Nilma Lino Gomes: Integração para a igualdade

Primeira mulher negra a ocupar o cargo de reitora em universidade federal, Nilma Lino Gomes considera-se resultado da luta pela igualdade

O currículo de Nilma Lino Gomes é extenso: pedagoga, mestra em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, doutora em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo, pós-doutora em Sociologia pela Universidade de Coimbra, integrante da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação e ex-presidenta da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros. Em abril, tomou posse como reitora pro tempore da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). E tem muitos planos para a universidade, com sede em Redenção (CE), cidade que aboliu a escravatura em 25 de março de 1884, quatro anos antes da Lei Áurea.

Qual o significado de sua nomeação como reitora?

É mais que o reconhecimento de uma trajetória individual como professora, pesquisadora, conselheira do CNE, representante do movimento negro de longa data. É o reconhecimento de uma luta coletiva da população negra no Brasil, das reivindicações pela promoção da igualdade racial, de ações afirmativas que levaram a mudanças no Brasil nos últimos dez anos, como uma nova relação do Brasil com o continente africano. E, claro, é uma honra e também uma grande responsabilidade.

O Brasil está cumprindo a lei que determina o ensino de história e cultura afro-brasileira nas escolas?

A lei em questão, a 10.639, altera uma lei nacional, a de Diretrizes e Bases de Educação, e por isso ganha um caráter nacional. Mesmo assim, não está sendo implementada de maneira regular. Coordenei uma pesquisa nacional, ouvindo professores, alunos, gestores. Em alguns estados e municípios caminha de maneira mais enraizada. Em outros, é incipiente. A pesquisa revela que faltam esforços dos gestores, envolvimento de todos os atores da educação para a implementação. A lei é fruto de lutas dos movimentos contra o racismo e visões distorcidas, estereotipadas, da história dos afrodescendentes. E é um passo importante ao propor uma mudança de mentalidade, a formação de uma nova geração desde a educação básica, no estudo de uma disciplina crítica que a fará repensar a questão do continente africano, da situação da população negra no Brasil. Para mim, a demora e as diferenças na implementação vão além de questões estruturais, de gestão, de financiamento. Estão no ideário brasileiro segundo o qual falar de superação do racismo e da discriminação é entendido por muita gente como forma de discriminar, de separar as pessoas. Por isso as ações indutoras têm de acontecer com maior intensidade.

Qual é a importância da Unilab para a integração dos países de língua portuguesa?

Seu próprio projeto, suas diretrizes para estabelecer na educação superior esse link entre o Brasil e os países de língua de expressão portuguesa, em especial os africanos, e a cooperação internacional Sul-Sul, colaborativa, solidária, para a formação de quadros e a produção de conhecimento. Por meio do intercâmbio acadêmico entre estudantes e professores, a médio prazo teremos novos caminhos. O sentido da Unilab vai além do acadêmico.

E para o Brasil?

Primeira a integrar os povos de língua portuguesa, a Unilab cumpre também seu papel na interiorização, a exemplo de outras universidades criadas nos últimos dez anos. A Redenção, na região do Maciço do Baturité, a Unilab foi a primeira a chegar, trazendo educação superior pública para jovens daqui que dificilmente teriam acesso a uma universidade. Ao ampliar a rede federal, o governo está cumprindo sua função de garantir cada vez mais a educação superior como um direito, uma possibilidade de continuidade dos estudos para formação profissional e intelectual, e não como um privilégio. E também de contemplar as diversas regiões que estavam em desvantagem.

Quais são seus projetos à frente da reitoria?

Minha tarefa é dar continuidade ao trabalho iniciado pelo reitor que me antecedeu, o professor Paulo Speller, hoje secretário da Educação Superior  do Ministério da Educação. Ou seja, consolidar a estrutura física e curricular dos cursos e ampliar o quadro de professores, de técnicos e administrativos da mais jovem universidade federal brasileira, que completa dois anos. Temos de incrementar a pesquisa, a pós-graduação, a educação a distância e a própria cooperação do Brasil e da Unilab com os países parceiros, além de produzir conhecimento sobre essa articulação Brasil-África. É bastante trabalho.

