Nelson Mandela deixa hospital

O ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, de 94 anos, foi autorizado neste sábado a voltar para casa, em Johannesburgo, depois de ter ficado dez dias hospitalizado devido a uma pneumonia.

“Agora receberá cuidados em casa”, indicou a Presidência sul-africana em um comunicado.

O mais popular de todos os sul-africanos continuará recebendo cuidados médicos em casa, como já era feito antes de sua internação, em dezembro de 2012, acrescentou a Presidência no comunicado.

Os médicos consideraram que o herói da luta contra o apartheid poderia deixar o hospital “devido a uma melhora constante e gradual de seu estado geral”. Foi levado de volta para sua casa em uma ambulância, escoltado por um discreto veículo de segurança.

Na quinta e na sexta-feira, o presidente sul-africano, Jacob Zuma, e a esposa de Mandela, Graça Machel, tranquilizaram a nação, afirmando que o ilustre paciente estava “cada vez melhor”.

O presidente Jacob Zuma agradeceu aos médicos, “a todos os sul-africanos e aos amigos da África do Sul em todo o mundo por seu apoio”.

O primeiro presidente negro da África do Sul, eleito em 1994, chamado carinhosamente de “Madiba” por seus compatriotas, já havia sido hospitalizado em janeiro de 2011 e depois em dezembro de 2012 por infecções pulmonares, provavelmente ligadas às sequelas de uma tuberculose contraída durante o tempo em que esteve preso na ilha-prisão de Robben-Island, perto da Cidade do Cabo.

Mandela passou 18 de seus 27 anos de detenção nas celas do regime do apartheid, quebrando pedras e respirando um pó que afetou permanentemente seus pulmões.

Em 1990 foi libertado e em 1993 recebeu o prêmio Nobel da Paz por seu papel nas negociações para instaurar uma democracia multirracial na África do Sul, junto com o último presidente do regime do apartheid, Frederik de Klerk.

A saúde do ex-mandatário é atualmente uma questão que preocupa os sul-africanos. Aqueles que o visitaram antes de sua hospitalização o descreveram como um idoso que tem boa saúde, mas que esquece algumas coisas.

Nelson Mandela sofreu uma grave tuberculose no passado, que o deixou no hospital durante seis semanas em 1988. Ele foi tratado várias vezes por problemas pulmonares, um quadro muito perigoso para alguém da sua idade.

Mandela é um ídolo venerado por todo um povo por ter conseguido evitar uma explosão de violência durante a transição entre o regime de segregação racial do apartheid e a democracia, em 1994.

Devido aos seus problemas de saúde, ele não é visto em público desde a final da Copa do Mundo de futebol, disputada em julho de 2010 em Johannesburgo.

Veja notícias completas sobre Nelson Mandela

 

+ sobre o tema

Patrice Lumumba

Faz agora meio século. Foi a 17 de Janeiro...

Ilha onde Nelson Mandela ficou preso é atração turística na Cidade do Cabo

Nelson Mandela, principal líder da luta anti-apartheid na África...

Hoje na História, 1909, nascia Kwame Nkrumah

Kwame Nkrumah (Nkroful , 21 de Setembro de 1909...

para lembrar

“Não sou santo”, afirma Nelson Mandela em novo livro

Uma nova compilação de documentos e registros pessoais de...

Estado de saúde de Mandela está muito melhor, de acordo com médicos

Joanesburgo - O ex-presidente sul-africano Nelson Mandela está "muito...

Médicos não param máquina enquanto houver sinais vitais

Denis Goldberg - que, a convite de Graça Machel,...
spot_imgspot_img

Relações África-América Latina: o legado de Desmond Tutu

O falecimento do arcebispo anglicano sul-africano Desmond Tutu, em 26 de dezembro de 2021, nos faz recordar o pouco interesse latino-americano em temas africanos....

Nelson Mandela: quem foi, onde nasceu, quando foi preso e outras dúvidas

Saiba tudo sobre Nelson Mandela: quem foi, onde nasceu, quando foi preso e outras dúvidas. Comemorado em 18 de julho, o Dia Internacional Nelson Mandela...

Zindzi Mandela, filha de Nelson Mandela, morre na África do Sul

Zindzi Mandela, filha do ex-presidente da África do Sul e herói nacional Nelson Mandela, morreu. O anúncio foi feito pelo porta-voz do partido governista...
-+=