Neurologista usa drama de Maguila para expor riscos a atletas

De acordo com especialista, ainda não há uma solução definitiva para lesões na cabeça

O drama vivido por Maguila no último mês comoveu os adeptos do esporte. Internado com um quadro de desidratação, o ex-pugilista de 55 anos vive um drama de saúde depois de ser diagnosticado com Mal de Alzheimer, em 2010. Apesar de ter melhorado nos últimos dias, o episódio voltou a gerar discussões sobre lesões que atletas de esportes de combate estão sujeitos a sofrer na cabeça.

A discussão vem sendo observada há algum tempo, mas até hoje não foi possível “tirar uma conclusão definitiva”. Foi o que explicou o neurologista Dr. Alexandre Machado em conversa com a reportagem do R7. O especialista comentou que o fato da questão não ter sido solucionada pela medicina pode ser tornar um risco aos atletas.

— As lesões na cabeça não ocorriam com frequência, são coisas que não davam muita atenção. Portanto, é algo novo na medicina esportiva, no sentido de gravidade da questão. Os atletas estão se expondo a um quadro variável. Não serão todos os pugilistas que vão sofrer com essas lesões, mas estarão sujeitos.

O neurologista comentou brevemente o quadro de Maguila. Pelo fato de não estar próximo do caso, ele preferiu não dar um diagnóstico de todo o problema vivido pelo ex-boxeador, mas ressaltou que por ser uma doença desenvolvida em decorrência de perdas de neurônios, não será possível uma reabilitação na região.

— Apesar de eu não estar com ele, o que foi passado pra mim é que se trata de uma demência, que piora a memória, a capacidade de se elaborar, desconecta os neurônios. A medicina ainda não oferece um tipo de restauração para isso.

O neurologista também demonstrou preocupação da prevenção desse tipo de lesão, que pode ocorrer tanto em cima do ringue quanto nos treinamentos. Para ele, é uma discussão que pode ter várias hipóteses.

— Isso é uma coisa muito complicada. Porque mesmo com proteção na cabeça, um soco vai causar danos. Então como você vai evitar isso nesse esporte? Parar de praticar? É uma discussão muito difícil. Trata-se de algo que não dá para recuperar. Se você tem uma fratura ou uma lesão no restante do corpo, é possível consolidar e readquirir a mesma forma. Na cabeça isso não acontece. É uma lesão definitiva.

No ano passado, Maguila também ficou internado em São Paulo. Além de ter sido diagnosticado com Mal de Alzheimer, Maguila sofre com demência pugilística, um trauma no cérebro muito comum entre ex-boxeadores.

 

 

Fonte: R7

+ sobre o tema

Contaminado: o drama de um ex-funcionário de fábrica de remédios

LUCAS SAMPAIO, DE COSMÓPOLIS (SP) José Messias Moreira, 50, trabalhou por...

Por que somos campeões em cesarianas?

Brasil ultrapassa em larga escala a quantidade de cesarianas...

Presidente do Cremerj pede agilidade na despenalização do aborto

Depois da morte recente de duas mulheres que recorreram...

para lembrar

Everton Lopes vence e conquista o ouro inédito no Mundial de Boxe

Ex-lavador de carros e peão de obra, brasileiro derrota...

Objetos autografados por Muhammad Ali vão a leilão

LOS ANGELES, 6 Mai (Reuters) - Objetos relevantes...

Anderson Silva vira boneco

Aproveitando a fama de seu campeão do UFC, o...
spot_imgspot_img

Muhammad Ali: 80 anos da lenda do boxe e ícone do orgulho racial

Considerado um dos maiores lutadores de boxe de todos os tempos, Muhammad Ali rompeu as fronteiras do esporte e tornou-se símbolo de resistência à...

Ouro no boxe, Robson Conceição condena redução da maioridade penal: “Não acho justo punir crianças”

Pugilista pediu ao governo mais programas sociais e esportivos para resgatar jovens da criminalidade Do Brasileiros  Foto: Marcelo Carnaval / Agência O Globo Primeiro medalhista olímpico do...

Robson Conceição ganha medalha de ouro inédita no boxe para o Brasil

Jornal da Globo fez entrevista exclusiva no estúdio olímpico com o boxeador com encantou o país com sua história de luta e de vitória. Por José Roberto...
-+=