Negros continuam na luta por maior participação no telejornalismo

Fonte: Portal Imprensa –

 

Na última sexta-feira (20/11), comemorou-se o “Dia da Consciência Negra”. A cidade de São Paulo transformou a data em um justíssimo feriado municipal. O racismo velado e inconsciente ainda persiste em todos os âmbitos da sociedade brasileira, inclusive na TV.

 

A cada ano que passa, mais discussões surgem para colocar o tema em pauta. Ainda de uma forma muito tímida, perante aos 50% de participação na estrutura social, os negros começam a galgar espaço.

 

Há vários anos, Glória Maria era uma das poucas ícones negras no telejornalismo. O jornalista Heraldo Pereira é outro que conquistou seu espaço na Rede Globo. Há alguns anos, Pereira foi o primeiro negro a apresentar o tradicional “Jornal Nacional”. Zileide Silva é outra que integra o elenco do “JN”.

 

Já no SBT, Joyce Ribeiro se destaca atualmente no “Boletim de Ocorrências”. Joyce cobre também a folga dos âncoras na emissora. E não faz feio. Com firmeza e seriedade, ela apresenta os noticiários de forma que o telespectador não sinta falta dos titulares.

 

A TV Record também contribui para a maior participação do afrodescendente na TV. Recentemente, a emissora do bispo colocou no ar Jonny Santos, um jornalista negro, no comando no “Jornal da Record”. Pode ter sido uma “inspiração” em Heraldo Pereira, do “Jornal Nacional”, mas vale a iniciativa.

 

A TV Gazeta também não fica para trás. Luciana Camargo brilha na condução do “Gazeta News” e do “Jornal da Gazeta”. O fenômeno ainda é incipiente, mas já demonstra a preocupação dos diretores para a questão racial que aflige a sociedade brasileira.

 

Fabio Maksymczuk de Almeida Brito – Jornalista formado pela Universidade Mackenzie e bacharel em Comunicação Social – habilitação Relações Públicas pela ECA/USP. Em 2006, Fabio participou do concurso de monografias organizado pela ABRP (Associação Brasileira de Relações Públicas) e conquistou o 1º lugar na categoria “Relações com os Públicos”. Desde 2004, Fabio escreve sobre a tv brasileira no blog FABIOTV que integra o UOL Televisão Blogs.

Matéria original

+ sobre o tema

Tensões na grande mídia

A audiência pública no STF sobre ações afirmativas na...

Crise no jornalismo estimula aumento de blogs científicos

Do blog de Sônia Aranha, no GGN Por: Elton Alisson, de...

Racismo na mídia: entre a negação e o reconhecimento

A visibilidade às discussões sobre o racismo dada pela...

A mídia estragou a oposição

Por Luciano Martins Costa Os jornais de quarta-feira (22/10) fazem...

para lembrar

Treinamento de Mídia

  TREINAMENTO DE MÍDIA: Intercâmbio entre organizações que lutam pela...

O preconceito segundo o episódio do “Sexo e as nega” – Por: Dennis de Oliveira

Confesso que ainda não tinha assistido a um episódio...

Especialistas debatem formas de coibir Violência contra as Mulheres na mídia

O papel da mídia para legitimar as agressões contra...

Jessé Souza, sobre a mídia: “Tira onda de neutra, quando apenas obedece ao dinheiro”

Trechos da entrevista com Jessé Souza, presidente do IPEA,...
spot_imgspot_img

Portal Geledés recebe prêmio como imprensa negra brasileira

O que faz uma organização ser reconhecida como um canal de comunicação de destaque? Esta questão tem ocupado o pensamento da equipe do Portal...

Seletividade política apagou existência de afro-gaúchos e indígenas no RS

O dia 20 de setembro é a data mais importante do calendário cívico sul-rio-grandense. Ela faz alusão ao início da guerra civil que assolou...

Mvúka: Futuros Diversos através das vivências Negras

A ideia de uma realidade diversa de futuro para o povo negro brasileiro, se constrói a partir da interpretação crítica do passado e das...
-+=