quarta-feira, novembro 30, 2022
InícioSem categoriaNovas associações ampliam força da FENAFAL

Novas associações ampliam força da FENAFAL

O 3º Encontro Nacional de Associações de Pessoas com Doenças Falciformes (3º ENAFAL), que ocorre no próximo dia 17, no Hotel Mareiro, na cidade de Fortaleza (CE), deve consolidar a expansão do controle social com a filiação de três novas entidades aos quadros da FENAFAL. Segundo o coordenador-geral da Federação, Altair Lira, o evento contará com a participação de associações recém-criadas no Rio Grande do Norte, no Ceará e no Pará.

“Podemos então partir para o VI Simpósio com 43 associações em 23 estados. Acredito serem estas importantes ações não só no sentido da expansão da FENAFAL, mas na consolidação de espaços de defesa das pessoas com doença falciforme nestes Estados e nas regiões que sabemos de maior incidência da doença. Estamos num grande momento e ampliando nossa capacidade de articulação e intervenção local”, comemora Lira.

Ele diz que foi solicitada a incorporação à FENAFAL da Associação Norte Riograndense das Doenças Falciformes (ANDAF/RN), sob a presidência do Sr. Guilherme Melo. “Também ainda esta semana, pessoas com doença falciforme e familiares estarão fundando a Associação de Pessoas com Doenças Falciformes do Ceará. Há cerca de um mês atrás reuniram-se pessoas com doenças falciformes e familiares no Pará ,montando sua associação”, relata o ativista.

Com as novas adesões, a FENAFAL se consolida como uma das maiores redes de controle social no campo da saúde pública brasileira. A intenção é de que esteja em funcionamento, pelo menos, uma associação em cada grande cidade do país. Depois de mais de 20 anos da fundação das primeiras entidades, em Minas e em São Paulo, as regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste começam a montar suas entidades de defesa das pessoas com doenças falciformes, considerada na atualidade o maior desafio da saúde pública brasileira no que se refere a uma doença hereditária

Fonte: Fenafal

Artigos Relacionados
-+=
PortugueseEnglishSpanishGermanFrench