Novembro Negro tem programação unificada na UFMG

Espetáculos culturais, rodas de conversa sobre percurso de alunos e professores e cotas raciais estão entre os destaques

Da UFMG

Presença negra na Universidade será amplamente discutida nas próximas semanas – Paulo Pinto / Fotos Públicas

Novembro é o mês da consciência negra e, a exemplo do que ocorre em diversos lugares no Brasil, vários grupos da UFMG propõem ações para discutir temas como inclusão, participação e racismo. Com o objetivo de unificar esses eventos, o coletivo Tudo Nosso, o Centro de Convivência Negra e a Unegro Mineira organizaram o Novembro Negro UFMG, que se estende até 7 de dezembro.

O 2º Festival Iranti de Cultura Negra, promovido pela Associação dos Servidores (Assufemg), está sendo realizado até 17 de novembro, com diversas atrações musicais, culturais e artísticas, feira de arte negra e oficinas. Para conhecer a programação e se inscrever nas oficinas, basta acessar o site da entidade.

Nesta terça-feira, dia 14, às 11h, a roda de conversa Apenas vivi, no auditório Bicalho, reúne discentes e docentes negros. Eles vão relatar suas trajetórias na academia e as dificuldades que enfrentaram por serem negros e negras. Às 13h, o Café Cacs sobre autodeclaração, que será realizado na sala 2080 da Fafich, vai discutir o tema das cotas raciais na universidade.

“A ideia é promover um mês de reflexão sobre o negro na universidade e discutir questões como as fraudes nas cotas”, explica Alexandre Braga, um dos organizadores do evento. Ainda nesta terça, haverá oficina de capoeira angola, às 14h, na Arena da Fafich, e os debates DESconstruções: construindo, desconstruindo e reconstruindo saberes e Quilombos urbanos: identidade, território e violência, às 17h, no auditório 2 da Faculdade de Ciências Econômicas (Face). A programação do dia será encerrada às 22h, com Batalha de MC’s e um pocket show, na arena da Fafich.

Na quinta-feira, 16, a turma de formandos do Teatro Universitário (TU) se apresenta na Fundação Nacional de Artes (Funarte), às 19h, com peça apresentada apenas por atores negros. No dia seguinte, 17, haverá o lançamento do livro Passageiros da noite: do trabalho para a EJA, do professor Miguel Arroyo, na Faculdade de Educação (FaE), às 18h30.

ato contra a censura Terreiro Pai Ogum/Unegro é a atração de domingo, 19 de novembro, às 18h, no Palácio das Artes. O evento, que pretende denunciar a censura e a cultura do ódio que tomou conta do país, será marcado pela lavagem das escadarias do Palácio das Artes.

Consciência negra

No Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, a Praça de Serviços será um dos palcos das atividades do Novembro Negro UFMG. A partir das 11h, haverá performance EnegreSer, seguida de lançamento de livros, apresentação de violão e roda de conversa sobre percursos de negros acadêmicos.

Ainda no dia 20, a performance EnegreSer e o Cortejo afro serão realizados das 18 às 18h30, no Restaurante Universitário 1. Às 18h, também ocorre a palestra O negro na sociedade brasileira, na Faculdade de Direito.

No dia 21, às 11h, o campus Saúde recebe a Concentração negra na Medicina. No dia 23, a palestra O que é ser negro? será realizada na Fafich, às 11h. E, no dia 27, haverá oficina de dança afro na Praça de Serviços, às 13h30. No último dia, 7 de dezembro, às 18h30, está marcada, na Fafich, a atividade Preta poeta e indígena

Semanalmente, a programação será atualizada na página do Facebook do eventona página da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) e no site Viver UFMG.

+ sobre o tema

Rede social para negros quer dar visibilidade a políticos e empreendedores

A Black & Black, uma rede social brasileira indicada...

Exposição na Casa França Brasil conta a história do negro no Rio

Mostra reúne 500 peças, como bronzes do Benin, máscaras...

Quilombolas entrarão na justiça por danos morais

Federação Nacional de Associações Quilombolas (FENAQ) entrará com uma...

para lembrar

spot_imgspot_img

Câmara aprova projeto que torna Dia da Consciência Negra feriado nacional; texto vai à sanção

Por 286 votos a favor e 121 contrários, a Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (29) um projeto de lei que declara o dia 20 de...

A Consciência Negra e seus múltiplos sentidos

A celebração do Dia da Consciência Negra, todos os anos em novembro, alça a temática da negritude e seus sentidos, para nos expressarmos seguindo...

Decretos de 20 de Novembro de 2023

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 84,caput, inciso XXI, da Constituição, e na qualidade de Grão-Mestre da...
-+=