Na pele do outro – como a realidade virtual pode combater o racismo

Racismo pode ser amenizado com experimento de realidade virtual, segundo cientistas

Imagine colocar-se na pele de uma pessoa de uma etnia diferente da sua, ou de outro sexo, ou de outra matriz religiosa. Você acha que suas tendências ao racismo, xenofobia e preconceitos diminuiriam? Pesquisadores da Europa acreditam que sim – e têm obtido resultados positivos com pesquisas recentes que não só levam a pessoa pesquisada a mudar seus conceitos ou imaginar-se no corpo de outro, mas inserem a pessoa numa experiência profunda de “habitar em outra pele”, através de realidade virtual.

Cientistas de Londres e Barcelona debateram recentemente os resultados da aplicação de realidade virtual para proporcionar uma experiência profunda de “troca de pele” e formularam um artigo, publicado no jornal “Trends in Cognitive Sciences”

Para o co-pesquisador Mel Slater, viver em uma pele diferente ativa sinais sensoriais no cérebro que o permitem expandir sua compreensão sobre o que o corpo pode se parecer. “Isto pode fazer com que pessoas mudem suas atitudes sobre as outras”, afirma. Slater é professor de ambientes virtuais na Universidade College London e pesquisador na Universidade de Barcelona.

A percepção de si como um corpo de outra cor, através de mais elementos sensoriais, praticamente engana o cérebro e faz acionar mecanismos subconscientes de compreensão e proteção.

No experimento, mulheres brancas respondiam primeiramente a um “Teste Implícito por Associação” (IAT), um teste computadorizado capaz de revelar contornos racistas inconscientes. Elas, então, colocavam um capacete que dá a ilusão de estar num outro corpo. Eles utilizaram as cores de pele branca, negra e roxa. Depois da experiência, as mulheres faziam o teste IAT novamente.

As mulheres que incorporaram os corpos virtuais negros tornaram-se menos enviesadas contra pessoas negras no resultado de seus testes. As mulheres que incorporaram peles brancas ou roxas não aparesentaram mudanças nos testes.

Fonte: Huffington Post

 

Fonte: Semánario

Leia mais…

Olhos Azuis por Jane Elliott

+ sobre o tema

Por que mandaram matar Marielle Franco? Essa agora, é a pergunta que não se cala…

Seis anos depois e finalmente o assassinato de Marielle...

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de...

Poesia: Ela gritou Mu-lamb-boooo!

Eita pombagira que riscaseu ponto no chãoJoga o corpo...

para lembrar

O grande anjo negro: Sterling é capa de revista masculina e discute o racismo no futebol

Atacante do Manchester City também fala sobre importância de...

LISBOA DOS ESCRAVOS

Naky Gaglo é natural do Togo e vive em...

Traumas e consequências da escravidão tomam o foco do cinema nacional

Brasileiro ‘Todos os Mortos’, que disputará o Urso de...
spot_imgspot_img

“Dispositivo de Racialidade”: O trabalho imensurável de Sueli Carneiro

Sueli Carneiro é um nome que deveria dispensar apresentações. Filósofa e ativista do movimento negro — tendo cofundado o Geledés – Instituto da Mulher Negra,...

Militares viram no movimento negro afronta à ideologia racial da ditadura

Documento confidencial, 20 de setembro de 1978. O assunto no cabeçalho: "Núcleo Negro Socialista - Atividades de Carlos Alberto de Medeiros." A tal organização,...

Filme de Viviane Ferreira mescla humor e questões sociais com família negra

Num conjunto habitacional barulhento em São Paulo vive uma família que se ancora na matriarca. Ela é o sustento financeiro, cuida das filhas, do...
-+=