Nota do CONNEB Contra o Extermínio da Juventude Negra brasileira

Fonte: Congresso Nacional de Negros e Negras do Brasil

 

Nós, negras e negros, reunidos/as na Assembléia Nacional do Congresso de Negras e Negros do Brasil – CONNEB, nos dias 23 a 26 de julho de 2009, em Porto Alegre/RS, reafirmamos que a luta contra o extermínio da juventude negra é essencial no processo de enfrentamento ao racismo.

Pesquisa divulgada pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos, UNICEF e Observatórios de Favelas, na última terça-feira (21/07), afirma que mais de 33.5 mil jovens deverão ser executados de 2006 a 2012. Os estudos ainda apontam que, os jovens negros apresentam risco quase três vezes maior de serem executados em comparação aos brancos.

Essa situação, infelizmente, há tempos vem sendo denunciada pelo movimento social negro em nosso país. O extermínio vivido pela nossa juventude é fruto de um modelo de Estado racista que não dá conta de resolver os problemas estruturais secularmente sofridos pelo povo negro, sobretudo pela juventude que amarga os piores indicadores sociais e segue alijada em nossa sociedade.

Não podemos mais admitir que o sangue de jovens negros/as continue jorrando no chão das periferias brasileiras. Não podemos mais aceitar que a lógica do modelo econômico e do racismo determine a morte de nossos irmãos e irmãs em todos os cantos do país. É preciso dar uma basta!

Por isso, reafirmamos nossa luta contra o extermínio da juventude negra e convocamos os setores comprometidos com a superação do racismo a se juntarem conosco na busca de um presente e um futuro melhor para o nosso povo.

 

Porto Alegre/RS, 26 de julho de 2009.

+ sobre o tema

Menos de 1% dos municípios do Brasil tem só mulheres na disputa pela prefeitura

Em 39 cidades brasileiras, os eleitores já sabem que...

Prostituição e direito à saúde

Alexandre Padilha errou. Realizar campanhas de saúde pública é...

Estudo mostra que pais podem ajudar a criar pequenos narcisistas

Se você acha que seu filho é ‘mais especial’...

para lembrar

O escancarar da violência de gênero tem relação com o quadro de desmanche social

Ontem, assisti a um filme que aqui no Brasil...

Sérgio Martins – Zumbi dos Palmares e outros negros.

Por: Sergio Martins     Zumbi dos Palmares, hoje herói nacional, representa um...

De pegada carbônica, filosofia slow food e ecogastronomia

Há muita gente insatisfeita com o tipo de vida...

O beija mão de Karnal em Moro abre novos negócios. Por Kiko Nogueira

A esquerda que tinha Leandro Karnal em alta conta...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=