Negros continuam na luta por maior participação no telejornalismo

Fonte: Portal Imprensa –

 

Na última sexta-feira (20/11), comemorou-se o “Dia da Consciência Negra”. A cidade de São Paulo transformou a data em um justíssimo feriado municipal. O racismo velado e inconsciente ainda persiste em todos os âmbitos da sociedade brasileira, inclusive na TV.

 

A cada ano que passa, mais discussões surgem para colocar o tema em pauta. Ainda de uma forma muito tímida, perante aos 50% de participação na estrutura social, os negros começam a galgar espaço.

 

Há vários anos, Glória Maria era uma das poucas ícones negras no telejornalismo. O jornalista Heraldo Pereira é outro que conquistou seu espaço na Rede Globo. Há alguns anos, Pereira foi o primeiro negro a apresentar o tradicional “Jornal Nacional”. Zileide Silva é outra que integra o elenco do “JN”.

 

Já no SBT, Joyce Ribeiro se destaca atualmente no “Boletim de Ocorrências”. Joyce cobre também a folga dos âncoras na emissora. E não faz feio. Com firmeza e seriedade, ela apresenta os noticiários de forma que o telespectador não sinta falta dos titulares.

 

A TV Record também contribui para a maior participação do afrodescendente na TV. Recentemente, a emissora do bispo colocou no ar Jonny Santos, um jornalista negro, no comando no “Jornal da Record”. Pode ter sido uma “inspiração” em Heraldo Pereira, do “Jornal Nacional”, mas vale a iniciativa.

 

A TV Gazeta também não fica para trás. Luciana Camargo brilha na condução do “Gazeta News” e do “Jornal da Gazeta”. O fenômeno ainda é incipiente, mas já demonstra a preocupação dos diretores para a questão racial que aflige a sociedade brasileira.

 

Fabio Maksymczuk de Almeida Brito – Jornalista formado pela Universidade Mackenzie e bacharel em Comunicação Social – habilitação Relações Públicas pela ECA/USP. Em 2006, Fabio participou do concurso de monografias organizado pela ABRP (Associação Brasileira de Relações Públicas) e conquistou o 1º lugar na categoria “Relações com os Públicos”. Desde 2004, Fabio escreve sobre a tv brasileira no blog FABIOTV que integra o UOL Televisão Blogs.

Matéria original

+ sobre o tema

Para especialistas, mídia estimula e deve responder por ações de justiceiros

Sociólogo Lalo Leal argumenta que a excessiva repetição "dessas...

Juízes premiam jornalistas comprometidos com direitos humanos

Com o objetivo de valorizar as ações e atividades...

A telenovela vai às urnas

Por Muniz Sodré Diz-me um tanto surpresa uma jovem repórter...

para lembrar

Escola de Frankfurt: Crítica à sociedade de comunicação de massa

por José Renato Salatiel Qual é a influência de meios de...

A mulher negra no cinema brasileiro: uma análise de Filhas do Vento

RESUMO  O artigo apresenta uma reflexão sobre a mulher negra...

Duvivier: “O humor da TV aberta bate nas mesmas pessoas que a polícia”

Ao participar do “Emergências”, no Rio de Janeiro, o...

Conferência Nacional de Comunicação: os caminhos até dezembro

Vencida a etapa de convocação da 1ª Conferência Nacional...
spot_imgspot_img

Geledés – Instituto da Mulher Negra abre novas turmas do Curso de Multimídia online e para todo Brasil 

O projeto de comunicação do Geledés – Instituto da Mulher Negra está abrindo novas turmas de formação em multimídia em parceria com o Zoom...

Portal Geledés recebe prêmio como imprensa negra brasileira

O que faz uma organização ser reconhecida como um canal de comunicação de destaque? Esta questão tem ocupado o pensamento da equipe do Portal...

Seletividade política apagou existência de afro-gaúchos e indígenas no RS

O dia 20 de setembro é a data mais importante do calendário cívico sul-rio-grandense. Ela faz alusão ao início da guerra civil que assolou...
-+=