‘Não, desculpe, é só para brancos’ – Gerente Italiano discrimina africana em restaurante na capital de Gana

Uma campanha realizada por uma africana no site de relacionamentos Facebook, relatando um suposto episódio de racismo em um restaurante, gerou comoção em Gana.

Elizabeth Okoro, 26 anos, se disse chocada por ouvir do gerente do restaurante de frutos do mar The Atlantic Lobsters and Dolphins, na capital de Gana, Acra, que o local era “apenas para brancos”.

“Meu amigo espanhol começou a preencher o cadastro de clientes e, naquele momento, eu disse: ‘Com licença, eu também gostaria de entrar para este clube’, e ele respondeu: ‘Não, desculpe, é só para brancos'”, disse Okoro à BBC.

Restaurante acabou fechado pelas autoridades de turismo de Gana.

“Eu não estou parafraseando, eu não interpretei mal, não foi um erro de tradução… foi uma declaração precisa”, disse ela.

‘Piada’

O gerente do restaurante, o italiano Marco Ranaldi, não nega ter feito a afirmação, mas alega que tudo não passou de uma brincadeira.

“Quando eu estava dando o cartão de sócio para o espanhol, a senhora perguntou, ‘Por que você não me dá um?’ e eu fiz uma piada estúpida. Ela me respondeu dizendo algo como: ‘Ah, mas se você fizer isso, amanhã eu volto com a polícia’, e riu”, disse ele.

“Eu achei que estávamos brincando. Quer dizer, eu fiz uma piada boba, mas achei que ela tinha levado como piada.”

A polícia está investigando o incidente. Após uma visita do vice-ministro de Turismo de Gana, James Agyenim Boateng, as autoridades acabaram fechando o restaurante por ele não ter as licenças necessárias.


Fonte: BBC Brasil

+ sobre o tema

O que aprendi sobre os brancos desde que me casei com um homem negro

"Eu não sou racista", "Não é possível que ainda...

Mulheres Negras aumentam representatividade entre os cotistas da UFPR

As mulheres negras foram as que apresentaram o...

Encruzilhadas por todo percurso: individualidade e coletividade no movimento negro de base acadêmica

Tudo panos, úmido murcho, como corda antes da música. udo uma...

para lembrar

Padre é vítima de racismo em Serra Preta

Os internautas de Serra Preta ficaram perplexos com um...
spot_imgspot_img

A invenção do ‘fato isolado recorrente’

Que brasileiro é criativo todo mundo sabe. Em geral, somos mestres em jogo de cintura. Afinal, para a maior parcela da população, sempre foi...

É preciso evitar que barbárie de SP se espalhe

Não só as estatísticas, mas a sucessão de casos isolados (no plural) escancara a política de segurança do governador bolsonarista de São Paulo. Faz oito...

Mulher é acusada de cometer racismo religioso durante evento em hotel na Barra da Tijuca

Uma mulher foi encaminhada à 16ª DP (Barra da Tijuca) após ser acusada de racismo religioso em um hotel da Barra da Tijuca, Zona...
-+=