A Unilab já funciona plenamente?

As unidades de Redenção sim, com algumas obras ainda em construção, como área de convivência e esporte, com praça e academia de ginástica no campus Liberdade. Na de Palmares, em Acarape, está sendo construído um novo bloco didático de quatro andares. Na das Auroras, entre Redenção e Acarape, que vai atender 5 mil estudantes, há um primeiro prédio sendo construído. No campus de São Francisco do Conde, já temos em funcionamento a educação a distância e cursos de especialização.

Como a universidade se relaciona com a população?

Primeiro, pela inserção dos jovens de Redenção e das redondezas no quadro de estudantes e, depois, pelo convívio cotidiano que proporciona entre essa população e nossos alunos e professores que vêm do continente africano, ajudando-os a superar representações negativas de cada lado. Além disso, a universidade tem vários projetos de extensão, com estudantes atuando em escolas de educação básica por meio de programas de apoio à docência, em projetos de desenvolvimento rural, que permitem o contato com pesquisadores, inclusive estrangeiros, e atividades culturais e esportivas abertas à comunidade, cursos de idiomas.

 O que a Unilab já conquistou?

A própria existência da universidade é uma conquista. Sua configuração, sua localização permitem a construção e consolidação de um espaço acadêmico com a presença de estudantes brasileiros e estrangeiros. Essa proposta de internacionalização em nível superior público, de cooperação Sul-Sul, é ao mesmo tempo um desafio e um passo muito importante.

Além do acadêmico

Os brasileiros são maioria, mas entre os 83 professores da Unilab – todos com doutorado – muitos são de países africanos, como Moçambique, Congo, Gabão, Guiné-Bissau, Cabo Verde, Angola, há um de Portugal e um francês. Entre os 1.009 alunos presenciais, 815 são do Brasil, 19 de Angola, 22 de Cabo Verde, 58 de Guiné-Bissau, 3 de Moçambique, 21 de São Tomé e Príncipe e 71 do Timor Leste. São oito cursos de graduação presenciais, entre os quais Agronomia e Engenharia de Energias. A distância, são oferecidas graduação em Administração Pública e especialização em Gestão Pública e em Saúde. A Unilab tem hoje 11 grupos de pesquisa, 56 projetos de pesquisa em andamento, que envolvem 46 docentes. A iniciação científica já tem 84 alunos bolsistas e voluntários. São 89 técnicos-administrativos, dos quais 87 efetivos.

 

 

Fonte: Rede Brasil Atual

+ sobre o tema

Sakamoto: Depois de muito tempo, este blog desce do pedestal e responde a um leitor

por Leonardo Sakamoto Detesto fazer o que chamo...

TIRIRICA E SARNEY

Por: Luis Fernando Veríssimo Richard Nixon certa vez...

Fica MUF: Museu de Favela está perdendo seu espaço

A ONG Museu de Favela - MUF é uma...

para lembrar

Ministra Nilma da Seppir toma posse em Brasília

Tomou posse hoje, 02,  como ministra de estado da...

Ataques à ciência têm a diversidade como alvo, afirma Nilma Lino Gomes

Professora Faculdade de Educação fez a conferência de abertura...

Polêmica em torno do racismo de Lobato pode chegar à Dilma

Passados mais de 60 dias desde o início da...

Para nova ministra da Igualdade Racial, desafio é político e educativo

Em discurso, Nilma Lino Gomes enfatizou a importância do...

Misoginia e racismo na renúncia em Harvard

Muitos têm sido os desdobramentos da guerra em Gaza, cujos efeitos se estendem para além da catastrófica situação da população palestina. Os EUA têm sido especialmente tensionados pela...

20 de novembro — para além de uma data no calendário

O 20 de novembro não é uma data qualquer em nosso país. É um dia de relembrar a luta contra a escravidão realizada pelos...

Nilma Lino Gomes vence Prêmio Carolina Bori Ciência & Mulher, da SBPC

A professora emérita Nilma Lino Gomes, da Faculdade de Educação (FaE) da UFMG, foi a vencedora na área de Humanidades do 3º Prêmio Carolina Bori Ciência...
-+=