O bem-intencionado

O cara é bem-intecionado. Quando acerta é porque só quer fazer o melhor. O seu melhor. Se erra, não é por mal. É por muita vontade de acertar.

por Mauro Cezar Pereira, do ESPN

Esse cidadão bem-intencionado é colocado numa função para a qual não tem preparo. A ele falta experiência, cultura, habilidade no trato com o ser humano.

Mas é bem-intecionado. Então, vamos lá, torçamos por ele, esperemos que consiga se superar, como se superou em outros momentos em sua dura trajetória.

Além de bem-intencionado, é lutador. Já foi massacrado publica e injustamente. Levou fama sem culpa e virou sinônimo de um fracasso que era muito mais dos outros.

Logo perceberam que ele era bem-intencionado já naqueles tempos, e deu a volta por cima. Inegável que se tornou um vencedor. Foi além do que parecia possível.

Bacana quando se vê uma história assim. Mas o fato de ser bem-intencionado e ter seus momentos de superação e glória não habilitam ninguém a tudo.

Leia Também: Dunga se vê como ‘afrodescendente’: ‘Tanto que apanhei e gosto de apanhar’

Certas posições exigem mais do que boa intenção. É preciso conhecimento, não só daquilo que é o objeto do trabalho, mas no geral. Uma visão mais ampla.

Mas e quando o sujeito bem-intencionado, aparentemente sem querer, sem má intenção, claro, atinge pessoas com uma frase infeliz? O que fazer?

Se não colocassem o bem-intencionado ali por ser bem-intencionado, isso não aconteceria. Não haveria diálogo público, não saberíamos o que de fato acha.

Talvez, sozinho em seu canto, o bem-intencionado até pensasse exatamente o que diz para quem quiser ouvir, ou não. Mas ficaria ali, apenas para ele.

Nem mesmo os que admiram o bem-intencionado e sua história de luta deveriam ser obrigados a compartilhar certas reflexões(?). Constrangedor.

Leia Também: Diretor da Educafro elogia Dunga por reconhecer que negros são alvo de violência e são perseguidos no Brasil

Como é constrangedora a defesa incondicional a ele, o bem-intencionado. Inclusive do séquito de vassalos que só querem bajulá-lo por causa da função que hoje ocupa.

Sorte do bem-intencionado que nem mesmo o maior dos aduladores parece capaz de seduzí-lo. É que além de bem-intecionado, ele é desconfiado. E nisso faz bem.

O inferno está cheio de boas intenção, sabe-se. Mas não se pode tolerar alguém posar de vítima usando como paralelo o martírio de um povo. Mesmo com boas intenções.

+ sobre o tema

Que escriba sou eu?

Tenho uma amiga que afirma que a gente só prova...

Em carta a Dilma, MPL lembra de índios e pede diálogo com movimentos sociais

Convidado para reunião com a presidenta, Passe Livre pediu...

Movimento negro cobra auxílio emergencial de R$ 600 e vacina para todos pelo SUS

Nesta quinta feira (18), a Coalizão Negra por Direitos,...

para lembrar

A Ausência de Técnicos Negros no Futebol

A afirmação absurda do senhor Carlos Caetano Bledon Verri,...

Dunga X Maria Júlia Coutinho

Pena! Lástima! Deixar a reprise da vitória de Dustin...

Racismo em Monteiro Lobato – Frei David Raimundo dos Santos

O Frei David Raimundo dos Santos, da organização não...

Hoje na História há 100 era lançado o Samba “Pelo Telefone” composta por Dunga

O primeiro samba da história da música, Pelo Telefone, comemora...

Partido das Favelas ganha mais força

Estatuto é publicado no Diário Oficial da União. Criação da sigla precisa de pelo menos 480 mil assinaturas Fonte: O Dia por Caio Barbosa Rio - O partido...

Hoje na História há 100 era lançado o Samba “Pelo Telefone” composta por Dunga

O primeiro samba da história da música, Pelo Telefone, comemora cem anos de vida neste domingo (27). Composta por Donga (1890-1974) e Mauro de Almeida (1882-1956), compositores pioneiros e símbolos...

Dunga X Maria Júlia Coutinho

Pena! Lástima! Deixar a reprise da vitória de Dustin Brown sobre Rafael Nadal para, em outro canal da Net , obrigar-me a ler as...
-+=