Guest Post »

Mulheres negras vão à luta

Projeto ‘Avança Nega’ oferece rede de apoio e aconselhamento

Do O Dia 

Reprodução/O Dia

Neste domingo, a partir das 10h, na Casa do Nando (Largo São Francisco da Prainha 9, Saúde), acontece a primeira edição do projeto ‘Avança Nega’. O evento foi criado com o intuito de ajudar mulheres negras que precisam de algum tipo de suporte emocional. “Todos os dias, nós somos assediadas, estupradas e muitas vezes isso acontece dentro de casa. Muita gente não faz ideia de quantas meninas lindas sofrem de problemas de autoestima.

O projeto busca, cada vez mais, fomentar a união e empatia entre nós, mulheres, e nos tirar de um lugar de solidão, abandono, tristeza, ao qual não pertencemos”, explica Marcele Oliver, uma das produtoras do projeto. “Neste primeiro encontro, iremos falar sobre relacionamentos abusivos. Não podemos nos cegar. O que me deu coragem de colocar esse projeto para andar foi o simples fato de eu gostar de ouvir, aconselhar e ajudar todos que me procuram. Aí, eu pensei: ‘Por que não tornar isso algo grande? Ajudar mulheres que, às vezes, só precisam de um ouvido pra desabafar?'”, questiona Marcele.

Idealizado por ela em parceria com Roberta Santos psicóloga negra e militante , o evento enaltece a força da mulher. “O lema aqui é: ‘Uma sobe e puxa a outra’. Vamos ter café da manhã, almoço e muito bate-papo, e sorteio de brindes”, finaliza.

 

Related posts