Música homofóbica coloca pagodeiros em “batalha” na Bahia

Os cantores de pagofunk Mr Galiza e Robyssão

Às vésperas da folia, quando são lançados os hits que vão estourar no Carnaval, os soteropolitanos assistem ao desenrolar de uma trama polêmica envolvendo o pagodeiro Robyssão e o Grupo Gay da Bahia (GGB).

por Marcelo Barreto no UOL

O imbróglio é por conta da música “Quem Banca é o Viado”, em que a letra insinua que um rapaz da periferia que recebe presentes de outro homem em troca de favores sexuais.

O tom irônico gerou repúdio da militância, que elaborou uma notícia-crime no Ministério Público (MP-BA) contra o cantor, pedindo que o órgão instaure procedimentos para apurar a composição. “Consideramos que a música incita o preconceito contra um segmento em especial e a outros grupos sociais por analogia. Incita um patrulhamento aos LGBT, associado a certa criminalidade nos relacionamentos, desqualificando e desconsiderando a possibilidade do afeto entre as pessoas”, diz a denúncia.

Além de acionar judicialmente o artista, a entidade lançou um desafio inédito: ofereceu R$ 1.000 para quem compusesse uma resposta à altura da provocação. A canção vencedora foi “Mais Amor Por Favor”, da professora Salete Maria. Em tom de protesto, a melodia fala de respeito e diversidade, e ganhou arranjos e voz do baiano Mr. Galiza, considerado concorrente de Robyssão no segmento do “pagofunk”.

Para Marcelo Cerqueira, presidente do GGB, embora trate-se de uma crônica de costumes comum nas periferias, este tipo de ofensa é inaceitável. “A música de Robyssão é horrível na essência e estimula o pior contra nossa população. Nossa campanha elegeu um um hino ao amor, uma possibilidade de fazer entretenimento sem trazer a intolerância tatuada.”, critica.

A Comissão da Diversidade Sexual da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-BA) também divulgou nota de repúdio e classificou a canção de “grotesca”. “Observa-se que a letra traz um conteúdo altamente preconceituoso e homofóbico. Compactuar com manifestações como esta seria o mesmo que corroborar com o estigma de que inexiste afetividade nas relações entre pessoas do mesmo sexo e com a estigmatização do jovem morador da periferia como um gigolô”, diz o texto.

Procurado pela reportagem, o cantor Robyssão não foi encontrado para falar sobre o caso.

Queixas de homofobia crescem no Carnaval

O Brasil continua sendo considerado campeão mundial de crimes motivados pela homolesbotransfobia (o ódio a gays, lésbicas e transgêneros). Dados do Relatório Anual de Assassinatos de Homossexuais no Brasil, elaborado pelo GGB, mostram que somente no ano passado foram registradas 326 mortes de gays, travestis e lésbicas, sendo um assassinato a cada 27 horas.

Os números revelam ainda que, apesar da queda nas taxas, a Bahia ainda é um dos Estados com maior incidência desses crimes. Levantamento realizado durante o Carnaval de 2014 pelo Observatório da Discriminação Racial e LGBT, órgão ligado a Secretaria Municipal da Reparação (Semur), indicou que os casos de discriminação contra os LGBTs registraram o maior número de ocorrências: 40% do total de denúncias, entre queixas contra agressão verbal e gestual (50%), psicológica e/ou moral (33%) e violência física (17%).

Criado há dez anos, somente no ano passado o núcleo passou a incluir ações de apoio aos LGBTs no Carnaval. A representante do Observatório Zu Mota orienta que quem se sentir ameaçado pode procurar os postos avançados distribuídos pelos três circuitos, ligar para o disque-denúncia pelo 156 ou ainda pelo site do Observatório.

+ sobre o tema

‘Eu era neonazista até ser presa e me apaixonar por uma negra’

Angela King lembra quando foi a um bar já...

Evento estudantil sofre ‘ataque de intolerância’, segundo organização

A 3ª Semana Cultural do Curso de Direito da...

Skinheads suspeitos de agressão homofóbica em Fortaleza são notificados para depor

Garoto foi agredido em praça em Fortaleza em 'presumido...

Família real britânica terá seu primeiro casamento gay

Primo da rainha Elizabeth II será conduzido no altar pela...

para lembrar

Por quê criminalizar a Homofobia?

A maioria dos brasileiros assiste passivamente cenas diárias de...

Tolerância a ofensas prejudica candidatos, por Renato Janine Ribeiro

Por Renato Janine Ribeiro Aécio Neves e Eduardo Campos quiseram...

RS em meio a polêmicas de racismo e homofobia

Intolerância colocou Estado em evidência Valores fundamentais das sociedades, as...

Relator de comissão no Congresso propõe veto à adoção por casais gays

O deputado federal Ronaldo Fonseca (PROS-DF) apresentou nesta semana...
spot_imgspot_img

PM que agrediu mulher no Metrô disse que ela tinha de apanhar como homem, afirma advogada

A operadora de telemarketing Tauane de Mello Queiroz, 26, que foi agredida por um policial militar com um tapa no rosto na estação da Luz do Metrô de São...

Comitê irá monitorar políticas contra violências a pessoas LGBTQIA+

O Brasil tem, a partir desta sexta-feira (5), um Comitê de Monitoramento da Estratégia Nacional de Enfrentamento à Violência contra Pessoas LGBTQIA+, sigla para...

Homofobia em padaria: Polícia investiga preconceito ocorrido no centro de São Paulo

Nas redes sociais, viralizou um vídeo que registra uma confusão em uma padaria, no centro de São Paulo. Uma mulher grita ofensas homofóbicas e...
-+=