Novembro é o mês da Consciência Negra: menos preconceito, por favor

Dia 20 de novembro é o dia da consciência negra, data especial para que todos possam se lembrar do sofrimento dos negros ao longo da história desde a época da colonização do Brasil. A data foi escolhida em razão da morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares e, até lá serão promovidas várias festividades em todo o país.

No Minas sem Censura 

Em Minas Gerais, na cidade de Sabará, foi realizado no dia 8 de novembro,  o 1º Prêmio Afro Sabará. O objetivo foi homenagear pessoas que buscaram e buscam manter viva a cultura e tradições negras na cidade. A mentora do evento, jornalista e militante do movimento negro, Etiene Martins disse que o negro brasileiro está longe de ser respeitado em sua plenitude mesmo tendo adquirido avanços na sociedade. “Ainda estamos longe de vivermos em uma democracia racial. É preciso fazer valer o direito de praticarmos nossa cultura e religião. Muitos jovens negros ainda morrem como consequência do genocídio”, observou Etiene.

A todo momento são registrados casos de racismo envolvendo negros. Um dos mais recentes ocorreu durante o  jogo do Cruzeiro no Peru, contra o Real Garcilaso. O volante Tinga foi hostilizado por parte do estádio, que reproduzia chiados de macacos sempre que ele pegava na bola. O caso ganhou repercussão.  A presidente Dilma Rousseff  deu todo apoio ao jogador.

Nos últimos 12 anos, foram registradas conquistas importantes no Brasil como a criação da Política Nacional de Atenção a Saúde Negra e a Juventude Viva. Os presidentes Lula e Dilma, em esforço conjunto, vem tentando construir um novo cenário em que todos, sem qualquer distinção, possuam direitos iguais.

A prova de que o atual governo tem tentado mudar o cenário de discriminação é a criação da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial. Esse combate a discriminação é feito também por meio do sistema de cotas. Atualmente 20% das vagas oferecidas em concursos públicos são para pessoas que se declaram negras ou pardas, o que amplia a presença dos negros nas esferas de poder. Existem ainda as cotas em universidades públicas, pois acredita-se que, em razão dos negros terem sido marginalizados após o período de escravidão, não conseguiram conquistar os mesmos espaços de trabalho que o homem branco.

Igualdade, correção de injustiças e construção de uma sociedade mais justa é o que reza a carta magna. Quem não sabe disso ainda, basta procurar e encontrará na Constituição Federal os fundamentos que precisa. Ao que tudo indica, a ideia da Constituição de 1988 era tornar esse país melhor e mais decente. Chega de leis que contemplem apenas às classes dominantes.

+ sobre o tema

Governo, organizações e quilombolas se unem em defesa do Decreto n°4887/2003

Por Daiane Souza Quilombolas, órgãos públicos e instituições de todo...

Quilombolas deixam sede do Incra após passarem noite no local

Órgão se comprometeu a retomar diálogo sobre desapropriações no...

Seminário Educação 2011 marca o Ano Internacional do Afrodescendente

Evento com quase 3 mil inscritos vai até quarta-feira...

Consciência Negra programação Mato Grosso do Sul 2011

05/11 Feira da Agricultura Familiar de Furnas dos...

para lembrar

Incra reconhece território quilombola pela primeira vez no Paraná

Foto: Carolina Goetten Portaria de reconhecimento oficializará os limites da comunidade...

Museu do Futebol comemora Dia da Consciência Negra

 Programação para toda família acontece entre os dias 20...

Mostra sobre a Consciência Negra é destaque na Filmoteca Acreana

  Data é comemorada no dia 20 de novembro. Produções são...

CORUMBÁ:Semana da Consciência Negra terá seresta com Almir Guineto

Fonte: MS Notícias - A Prefeitura de Corumbá, por...
spot_imgspot_img

Educação antirracista é fundamental

A inclusão da história e da cultura afro-brasileira nos currículos das escolas públicas e privadas do país é obrigatória (Lei 10.639) há 21 anos. Uma...

Câmara aprova projeto que torna Dia da Consciência Negra feriado nacional; texto vai à sanção

Por 286 votos a favor e 121 contrários, a Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (29) um projeto de lei que declara o dia 20 de...

Profissionais negros reinventam suas carreiras na TV e avaliam a importância da discussão racial

No Dia da Consciência Negra, o gshow conversou com artistas que compartilham a jornada que é ser um profissional preto na teledramaturgia. Entre eles, atores, atrizes e...
-+=