Nistagmo: entenda o que é a condição que afeta integrante do Black Eyed Peas

Um tuíte sobre a baixa visão de Apl, integrante da banda, viralizou na terça-feira (10). Nele, a internauta relata que havia descoberto que ele é cego.

FONTEDo G1
Apl durante show do Black Eyed Peas no Rock in Rio 2019 (Foto: Marcelo Brandt/G1)

A banda Black Eyed Peas virou assunto no Twitter nesta quarta-feira (11) depois que internautas descobriram que Apl, integrante da banda, tem nistagmo — movimentos involuntários e repetitivos dos olhos que resultam, muitas vezes, na redução de clareza e nitidez da visão. Entenda mais abaixo.

Apesar de o tuíte ter viralizado, a baixa visão de Apl não é novidade. Em entrevista ao jornal “The Sun” em 2011, ele revelou que era legalmente cego. “Consigo perceber bem as formas [mas] se não estiver suficientemente perto, mesmo que seja uma coisa grande, não consigo lê-la”.

“Apl é cego. Apl não consegue enxergar. Se eu ficar parado ali, colocar um boné diferente, me posicionar diferente, ele não vai saber que sou eu. Ele me reconhece pela minha forma, voz e postura. Ele não pode dirigir, não enxerga cores. Ele não consegue ver daqui até a porta, daqui até a câmera”.

O que é o nistagmo?

O nistagmo é um movimento rápido, involuntário e repetitivo dos olhos que resulta, muitas vezes, na redução de clareza e nitidez da visão.

Segundo a Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica (SBOP), a condição é classificada como congênita ou adquirida, com várias subcategorias.

  • Congênito: início ocorre geralmente entre seis semanas e vários meses de idade. Tende a ser dividido entre: crianças com visão anormal e crianças com visão normal. Na visão anormal, os olhos são incapazes de enviar ao cérebro uma mensagem clara do que estão vendo. Já a visão normal é mais comum.
  • Adquirido: ocorre a partir dos seis meses de idade. Pode estar associado a condições médicas graves e geralmente requer avaliação adicional com exames de imagem e testes laboratoriais a partir de uma coleta de sangue para determinar uma causa potencial.

Quais as causas?

Pode ter diferentes causas, como catarata congênita, estrabismo, miopia ou astigmatismo elevado, albinismo, outros distúrbios do nervo óptico e da retina, uso de medicamentos, síndrome alcóolica fetal, trauma e problemas na orelha interna

“Todas as crianças e adultos com um quadro novo de nistagmo devem ser avaliados por um oftalmologista e neurologista/clínico para determinar se existe alguma causa subjacente”, alerta o SBOP.

Existe cirurgia para corrigir?

A SBOP explica que a cirurgia do músculo ocular (cirurgia do estrabismo) pode ser indicada para alguns indivíduos com nistagmo. No entanto, a cirurgia não elimina completamente o nistagmo.

“O objetivo da cirurgia na maioria dos casos é ajudar a aliviar uma posição anormal da cabeça ou diminuir a amplitude do nistagmo. Às vezes, a cirurgia pode causar melhora da visão, mas não elimina completamente o nistagmo”, diz a entidade.

Outros tipos de tratamento dependem da causa do nistgamo. Se a criança tiver um grau alto de óculos, por exemplo, prescrever os óculos é o mais apropriado.

-+=
Sair da versão mobile