A Biblioteca Negra de Pelotas foi uma idéia que nasceu dentro da comunidade universitária em 2006, impulsionada pelo Grupo de Estudos Negros SANGOMA, orientado pelo Prof. Uruguay Cortazzo. Posteriormente o Clube Negro FICA AHÍ PARA IR DIZENDO entrou em parceria, oferecendo um local dentro do Clube para poder disponibilizar os livros para o público em geral.
O 21 de março de 2007 a Biblioteca foi aberta, sendo atendida pelos próprios estudantes.
O objetivo tem sido constituir-se num centro de informação sobre a África e a história ecultura da diáspora africana nas três Américas.
Pretende-se assim oferecer um lugar onde se possa entrar em contato com os conhecimentos que vem sendo produzidos em relação à negritude, mas também colaborar na construção dos novos caminhos que vem se abrindo na educação nacional, assim como apoiar pesquisadores, estudantes e leitores em geral.
Também procura transformar esse espaço em lugar de discussão e debate, organizando os Ciclos de Conversas onde professores, estudantes e pesquisadores expõem temas de interesse em uma linguagem acessível a todos. O Ciclo já está na sua quinta edição e começará o 25 de setembro deste ano.
Atualmente a Biblioteca conta com 500 volumes e está em processo de catalogação. Está previsto abrir novamente as portas para o público o 20 de novembro de 2010.
O Clube FICA AHI está em tratativas para poder adquirir o acervo e transformá-lo em patrimônio da instituição.
Fonte: Gazeta Digital