No Brasil, 18% dos jovens entre 16 e 17 anos já estavam sem estudar em 2019

Enviado por / FontePor Rodrigo Maia, da CNN

Fechamento das escolas deve ampliar número de alunos que deixam de estudar no país

A educação brasileira ainda deve sofrer fortes impactos negativos gerados pela falta de aulas nas escolas em todo o território nacional, em especial nas regiões mais pobres. Depois de 14 meses de pandemia, os estados que já tinham um percentual alto de abandono ainda não reabriram suas escolas. 

É o que revelam os dados do Indicador de Permanência Escolar, lançado nesta segunda-feira (31) pelo instituto Iede (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional). Alguns estados que continuam sem aulas presenciais já estavam com um terço dos jovens fora da escola, e a situação causada pela pandemia deve agravar ainda mais esse cenário. 

% de jovens de 16 e 17 anos que não estão mais estudando

Foto: Reprodução/ CNN

A metodologia utilizada pelo Iede é diferente em relação a outros indicadores. Em vez de pegar um percentual apenas do ano anterior, o Indicador de Permanência Escolar consegue acompanhar o percurso dos alunos.

“Esse método traz uma discussão mais completa sobre a educação, com um olhar para o Ideb, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, que mede a qualidade do aprendizado no país. O acompanhamento é feito por geração. Agora, estamos analisando a situação, por exemplo, dos nascidos em 2003. Dessa forma, conseguimos pensar em ações de atendimento e permanência para ajudar a gestão da escola”, afirmou Ernesto Faria, diretor do Iede.   

A realidade de milhares de jovens brasileiros nesta faixa etária traz uma combinação perigosa para a educação do país. São potenciais estudantes que estão se deparando com escolas fechadas e, ainda, com a perda de renda de suas famílias. Os dois fatores fazem com que o jovem precise deixar os estudos para trabalhar e colocar dinheiro dentro de casa.  

Desigualdade

Esse cenário potencializa a desigualdade e revela que a pandemia atinge de forma mais cruel os vulneráveis. “A principal estratégia para minimizar o abandono é a proximidade, isto é, a capacidade de a escola acompanhar o estudante para articular e sistematizar as informações sobre a realidade dele. O impacto em relação à desigualdade tem sido brutal”, afirmou Faria. 

Um dos riscos que o abandono e a falta de aulas podem causar é a cultura da reprovação e da repetência. Segundo Ernesto Faria, as escolas podem reprovar os estudantes nos próximos anos por um nível baixo de aprendizagem dos alunos. E o abandono pode aumentar ainda mais. 

“Precisamos dar suporte e fortalecer as redes para ajudar na gestão da escola e na tomada de decisão sobre o futuro dos estudantes. Secretarias municipais e estaduais, além do governo federal, precisam dar o suporte, em especial para os municípios pequenos”.

Futuro da educação

Sobre o futuro da educação nesta perspectiva de jovens fora das escolas, Faria diz que é difícil fazer uma estimativa. Porém, o percentual médio do Brasil, que hoje está em 18% de alunos fora das escolas, pode chegar a 30%. 

Outro problema que o fechamento das escolas pode causar é o abandono também nos anos iniciais, de crianças entre 5 e 12 anos, situação que o Brasil já havia superado. Contudo, quando o assunto é a reabertura das escolas, Faria é cuidadoso.

“Não adianta voltar as aulas presenciais sem um diálogo com os professores, sem estrutura sanitária e vacinação. As redes de ensino deveriam ter bons mecanismos de gestão para registrar quais alunos estão fazendo as atividades e participando das aulas. Isso já ajudaria muito a curto prazo. A solução imediata para evitar o abandono não precisa esperar as vacinas, mas as escolas, mesmo de forma on-line, precisariam ter proximidade de seus alunos”.

+ sobre o tema

Professores indígenas ocupam Secretaria de Educação da Bahia

  Um grupo de 60 professores, alunos e pais indígenas...

Antonio Candido indica 10 livros para conhecer o Brasil

  Quando nos pedem para indicar um número muito limitado...

Resultado da segunda chamada do ProUni sai nesta segunda-feira

Brasília – Os estudantes que se inscreveram no Programa...

Em São Paulo, 46% dos alunos admitem ter passado de ano sem aprender a matéria

Camila Maciel - Repórter da Agência Brasil Quase metade (46%)...

para lembrar

O Brasil está distante de um novo Fundeb capaz de consagrar o direito à educação

Campanha Nacional pelo Direito à Educação defende alterações em...

Neca Setubal: Pensar em ensino domiciliar no Brasil é preocupante

A Especialista CNN em inclusão social, Neca Setubal, falou nesta quinta-feira...

Cancelamento do Censo do IBGE pode deixar país ‘no escuro’ sobre número de crianças fora da escola e de analfabetos

A suspensão do Censo Demográfico, elaborado pelo Instituto Brasileiro...
spot_imgspot_img

Estudantes podem consultar Pé-de-Meia a partir de quarta-feira

O estudante do ensino médio matriculado na rede pública poderá consultar, a partir da próxima quarta-feira (20), se está contemplado pelo Programa Pé-de-Meia do...

Implementar a Lei 10.639 é garantir o direito ao acesso à história

 “Na língua zulu , quando uma pessoa passa pela outra, uma diz: ‘Eu estou te vendo’. A outra responde: ‘Sim, eu estou aqui’. Quando...

Entidades promovem encontro de afrocientistas em Brasília

Entidades promoveram neste fim de semana o 1° Encontro Nacional Afrocientista. O evento foi realizado na Universidade de Brasília (UnB) e reuniu cerca de...
-+=