No fogo cruzado da guerra alheia

Fonte: Lista Racial

Por José de Souza Martins

A derrubada de um helicóptero da Polícia Militar, a tiros, por traficantes em uma favela na zona norte do Rio, e a morte de vários soldados que o ocupavam, assinala mais uma ultrapassagem de limites na escalada da violência e no modo de vida que ela vem impondo aos que têm sido obrigados a viver e sobreviver sob tiroteio. Cerca de 60% dos moradores de uma das favelas da área, incluídos crianças, velhos e doentes, aterrorizados, abandonaram suas casas e passaram uma noite nas ruas ao pé do morro. São anos e anos de um conflito que só se alarga, sem solução para os problemas que motivam a repressão policial.

 

O principal dano social dessa guerra, sem dúvida, é o crescente conformismo da população com a violência, não só no Rio, mas em outras grandes cidades brasileiras onde violência de mesma raiz se manifesta. Estamos imobilizados nessa anticidadã e generalizada concepção do “seja o que Deus quiser”. É que enquanto não formos nós que quisermos, que é coisa de uma sociedade de cidadãos, dificilmente acharemos a saída. Mas como vamos nos mover na direção certa se aqueles que têm a possibilidade da iniciativa tornaram-se os principais interessados em que o conformismo permaneça?

 

Um episódio desse conformismo foi a reação do presidente da República ao ataque, prontamente oferecendo um helicóptero para repor o aparelho destruído, com a suposta vantagem adicional de que este será blindado. Reafirmou, no arroubo do gesto, que para ele saída não há, senão a da intensificação do enfrentamento bélico que faz do povo do Rio de Janeiro, especialmente dos favelados, o povo adjetivo de um confronto de interesses que não são os seus. O presidente tampouco explicou às famílias como vai repor as vidas destruídas dos soldados atingidos no cumprimento do dever nem explicou por que não tomou essa providência antes que a tragédia acontecesse, já que sabia que o helicóptero deveria ser blindado. Na mesma toada, o governo do Rio não explicou à sociedade e às famílias das vítimas o motivo de que apenas dois dos soldados vestissem macacões antifogo, ainda por cima comprados com dinheiro do próprio bolso. A falta dessa providência por parte do governo estadual custou a vida ao soldado que, em trajes impróprios para enfrentar as chamas, salvou a vida de dois colegas e morreu queimado na explosão quando tentava salvar um terceiro.

 

Não é preciso fazer muita análise para compreender que são outras as opções preferenciais dos que deveriam cuidar do problema, do presidente, ao governador, ao prefeito. Sem dúvida, a precedência é a opção milionária pela Copa de 2012 e pelas Olimpíadas de 2016. Na cidade vitimada pela desordem, essa opção apenas amplia o conformismo porque multiplicado pela necessidade política de ocultar aos de dentro os fatores profundos das ocorrências e aos de fora o perigo real de uma cidade em que se morre de bala perdida, mesmo no refúgio do lar. A política do cisco no olho dos outros é parte do problema e não da solução.

 

Segundo Jaílson de Souza, do Observatório de Favelas, há nelas 6 mil mortes por ano. Em 5 anos, o número de desaparecidos subiu de 4 mil para 9 nove mil. Isso é muitíssimo mais do que o número de desaparecidos sob os 20 anos da ditadura militar. Os mortos e desaparecidos da ditadura mobilizaram a consciência nacional, motivaram a abertura política, deram-nos um regime democrático. Mas os mortos e desaparecidos das favelas do Rio de Janeiro não mobilizaram consciência nenhuma, não propuseram mudanças na vida dos milhares de trabalhadores e famílias que na segregação das favelas vivem a vida dos que o descaso considera irrelevantes, sob o fogo cruzado da guerra alheia.

 

Enquanto as análises ficarem restritas à violência em si e ao tema da droga e do tráfico, dificilmente teremos a compreensão adequada do que está acontecendo, das suas causas profundas, das contradições que as geram, da real extensão dos becos sem saída que nos atormentam e nos empobrecem social e politicamente. E, sobretudo, dos desdobramentos dessa trama no mundo que parece dela distante. A questão da violência no Rio é cada vez mais claramente a ponta visível de questões outras que de outros modos se manifestam no país inteiro e que não se restringem à violência explícita e visível. Há muito se sabe que casos como esse do Rio apenas indicam a existência de poderes paralelos no país, com suas próprias leis, sua próprias forças armadas, seus próprios tribunais de justiça, sua própria política social, seu próprio banco central. Gérmens de ditaduras.

Faltam-nos estudos sobre a economia política da droga e do tráfico, que levem em conta não apenas o traficante, grande e pequeno, que se envolve diretamente no confronto, mas o conjunto do sistema econômico, político e militar que a droga gerou, suas articulações dentro e fora do poder paralelo, os liames que atam o Brasil real ao Brasil clandestino, que tornam o Brasil clandestino imbatível e o Brasil real seu refém.

 

Esse é o cenário do discurso fácil e do Estado débil. Em 1988, tivemos a melhor Constituição de nossa história política. Mas nem por isso tivemos os melhores partidos nem os melhores políticos na proporção correspondente às grandezas democráticas da Carta. Na democratização inacabada, a pretexto da democracia o antidemocrático se robusteceu, a pretexto dos direitos sociais as práticas antissociais se difundiram, a pretexto da liberdade a desordem cresceu. As reivindicações sociais foram suplantadas pelas exigências territoriais, lugares interditados à ação e à presença do Estado, das instituições e de seus agentes, lugares de ausência da democracia e do direito. Ainda que com sinais morais opostos ou diferentes, na invasão para o trabalho, no latifúndio em terra grilada, na favela controlada pelo poder paralelo do tráfico, as diferentes variantes do Estado clandestino sobrepõem-se aos direitos universais de todos e se apossam das próprias razões de Estado para disseminar repúblicas imunes ao Direito e à Lei.

 

 

Professor Emérito da Faculdade de Filosofia da USP. Dentre outros livros, autor de A Sociedade Vista do Abismo (Vozes, 2008), A Sociabilidade do Homem Simples (Contexto, 2008), A Aparição do Demônio na Fábrica (Editora 34, 2008), Fronteira – A degradação do Outro nos confins do humano (Contexto, 2009).

 

+ sobre o tema

Blogueiros pedem acesso à lista e dados dos 8.667 clientes brasileiros do HSBC

Dar acesso à lista e dados dos 8.667 clientes...

MG lidera novamente a ‘lista suja’ do trabalho análogo à escravidão

Minas Gerais lidera o ranking de empregadores inseridos na...

Compartilhando fragmentos do livro “Então, Deixa Chover”

Por: FÁTIMA OLIVEIRA Há uns três meses finalizei um livro....

Pobre, negro e coxinha?

Sim, claro que tudo é possível e cada um...

para lembrar

Os Kennedy, seres mágicos e canonizados do Olimpo?

Fonte: O Tempo - Desde criança sou voeirista da saga...

Notas de Rodapé – Juro que vivi

por fernanda pompeu para o Portal Geledés "Manga,...

Nota Pública #12 – Repúdio ao atentado a produtora audiovisual

Manifestação sobre o atentado contra a produtora do Porta...

Professor da USP tenta impedir ato de apoio a funcionário agredido no Carrefour

Fonte: Jornal Ìrohin Vaias e discussões marcaram manifestação...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=