Neonazistas caem em pegadinha

O público de um show neonazista, realizado na Alemanha, foi surpreendido ao descobrir que as camisetas que eles receberam como lembrança do evento tinham uma mensagem secreta anti extremista. Mas ela aparecia apenas depois de a roupa ser lavada.

O slogan das camisetas inicialmente combinavam com o tom do show: “rebeldes linha dura”, ilustrado por uma caveira e bandeiras nacionalistas.

Mas, uma vez lavadas, as frases se transformavam na mensagem de um grupo oferecendo ajuda aos extremistas de direita dispostos a abandonar as ideias nazistas. “Se sua camiseta pode fazer, você também pode – ajudaremos você a se afastar do extremismo de direita”, diz o slogan depois da primeira lavagem.

As roupas foram entregues pelos organizadores a 250 pessoas no show Rock for Germany, em Gera, após serem entregues como doações anônimas. Na verdade, foram fornecidas pelo EXIT, grupo que ajuda pessoas a se dissociar de neonazistas.

Contrariado, o organizador do festival, Gordon Richter, do partido de extrema direita NPD, chamou a pegadinha de desperdício de dinheiro: “É patético gastar dinheiro para fazer algo assim.”

Bernd Wagner, fundador do EXIT, disse que a ideia era alcançar pessoas que pensam em deixar o neonazismo. “Queríamos conscientizar essa gente sobre nosso programa, especialmente entre os jovens e os menos comprometidos”, disse Wagner.

 

 

Fonte: BlogEstadão

 

 

+ sobre o tema

As cotas como elemento fundante da sociedade

    Desde que, a Universidade Estadual do...

Racismo no futebol volta à tona, mas discriminação segue impune

Por: Mário André Monteiro   Apesar da vasta história...

para lembrar

Berlusconi: ‘Milan deixará o campo se sofrer abusos racistas’

O Milan deixará o campo de jogo toda vez...

Crônicas do Rio, cenas de um local bestial

Acabara de receber o primeiro salário, estava exultante. Sentia...

Vídeo viral: “Crianças podem acabar com o racismo”

Tyler James, um menino de ascendência africana, foi recebido...
spot_imgspot_img

Tragédia no RS apaga pessoas negras e escancara racismo ambiental

No início dos anos 2000, viajei a Mato Grosso do Sul para participar de um evento universitário. Lembro que na época eu causei espanto...

Racismo em escolas de Niterói: após reunião com mãe de dois adolescentes vítimas de insultos, deputada vai oficiar MP, polícia e prefeitura

Após uma reunião com Renata Motta Valadares, mãe de dois adolescentes de Niterói que foram vítimas de racismo em duas diferentes escolas particulares, a deputada estadual...

Câncer: racismo aumenta mortes entre população negra, indica estudo

Dados do Ministério da Saúde, levantados por pesquisadores do Rio de Janeiro e divulgados em abril último, demonstram que o acesso ao diagnóstico e...
-+=