“Nunca Me Sonharam” mostra as realidades dos jovens do Ensino Médio no Brasil

O sonho de um futuro melhor e a desilusão de percebê-lo distante, inacessível. A educação como o caminho para a realização e mudança e um sistema escolar alienado das necessidades e interesses dos jovens. Ou, como resume um entrevistado, “muito sonho, muita ideia, pouca gente escutando pra realizar”.

Por Thais Paiva Do Educação Integral

Lançado nesta quarta-feira (24/05) na mostra Ciranda de Filmes, em São Paulo, o documentário Nunca Me Sonharam costura essas ambiguidades para traçar um sensível retrato das realidades presentes no Ensino Médio das escolas públicas brasileiras a fim de compreender porque a etapa persiste como a mais problemática da Educação Básica, marcada pela evasão e distorção idade-série.

Na mesma proporção em que mostra a adolescência como um período povoado por desejos e questionamentos, o filme dirigido por Cacau Rhoden (de Tarja Branca) e produzido pela Maria Farinha Filmes evidencia a ineficiência da sociedade e rede de ensino em respondê-los. “Dizem que os jovens são o futuro da pátria, mas o que eles estão fazendo pra melhorar nosso futuro?”, resume uma estudante.

Racismo, machismo, exclusão socioeconômica, gravidez precoce, o poder do tráfico, entre outras questões também são abordadas para compor o quadro e desmistificar a imagem do jovem resistente à escola porque desinteressado. Para tanto, dá voz a estudantes de oito estados de todas as regiões do País.

Um sonho possível

Para além dos percalços enfrentados pelos jovens e educadores, o filme aponta caminhos. Um deles é a aproximação dos conhecimentos transmitidos pela escola e, na maioria das vezes, tratados de forma abstrata, do cotidiano dos alunos.

Em uma das cenas, um professor explica aos seus alunos porque nos sentimos mais leves quando estamos imersos na água. O cenário da aula, no entanto, dispensa carteiras, lousas e paredes. A turma escuta atenciosamente suas palavras banhada pelo próprio rio da região. Enquanto aprendem sobre as noções de Física, se movimentam e brincam com a água.

Outro momento do filme conta a história de um diretor que convocou alunos desmotivados para compor, às pressas, um time de futebol e, após a primeira derrota, conseguiu fazê-los visualizar a importância da dedicação.

Foto: Reprodução/Educação Integral

Apesar de trazer como inspiração casos de professores e escola que conseguiram impactar suas comunidades com esforços individuais, o filme não transfere para esses atores a responsabilidade de mudar a educação.

Pelo contrário, convoca a sociedade como um todo para repensar como estamos tratando nossa juventude. “Como podemos ter uma escola emancipatória em uma sociedade opressora?”, provoca Macaé Evaristo, secretária de Educação de Minas Gerais, uma das especialistas entrevistadas.

Nunca Me Sonharam ficará disponível gratuitamente na plataforma Video Camp entre 01 e 07 de junho e chegará aos cinemas no dia 08 do mesmo mês em São Paulo e Rio de Janeiro.

+ sobre o tema

Carta aberta: É preciso aperfeiçoar o relatório do PNE

CARTA ABERTA DAS ENTIDADES E MOVIMENTOS EDUCACIONAIS É PRECISO APERFEIÇOAR...

44% da população brasileira não lê e 30% nunca comprou um livro, aponta pesquisa Retratos da Leitura

Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil anuncia resultados de...

Orgulho! Lorrayne Isidoro ficou em 18º lugar em Olimpíada Internacional de Neurociências

Lorrayne Isidoro enfrentou diversos obstáculos para chegar até a...

Leandro Karnal: professor que festejou ataque a estudante é “co-autor da violência”

O limite da liberdade de expressão Por Leandro Karnal Do DCM Conquistamos...

para lembrar

Educadores: militarização de colégios reflete falência do sistema educacional

Para estudantes de dez colégios públicos de Goiás, a...

A cor da intelectualidade

“A cor está para o Brasil como o gelo...

Michelle Obama visita África

Primeira Dama vai visitar Libéria e Marrocos do Voa Portugues A...
spot_imgspot_img

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro da ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação), realizado na primeira semana de...

A lei 10.639/2003 no contexto da geografia escolar e a importância do compromisso antirracista

O Brasil durante a Diáspora africana recebeu em seu território cerca de 4 milhões de pessoas africanas escravizadas (IBGE, 2000). Refletir sobre a formação...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...
-+=