“Nos tempos do Imperador”: Globo afasta diretor acusado de racismo nos bastidores de novela

Enviado por / FonteDo Brasil de Fato

Após repercussão da denúncia de atrizes, ator de trama sobre segundo reinado contou que foi chamado de "escravo"

A Rede Globo afastou temporariamente dos trabalhos na emissora o diretor Vinicius Coimbra, que atuou na direção artística da novela “Nos tempos do Imperador”, após denúncias de racismo vindas de atores negros da trama. A novela, encerrada no início de fevereiro, tratava do período do Segundo Reinado no Brasil.

Três atrizes negras, Cinnara Leal, Dani Ornellas e Roberta Rodrigues, reclamaram com o diretor de entretenimento, Ricardo Waddington, e com o diretor de dramaturgia da emissora, José Luiz Villamarim. As gravações da novela começaram em 2020 e nada foi feito nos meses seguintes. As atrizes decidiram, então, apresentar uma queixa formal no setor de “compliance” da emissora.

Segundo a colunista Carla Bittencourt, no site Notícias da TV, a denúncia das atrizes aponta que o diretor tinha falas preconceituosas e segregava atores negros. O elenco negro era separado do elenco branco, inclusive em relação aos camarins que seriam ocupados nos estúdios da novela.

“Escravo”

Após a repercussão sobre o afastamento de Vinicius Coimbra, o ator Ricardo Lopes, que atuou na trama das seis, comentou em uma postagem que foi chamado de “escravo” pelo diretor para que se posicionasse em cena.

“Fiz uma participação nessa novela, meu personagem estava descrito como escravo 1 e ele me chamou de escravo pedindo para eu me posicionar. A assistente de direção no microfone falou assim: ‘o nome dele é Ricardo’ e ele nem sequer se redimiu. Na hora foi um choque porque fiquei um pouco constrangido”, relatou o ator.

À colunista que noticiou as denúncias, o diretor se limitou a dizer que “o elenco da novela tem todo o meu respeito e admiração. Sou a favor do diálogo e acredito que todas as discussões sobre o tema são necessárias”. Coimbra estaria à frente de “Mar do Sertão”, novela que vai suceder “Além da ilusão”, trama que está no ar no horário das seis.

Mudança

Em janeiro, quando a novela estava nas semanas finais, a personagem Lupita, interpretada por Roberta Rodrigues, teve o final alterado e a atriz deixou a novela antes do fim. O público estranhou, já que a personagem era uma das mais populares e carismáticas da trama das seis. No dia 18 de janeiro, Roberta se manifestou no Instagram.

“O que me afastou do fim novela não foi covid-19. Tive covid-19 em setembro de 2021 e cheguei a retornar às gravações dia 24 do mesmo mês. Ao contrário do que está sendo propagado por aí, o real motivo de eu não estar na etapa final da novela tem a ver com outras questões”, escreveu a atriz, antes que a denúncia viesse à tona.

+ sobre o tema

Um país doente de realidade

O Brasil é um país "doente de realidade". A...

Caso Marielle: veja quem já foi preso e os movimentos da investigação

Uma operação conjunta da Procuradoria Geral da República, do Ministério...

para lembrar

Carlos Moore: Brasil vive uma grande hipocrisia, os brancos brasileiros negam o racismo

Carlos Moore: Brasil vive uma grande hipocrisia, os brancos...

Juíza culpa vítima e inocenta PMs acusados de matar africano

Keka Werneck A justiça de Mato Grosso absolveu os policiais...

Uma charge racista e os haitianos em São Paulo

Como professora (também) de Ensino Médio e Pré-Vestibular, volta...

Nossa cumplicidade dissimulada com o racismo

Como ficou claramente comprovado no episódio e nas repercussões...
spot_imgspot_img

Mãe denuncia que filha foi pisoteada e vítima de racismo em escola: “macaca”

Uma mãe de 43 anos de idade registrou um boletim de ocorrência no último dia 11 de março para denunciar ataques racistas feitos contra sua filha em uma...

Lideranças brancas têm responsabilidade na busca pela equidade racial

O Censo 2022 revelou um dado de extrema relevância histórica e simbólica: o total de brasileiros que se autodeclaram pretos cresceu 42,3% na comparação com a edição de...

Quem tem medo de literatura negra brasileira?

Palavrões, palavras de baixo calão e descrição de cenas sexuais. Qual adolescente brasileiro já teve contato com esse tipo de coisa? (Contém ironia) Pois bem,...
-+=