Nove candidatos à Presidência do Paraguai discutem erradicação da pobreza

Por: Renata Giraldi*

 

Brasília – A pouco mais de duas semanas das eleições presidenciais no Paraguai, nove dos 11 candidatos apresentarão amanhã (4) as principais estratégias para a erradicação da pobreza no país. As propostas serão apresentadas durante um fórum de debates, no Teatro Municipal, em Assunção. Estarão presentes Efraín Alegre (Alegre Paraguai Alliance), Mario Ferreiro (País Avanza), Miguel Carrizosa (Pátria Querida), Lilian Soto (Kuna Pyrenda), Eduardo Arce (Partido dos Trabalhadores), Ricardo Almada ( Partido Branco), Atanásio Galeano (Partido Pátria Livre), Aníbal Carrillo (Frente Guasú) e Roberto Ferreira (Partido Humanista).

As eleições presidenciais no Paraguai ocorrem no próximo dia 21. O país está suspenso do Mercosul e da União de Nações Sul-Americanas (Unasul) há mais de nove meses, desde o processo de impeachment do então presidente Fernando Lugo. Para os líderes da região, a forma como o processo foi conduzido rompeu com a ordem democrática.

O então vice-presidente da República, Federico Franco, assumiu o poder em junho de 2012. Desde então, ele é o presidente da República e tenta buscar um acordo para acabar com a suspensão do Paraguai do Mercosul e da Unasul. Franco diz que seu governo é legítimo, pois a Constituição determina que o vice-presidente assuma o poder em caso de impedimento do titular.

Os organizadores determinaram que durante o fórum, amanhã, estão proibidos banners e cartazes, assim como instrumentos musicais. O objetivo, segundo eles, é garantir a ordem e o clima para a discussão. O candidato à Presidência da República, acompanhado por aquele que disputa uma vaga ao Senado, poderá ter três minutos para expor cada proposta. O candidato ao Senado terá dois minutos.

Na plateia, estarão presentes representantes de agricultores, indígenas, jovens, empresários e de organizações não governamentais. O fórum será transmitido ao vivo pela internet e gravado pela TV pública. O encontro tem o apoio de várias entidades internacionais, como a União Europeia e o Serviço de Cooperação Técnica da Embaixada da Espanha no Paraguai.

 

 

Fonte: Agência Brasil 

+ sobre o tema

A importância da democracia direta

A Suíça vive nos últimos tempos um novo...

Brasil tem novo Centro de Estudos Africanos

  O Centro terá como sede a Universidade Federal do...

10 ideias errôneas que temos sobre a África

Uma jornalista da Namíbia, Christine Vrey, estava revoltada com...

para lembrar

Embaixadores de países africanos participam de atividade em São Francisco do Conde

Com o objetivo de firmar parcerias culturais e educacionais,...

Com China e Brasil, relações Sul-Sul ganham espaço na África

Em 2011, o país asiático ultrapassou os Estados Unidos...

“Mãe coragem” luta pela paz onde os homens falharam

Catherine Samba-Panza, a nova presidente interina, tem um ano...
spot_imgspot_img

Um Silva do Brasil e das Áfricas: Alberto da Costa e Silva

Durante muito tempo o continente africano foi visto como um vasto território sem história, aquela com H maiúsculo. Ninguém menos do que Hegel afirmou, ainda no...

Artista afro-cubana recria arte Renascentista com negros como figuras principais

Consideremos as famosas pinturas “A Criação de Adão” de Michelangelo, “O Nascimento de Vênus” de Sandro Botticelli ou “A Última Ceia” de Leonardo da Vinci. Quando...

Com verba cortada, universidades federais não pagarão neste mês bolsas e auxílio que sustenta alunos pobres

Diferentes universidades federais têm anunciado nos últimos dias que, após os cortes realizados pelo governo federal na última sexta-feira, não terão dinheiro para pagar...
-+=