto filho. Essa informação pode ter prejudicado o raciocínio clínico da equipe. A Sindicância vai servir para apurar este fato também.

Fonte: 247

+ sobre o tema

para lembrar

84% dos brasileiros apoiam discutir gênero nas escolas, diz pesquisa Ibope

“É uma questão civilizatória reconhecer que pessoas vivem sexualmente...

Semana de Ação Mundial 2016: de 30 de maio a 03 de junho em todo o Brasil! Vem!

COMUNICADO 01 Do  Campanha Educação  Enviado para o Portal Geledés Semana de Ação...

Vereador denuncia Colégio Anchieta ao MP por “racismo”

O vereador entrou com uma representação no Ministério Público...

Mulher é a primeira negra a concluir doutorado em educação na UFSM

Maria Rita Py Dutra defendeu tese sobre inserção de...
spot_imgspot_img

Inscrições no Enem 2024 são prorrogadas até 14 de junho

As inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foram prorrogadas até o dia 14 de junho, anunciou o ministro da Educação, Camilo Santana,...

Inscrições para o Enem 2024 terminam nesta sexta-feira (7)

Termina nesta sexta-feira (7) o prazo para realização das inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. Os estudantes têm até 23h59...

Analfabetismo: Sul e Sudeste têm vantagem histórica, mas o futuro aponta para resultados mais promissores no Nordeste

Num intervalo de 11 dias, duas importantes pesquisas sobre analfabetismo foram divulgadas. Há três semanas, o Censo de 2022 do IBGE revelou o retrato do...
-+=