Número de casos diagnosticados de câncer de mama dispara

A incidência de câncer cervical aumentou de 378 mil para 454 mil ao ano no mesmo período, segundo a pesquisa feita em 187 países

O número de casos diagnosticados de câncer de mama subiu mais de 160%, e o de casos de câncer cervical, 20%, de 1980 a 2010. Os maiores aumentos ocorreram em países em desenvolvimento, segundo estimativas globais publicadas nesta quinta-feira pela revista médica britânica “The Lancet”.

Casos identificados de câncer de mama no mundo aumentaram de 640 mil em 1980 –65% em países ricos– para 1,6 milhão em 2010 –51% em países em desenvolvimento.

A incidência de câncer cervical aumentou de 378 mil para 454 mil ao ano no mesmo período, segundo a pesquisa feita em 187 países.

O câncer de mama matou 425 mil mulheres em 2010, 68 mil delas com idades entre 15 e 49 anos em países em desenvolvimento.

As mortes causadas pelo câncer cervical diminuíram e chegaram a 200 mil no ano passado, sendo 46 mil em mulheres com idade entre 15 e 49 anos em economias menos desenvolvidas.

O aumento do número de casos registrados resulta, em parte, do melhor diagnóstico, mas também do envelhecimento da população.

A análise foi compilada pelo Institute for Health Metrics and Evaluation da Universidade de Washington, em Seattle.


O QUE É O AUTO-EXAME?

É o exame das mamas efetuado pela própria mulher. É conhecendo suas mamas que você pode verificar qualquer alteração. QUANDO FAZER?
Faça o auto-exame uma vez por mês.
A melhor época é logo após a menstrução. Para as mulheres que não menstruam mais, o auto-exame deve ser feito num mesmo dia de cada mês, como por exemplo todo dia 15. O QUE PROCURAR?
Diante do espelho: Deformações ou alterações no formato das mamas
Abaulamentos ou retraçõesFerida ao redor do mamilo
No banho ou deitada: Caroços nas mamas ou axilasSecreções pelos mamilos

COMO EXAMINAR SUAS MAMAS?
Diante do espelho:
auto-exame-mama1

Eleve e abaixe os braços.
Observe se há alguma anormalidade na pele, alterações no formato, abaulamentos ou retrações.

Durante o banho:
auto-exame-mama2
Com a pele molhada ou ensaboada, eleve o braço direito e deslize os dedos da mão esquerda suavemente sobre a mama direita estendendo até a axila.
Faça o mesmo na mama esquerda.

Deitada:
auto-exame-mama3
Coloque um travesseiro debaixo do lado esquerdo do corpo e a mão esquerda sob a cabeça. Com os dedos da mão direita, apalpe a parte interna da mama. Inverta a posição para o lado direito e apalpe da mesma forma a mama direita.

auto-exame-mama4

Com o braço esquerdo posicionado ao lado do corpo, apalpe a parte externa da mama esquerda com os dedos da mão direita. A T E N Ç Ã O:
Caso você encontre alguma das anormalidades citadas, lembre-se que é importante procurar um serviço médico: os ambulatórios, postos e centros de saúde pública podem ajudá-la. Quanto mais cedo melhor! Além disso, caso você, por qualquer motivo, procurar seu médico, peça-lhe para que examine também suas mamas. E se for solicitada uma mamografia, exiga o selo de qualidade no relatório do seu exame. Este é a garantia de um exame confiável.

Fonte: Correio do Estado

Fonte: Saúde em Movimento 

+ sobre o tema

Racismo Prejudica Combate a AIDS

Entrevista/Karen Bruck Coordenadora do Programa Integrado de Ações Afirmativas para...

‘Novo câncer’ pode ser desencadeado por implante de silicone

Um novo tipo de câncer, chamado linfoma anaplásico de...

Cerca de 100 especialistas em HIV estavam em avião da Malásia

Mortes de dezenas de destacados especialistas na área provocam...

“Mais Médicos” reforça a atenção básica na Maré

A Vila dos Pinheiros, uma das 15 comunidades que...

para lembrar

Racismo Prejudica Combate a AIDS

Entrevista/Karen Bruck Coordenadora do Programa Integrado de Ações Afirmativas para...

Troca acidental de embriões gera ‘caso dramático’ e debate jurídico na Itália

Um caso de reprodução assistida com troca acidental de...
spot_imgspot_img

Seminário promove debate sobre questões estruturais da população de rua em São Paulo, como moradia, trabalho e saúde

A Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos D. Paulo Evaristo Arns – Comissão Arns...

A indiferença e a picada do mosquito

Não é preciso ser especialista em saúde para saber que condições sanitárias inadequadas aumentam riscos de proliferação de doenças. A lista de enfermidades que se propagam...

Mulheres pretas e pardas são as mais afetadas pela dengue no Brasil

Mulheres pretas e pardas são o grupo populacional com maior registro de casos prováveis de dengue em 2024 no Brasil. Os dados são do painel de...
-+=