No Dia da Luta contra o Racismo, OAB/MS destaca importância da denúncia

Nesta sexta-feira (21) é comemorado o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial. A data, instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), além ressaltar a luta pela eliminação da discriminação de raças, o dia também resgata a lembrança dos ideais de homens, mulheres e crianças que morreram no “massacre de Sharpeville” ocorrido em Joanesburgo, na África do Sul, durante o regime do Apartheid, por simplesmente buscarem uma sociedade igualitária sem discriminação. A Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS) destaca que é fundamental que o cidadão não se cale perante à práticas preconceituosas e denuncie, procurando a delegacia mais próxima.

A legislação que define os crimes resultantes de preconceito racial completou 25 anos de criação este ano. A lei 7.716 determina a pena de dois a três anos de reclusão para quem comete essa prática, que inclui discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional. A lei ficou conhecida como Caó, em homenagem ao seu autor, o deputado Carlos Alberto de Oliveira.

O texto regulamentou o trecho da Constituição Federal que torna inafiançável e imprescritível o crime de racismo. É o que explica o advogado e membro da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), Caio Magno Couto. “Todos são iguais sem discriminação de qualquer natureza. Racismo é menosprezar uma raça, uma etnia, uma religião, ou, por exemplo, negar emprego a um negro, barrar índios em um estabelecimento”, comenta.

Essas práticas preconceituosas têm penas que podem chegar a cinco anos de detenção. Os que de forma discriminatória recusar o acesso a estabelecimentos comerciais, restaurantes, bares ou edifícios públicos ou utilizem transporte público podem pegar de um a três anos de reclusão. Já quem impedir que crianças se matriculem em escolas a pena pode chegar a cinco anos.

Para denunciar o crime de racismo ou injúria racial, o cidadão deve procurar de imediato uma Delegacia de Polícia Civil para registrar um Boletim de Ocorrência. O caso ainda pode ser denunciado à Comissão da OAB/MS, por escrito ou pelo telefone 3318-4720.

Fonte: OAB MS

+ sobre o tema

Após alerta de risco de câncer, Coca pode mudar fórmula de corante

Pesquisa americana afirma que substância seria cancerígena.Fabricante diz que...

Negros têm acesso às universidades na velhice

Ministra revela que negros ainda sofrem discriminação no país D´Acelino...

para lembrar

Procuradora aceita denúncia de partido contra Bolsonaro e direção da Hebraica do Rio

Procuradora aceita denúncia de partido contra Bolsonaro e direção...

Seminário Respostas ao Racismo

 Respostas ao Racismo Produção acadêmica e compromisso político em tempos...

Policial que descobriu ser negro aos 47 anos e sofre comentários racistas de seus colegas

Um sargento da polícia de Hastings (Michigan) pede meio...
spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...
-+=