O acaso entra sem bater – Por: Fernanda Pompeu

O longo poema Um Jogo de Dados, escrito pelo francês Stéphane Mallarmé, em 1897, fez barulho pelos seus versos livres e tipografia inventiva. Desse poema, herdamos uma frase enigmática e fascinante: “Um lance de dados jamais abolirá o acaso.” Ufa! Então o acaso é ainda mais imprevisto do que um jogo de azar? Recordando de alguns episódios pessoais, creio que sim.

Esta manhã despertei com saudades do meu avô Júlio. Ele era um judeu tcheco que fugindo dos nazistas caiu nos braços da minha avó em plena Central do Brasil, Rio de Janeiro, onde ela tinha uma pastelaria. Ele trabalhou como empregado até se apaixonarem. Júlio foi meu avó por acaso. Pois o vovô biológico havia morrido anos antes. De maneira que passei a infância com o vô Júlio.

Ele também foi responsável por eu ser Estação Primeira de Mangueira. Há mais de cinquenta carnavais, torço para que a Escola seja a grande campeã. Menina, passando férias na casa dos avós, eu me afeiçoei pela Gilda, lavadeira de primeira. Gostava dela. Achava ela bonita e misteriosa. Um dia, vovô Júlio me contou que Gilda era passista da Mangueira. Virei verde-e-rosa, por acaso. Se ela fosse Portela, eu teria virado azul-e-branco, também por acaso.

É quase sempre por acaso que cada um nós conhece os amantes e os amigos. Porque estudamos em tal escola e não em outra. Porque fomos trabalhar na empresa X e não na Y. Porque perdemos a hora e o ônibus em determinada manhã e aquela pessoa especial chegou no ponto, puxou conversa e, nossa, lá se vão vinte anos de vida em comum.

Também tem acaso ruim. Exemplo é a história do ciclista que pedalou meio planeta e morreu atropelado em frente da própria casa. Sendo que o motorista do caminhão que o matou, disse à polícia que nunca transitava por aquela rua. Por acaso, naquela tarde, ele mudou o itinerário. Ou a história do Yuri Gagarin, o primeiro astronauta que viu a Terra e encantou a todos com sua coragem em viajar num foguete. Pois ele morreu num pequeno avião. Diabruras do acaso.

Daí, fico pensando que não deveríamos levar tanto a sério os planejamentos, as ideias fixas, o futuro. E, num movimento tranquilo, considerar a ação do inusitado. Nós não somos apenas resultado ou soma das nossas decisões e escolhas. Também somos resultado de uma série infindável de acasos bons e ruins. Eles ora entortam a nossa régua, ora põem asas na ponta do compasso.

Fonte: Yahoo

+ sobre o tema

Presidente de Portugal diz que país tem que ‘pagar custos’ de escravidão e crimes coloniais

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na...

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz...

Foi a mobilização intensa da sociedade que manteve Brazão na prisão

Poucos episódios escancararam tanto a política fluminense quanto a...

para lembrar

STF determina manutenção da “lista suja” do trabalho escravo

Por maioria, o STF (Supremo Tribunal Federal) determinou, nesta...

Incentivados pelas mães, adolescentes abraçam o ativismo

Em 2015, depois de ser intimidada por um homem...

Notas de Rodapé – Isto daria naquilo

Se meus pais não tivessem mudado do Rio...

Suicídio assistido da indústria brasileira

Novos dados revelam: mesmo setores em que fomos excelentes...

MG lidera novamente a ‘lista suja’ do trabalho análogo à escravidão

Minas Gerais lidera o ranking de empregadores inseridos na “Lista Suja” do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A relação, atualizada na última sexta-feira...

Conselho de direitos humanos aciona ONU por aumento de movimentos neonazistas no Brasil

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, acionou a ONU (Organização das Nações Unidas) para fazer um alerta...

Brizola e os avanços que o Brasil jogou fora

A efeméride das seis décadas do golpe que impôs a ditadura militar ao Brasil, em 1964, atesta o apagamento histórico de vários personagens essenciais...
-+=