Niterói e região registram um caso de violência contra LGBTs por dia

A indignação brota com as lágrimas que transbordam dos olhos, um deles totalmente fechado por conta de um hematoma. Leila Rodrigues Veloso é a mais recente vítima conhecida da homofobia em Niterói. Foi agredida na madrugada de segunda-feira passada ao estacionar o carro na Ponta d’Areia, onde mora. O trauma vivido por ela está longe de ser uma exceção: segundo dados do programa Rio Sem Homofobia, do governo do estado, nos últimos dois anos, 732 gays, lésbicas, travestis e transexuais procuraram atendimento no Centro de Cidadania LGBT Leste, que funciona no Ingá e atende vítimas de violência de Niterói, São Gonçalo, Itaboraí e Maricá. O número total no período traduz a média de um caso registrado por dia.

no Globo

— Tenho 33 anos e nunca tinha apanhado na cara. Isso é inaceitável! Nem consegui dormir (na terça passada). Percebo que minha vida mudou — revela Leila, que foi candidata a vereadora na última eleição.

Segundo ela, que vive com a companheira num prédio inacabado ocupado por várias famílias, o agressor era um desconhecido. O homem seguia em uma motocicleta com uma mulher na garupa e ofendeu Leila quando ela manobrava para estacionar. Ao parar, foi atacada.

— Quando desci do carro, perguntei por que ele estava falando daquele jeito comigo. Ele gritou: “Sapatão que se veste como homem tem que apanhar como homem”. Depois, veio para cima de mim e me deu vários socos, enquanto a mulher o incentivava a bater mais. Ao sair, falou que voltaria para me matar — relata.

O trauma para Leila foi além do olho roxo, da sutura no supercílio e da noite perdida entre o pronto-socorro e a Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam), no Centro, onde registrou um boletim de ocorrência por lesão corporal, ameaça e injúria. Primeira soldadora contratada pelo antigo Estaleiro Mauá em muitos anos, Leila ficou desempregada com a ruína da indústria naval, e passou a se dividir entre corridas no aplicativo Uber e pequenos reparos domésticos:

— Quando comecei no Mauá, não tinha nem banheiro feminino. Agora, como vou trabalhar assim? Estou sem dinheiro, com um olho roxo e duas crianças para sustentar.

O combate à violência contra LGBTs esbarra na falta de tipificação penal — como já ocorre hoje com condutas racistas — e na dificuldade de acesso às políticas públicas. O Centro de Cidadania LGBT Leste vive uma agonia por conta da falta de recursos desde meados do ano passado, atingido pela crise do estado. A unidade, que chegou a fechar semana passada e foi reaberta quinta-feira, funciona agora em horário reduzido, das 9h às 14h. Em novembro de 2016, o prefeito Rodrigo Neves anunciou a intenção de assumir o custeio do equipamento, mas, segundo a prefeitura, não houve o interesse do estado em um acordo. No comando da Secretaria Estadual de Direitos Humanos desde março, Átila Alexandre Nunes quer retomar a negociação. A intenção é marcar um encontro em breve e discutir os termos da parceria, para manter a estrutura que fez 6.703 atendimentos nos últimos dois anos. Além de casos de violência, o centro oferece auxílio jurídico, psicológico e de assistência social, ajudando LGBTs em questões como a obtenção do nome social e a oficialização de união homoafetiva.

— Uma parceria é muito bem-vinda. Entendo que essa política pública não deve ser monopólio de um único ente. É impossível chegar aos 92 municípios sem ajuda das prefeituras. A gente tem consciência de que só é possível obter apoio de municípios com melhores condições financeira, como Niterói — afirma o secretário.

DELEGACIA ESPECIALIZADA

Segundo Nunes, o estado acolhe vítimas de violência e promove campanhas de conscientização, mas encontra dificuldades pela falta da tipificação do crime de homofobia:

— Além de não inibir aqueles que cometem esse tipo de violência, a falta de tipificação acaba gerando subnotificação. No âmbito do estado, uma das ideias é criar a Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi), que seria especializada em crimes de preconceito. Ela já existe como lei, mas não saiu do papel.

A Comissão de Direitos Humanos da Câmara de Niterói acompanha o caso de Leila. Depois de auxiliá-la no registro de ocorrência, vai cobrar da Polícia Civil a sequência das investigações. Para a presidente da comissão, Talíria Petrone (PSOL), o poder público precisa atuar ativamente contra condutas homofóbicas.

— É preciso atuar no acolhimento adequado de LGBTs em situação de violência. Mas o mais importante é a prevenção. Uma cidade que impede debate de gênero e diversidade sexual na sala de aula ignora essas estatísticas. O espaço escolar deve desconstruir essa violência, que não é patológica, mas construída — afirma a parlamentar, citando também a necessidade de campanhas de conscientização no município.

leia também:

Os 10 piores estados do Brasil para ser negro, gay ou mulher

+ sobre o tema

Taís Araújo conta o que faria se descobrisse que tem um filho gay

“Eu quero que o cara seja feliz, se realize,...

Meninos Bons de Bola, o primeiro time de homens trans do Brasil

Raphael é o idealizador do Meninos Bons de Bola,...

Trump deleta seções sobre clima, direitos civis e LGBT do site da Casa Branca

Mal o novo presidente americano, Donald Trump, tomou posse,...

Este prefeito enfrentou a homofobia e se casou com seu companheiro após 13 anos juntos

Edgar de Souza (PSDB) foi reeleito em Lins (SP)...

para lembrar

Travesti é assediada, ameaçada e agredida em ônibus em Aracaju

Após reclamar de homem que a apalpava, estudante é...

Reações de alunos fazem professores pararem com piadas homofóbicas

Aquelas piadinhas típicas de cursinho pré-vestibular estão com os...

Excluído de concurso por suposta homossexualidade será indenizado

Candidato receberá R$ 100 mil por danos morais Por unanimidade,...

‘Quero mostrar que é possível’, diz travesti cotada a reitora no Ceará

"Para mim é uma felicidade ser a primeira nas...
spot_imgspot_img

PM que agrediu mulher no Metrô disse que ela tinha de apanhar como homem, afirma advogada

A operadora de telemarketing Tauane de Mello Queiroz, 26, que foi agredida por um policial militar com um tapa no rosto na estação da Luz do Metrô de São...

Comitê irá monitorar políticas contra violências a pessoas LGBTQIA+

O Brasil tem, a partir desta sexta-feira (5), um Comitê de Monitoramento da Estratégia Nacional de Enfrentamento à Violência contra Pessoas LGBTQIA+, sigla para...

Homofobia em padaria: Polícia investiga preconceito ocorrido no centro de São Paulo

Nas redes sociais, viralizou um vídeo que registra uma confusão em uma padaria, no centro de São Paulo. Uma mulher grita ofensas homofóbicas e...
-+=