Negros têm maior presença no Twitter e no Instagram, diz pesquisa

A popularidade do Twitter e do Instagram entre os negros americanos é maior do que entre outras etnias, revela pesquisa do Centro de Pesquisa Pew divulgada na quinta-feira. As mulheres saem na frente, em termos de gênero, quando a rede social em questão é o Pinterest, diz o mesmo estudo. As informações são do Business Insider.

A pesquisa realizada por telefone com 1,8 mil pessoas entre 4 de novembro e 9 de dezembro do ano passado mostra que 26% dos usuários do Twitter são negros, enquanto os brancos somam 14% e os hispânicos, 19%.

Segundo o analista Wayne Sutton, do SocialWayne.com, o Twitter permite “um campo nivelado para que as vozes (dos negros americanos) sejam ouvidas”. “Com a história da nossa cultura, agora temos um canal igualitário como todos”, afirma o pesquisador.

 

instagram-facebook-tela-generica-fria-gtyFoto: Getty Images

 

No Instagram, os negros também superam os outros dois grupos étnicos, com 23% comparados a 11% e 18%, respectivamente. Os asiáticos não foram considerados, segundo o Pew, porque a amostra era pequena demais para ser conclusiva.

“Negros e hispânicos estão puxando as vendas de smartphones ou tablets”, continua Sutton, citando uma pesquisa do Nielsen de março passado de que 54,4% dos negros e 57,3% dos hispânicos têm smartphones, contra 44,7% dos brancos.

No Instagram também há predominância de mulheres, com 16% a 10% de homens. No Pinterest, a diferença é de 25% a 5% para eles. “Quando começou, o Pinterest era organizado em torno de conteúdos especialmente atrativos para as mulheres – moda, comida, artesanato, compras”, diz Lee Rainie, do Pew.

O estudo também apontou que 83% dos jovens entre 18 e 29 anos estão em alguma rede social. Ao todo, 15% já tentaram usar o Pinterest, e 70% estão no Facebook. O Tumblr concentra 6% dos usuários de internet pesquisados pelo Pew.

De acordo com o instituto, o estudo, ao apontar dados demográficos referentes a etnia em redes sociais emergentes como Pinterest, Instagram e Tumblr, também revela sobre acessibilidade, ubiquidade e influência das mídias sociais.

 

 

Fonte: Terra

+ sobre o tema

Pra cima com o esforço, moçada

Não sei em qual momento a ideia do esforço...

Proposta sobre ‘cura gay’ é aprovada em comissão presidida por Feliciano

Sob o comando do deputado federal Marco Feliciano...

SPM prorroga, até 30/8, inscrições para o Pró-Equidade de Gênero e Raça

Empresas e instituições privadas e públicas que promovem...

O Movimento Negro e o Pacto Nacional – por Sérgio São Bernardo

A presidenta Dilma anunciou medidas de peso em...

para lembrar

Reflexão sobre o texto da Afropress e Luiza Bairros por Eduardo Santiago

REFLEXÕES SOBRE O TEXTO INTITULADO: Com avaliação de apagada,...

Até quando jornalistas como Merval serão financiados com dinheiro público?

por : Paulo Nogueira Uma das coisas essenciais que você...

Ministros recebem representantes da mídia negra brasileira

Evento discutiu, com representantes das mídias negras, formas de...

O racismo nosso de cada dia

Em 2012, ela ganhou o Prêmio Nacional de Jornalismo Abdias...
spot_imgspot_img

Geledés – Instituto da Mulher Negra abre novas turmas do Curso de Multimídia online e para todo Brasil 

O projeto de comunicação do Geledés – Instituto da Mulher Negra está abrindo novas turmas de formação em multimídia em parceria com o Zoom...

Portal Geledés recebe prêmio como imprensa negra brasileira

O que faz uma organização ser reconhecida como um canal de comunicação de destaque? Esta questão tem ocupado o pensamento da equipe do Portal...

Seletividade política apagou existência de afro-gaúchos e indígenas no RS

O dia 20 de setembro é a data mais importante do calendário cívico sul-rio-grandense. Ela faz alusão ao início da guerra civil que assolou...
-+=